FIA Motorsport in a Box tem primeira ativação oficial no Brasil durante a Copa Brasil de Manobras Radicais
Ação foi realizada em São Roque e integrou a programação da primeira edição do evento nacionalA Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) realizou, em 15 de novembro de 2025, a primeira ativação oficial do programa FIA Motorsport in a Box no Brasil. A iniciativa ocorreu em São Roque, no interior de São Paulo, durante a programação da 1ª Copa Brasil de Manobras Radicais.
O FIA Motorsport in a Box é um projeto da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) voltado ao incentivo ao automobilismo de base, com foco em ações educativas e no desenvolvimento de atividades organizadas em diferentes níveis do esporte. O programa foi apresentado oficialmente durante a Conferência da FIA 2023, realizada em Córdoba, na Espanha.
O kit do FIA Motorsport in a Box foi entregue pelo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, ao presidente da CBA, Giovanni Guerra, que delegou à Comissão Nacional de Arrancada, Drift, Track Day, Recordes e Testes, o Pascoal, a realização da primeira ativação no país.
“O FIA Motorsport in a Box é uma iniciativa voltada para o fortalecimento do automobilismo de base. Ter esse projeto sendo colocado em prática no Brasil reforça nosso compromisso em ampliar o acesso ao esporte e desenvolver novas ações em diferentes regiões do país”, ressaltou Giovanni Guerra.
“Receber a missão de realizar a primeira ativação do FIA Motorsport in a Box no Brasil foi uma grande responsabilidade. Trabalhamos para aplicar o conceito do projeto dentro das diretrizes da FIA, com organização, segurança e participação dos envolvidos”, declarou Fábio Félix do Prado, o Pascoal.
A execução contou com o apoio da equipe de comissários da CBA e de voluntários que atuaram na organização e produção do evento.
Categoria Inclusão
A programação incluiu a Categoria Inclusão, realizada em circuito montado na pista de kart da DreamCar São Roque. A atividade contou com a participação de três pilotos cadeirantes, que competiram com veículos adaptados para suas necessidades.
Resultado – Categoria Inclusão
1º – Nº 16 – Felipe – 1min21s66
2º – Nº 10 – Afro – 1min29s87
3º – Nº 7 – Leandro – 1min33s47
Drift Junior
Na pista externa do complexo, foi realizada a atividade Drift Junior, voltada a crianças com idades entre seis e 13 anos. Ao todo, 14 participantes integraram a ação, com apoio das equipes DK Drift e GRT Racing Tech.
Resultado – Drift Junior
1º – Erick Henrique, 8 anos – 26s63
2º – Bernardo Ribeiro, 10 anos – 28s00
3º – Dudu Fonseca, 10 anos – 30s22
“Ações como essa permitem aproximar novos públicos do automobilismo, sempre respeitando as normas de segurança e os princípios estabelecidos pela FIA”, acrescentou Pascoal.
A realização da primeira ativação do FIA Motorsport in a Box no Brasil integra o conjunto de ações da CBA voltadas ao desenvolvimento do automobilismo de base, em alinhamento com os programas internacionais da FIA.
---
Comunicação CBA
Fran Oliveira (Institucional)
imprensa@cba.org.br
(11) 99210-8191
Fernanda Gonçalves (Comissão Nacional de Kart)
fernanda@fgcom.com.br
(11) 98245-4511
Américo Teixeira Junior (Comunicação)
(11) 98347-1400 / (19) 99749-8111
comunicacao@cba.org.br
Autor: Assessoria de Imprensa

