Notícias

09 Dezembro 2019

A magia da Arrancada

Segundo Festival de Arrancada do Velopark ocorreu entre os dias 5 e 8 de dezembro.

Inaugurado em 2008, o Velopark foi idealizado por Jhonny Bonilla seguindo a cultura esportiva norte-americana de construção de praças de esportes e sob dois signos: o kartismo e a Prova de Arrancada, especialmente linkada aos estranhos, desengonçados e fascinantes dragsters.

No Brasil, a competição era chamada de Quilômetro de Arrancada, devido ao tamanho do percurso e por ter nascido de pegas de rua ilegais.

Foto: Divulgação

Com mais de mais de 50 mil pessoas em quatro dias de competições, o autódromo de Nova Santa Rita (RS) promoveu entre os dias 5 e 8 de dezembro o Segundo Festival de Arrancada do Velopark, com a chancela da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e a presença de 257 veículos, incluindo os dos Desafios - carros de rua preparados especialmente para a prova - e de motos igualmente “envenenadas”. A galera da arquibancada é composta basicamente por aficionados por esse tipo de disputa, pelo pessoal de oficinas mecânicas, por amantes da customização e por muitas famílias. A maioria vibra mais com o visual dos veículos do que com quem cruza a linha de chegada à frente. 

Em termos de espetáculo os dragsters, trazidos por Bonilla dos EUA, despertam as maiores atenções de todos e dão um show à parte. Quem pretende acelerar em um lugar apropriado, profissional e cercado do melhor aparato de segurança pode vir e colocar seu carro na pista. Porém, para não fazer feio, tem de preparar a máquina caso contrário, a vaia vem forte. Ninguém gosta de ver um carro se arrastando. A prova dos “amadores” é em um percurso reduzido, de 200 metros.

Em quatro dias de competições e de muita festa, todos saíram ganhando, especialmente o público.

Resultados:

DTB – Dianteira Turbo B, com 20 inscritos (200 metros):

1)            Adriano Scariot, Gol, com tempo de 9s780

2)            Luciano Scariot, Gol, 9s880

DTC - Dianteira Turbo C, com 22 inscritos (200 metros):

1)            Fernando Defendi, Gol, 10s612

2)            Adriano Padro, Celta, 10s704

ST – Standart, com oito inscritos (200 metros):

1)            Clóvis Waechter, Gol, 11s533

2)            Fabio Augusto, Gol, 11s580

STT - Street Tração Traseira, com 12 inscritos:

1)            Rodrigo Possoli, Opala, 10s661

2)            Vilson Ferreira, Opala, 10s672

TT-A – Traseira Turbo A, com 12 inscritos:

1)            Israel Fontanella da Silva, Opala, 7s611

2)            Gabriel Miralha Camargo, Opala, 7s614

TT-B – Traseira Turbo B, com 14 inscritos (200 metros):

1)            Leonardo do Valle Couto, Chevette, 8s456

2)            Claudio Malvar, Chevette, 8s360

TST – Traseira Street Turbo, com 9 inscritos (200 metros):

1)            Giovanni Chemin, Chevette, 9s285

2)            Cezar Ferreira, Chevette, 9s291

DTA-L – Dianteira Turbo A Light, com 21 inscritos (200 metros):

1)            Aldo Hiroshi, Gol, 8s891

2)            Mauro Schneider Netto, 8s891

TS – Traseira Super, com três inscritos:

1)            Diego Busato, Camaro, 7s228

2)            Gustavo Castanon, Maverick, 7s531

DTA – Dianteira Turbo A, com 20 inscritos (200 metros):

1)            Marcos Antônio Pasqualini, Kadett, 8s780

2)            Eduardo Andretta, Gol, 8s788

DS – Dianteira Super, com seis inscritos (200 metros):

1)            Malton Farias, Gol, 8s420

2)            Wilber Valente, Ka, 9s178

FLD – Força Livre Dianteira, com sete inscritos (200 metros):

1)            Fernando Guillin, Gol, 7s674

2)            Ricardo Righi, Gol, 7s853

FLT – Força Livre Traseira, com três inscritos:

1)            Márcio Freitas, Chevette, 11s937

2)            Ricardo Moreira, Chevette, 21s972

XTM – Extreme, com sete inscritos:

1)            Jader Krolow, Camaro, 6s692

2)            Ariel Schallenberger, Cobalt, 7s506

PM – Pro Mod, com cinco inscritos:

1)            Roderjan Busato, Camaro, 6s081

2)            Lucas Gonzales, BMW, 7s332

DL – Drag Light, com quatro inscritos:

1)            Maurício Debarba, Dragster, 7s401

2)            Josemar Humdema, Dragster, 8s596

DJG- Drag Jr. Geral, com 15 inscritos (200 metros):

1)            Pedro Lucas de Souza, Dragster Jr., 7s701

2)            Christopher Rodrifues, Dragster Jr., 7s761

Desafio Racing Dianteira, com 14 inscritos (200 metros):

1)            Adriano Albuquerque, Gol G4, 5s777

2)            Yuri Farias, 6s367

Desafio Street Dianteira, com 11 inscritos (200 metros):

1)            Alexandre Ortolan, Gol, 7s093

Desafio Racing Traseira, com 15 inscritos (200 metros):

1)            João Pletsch, Maverick, 5s943

2)            Lucas dos Santos, Opala, 6s072

Desafio Street Traseira, com 11 inscritos (200 metros):

1)            Tiago Cipriani, Chevette, 6s519

2)            Isan Valer, Chevette, 6s817

Fonte: Assessoria de imprensa / Autor: Assessoria de Imprensa