Notícias

25 Fevereiro 2025

Presidente da Comissão de Circuitos da CBA verifica obras do autódromo de Chapecó (SC)

Autódromo segue os padrões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA)

“Está em bom ritmo e o traçado de acordo e com dois ajustes na pista será possível soltar a base”. Essa foi a avaliação feita pelo presidente da Comissão Nacional de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), engenheiro Luis Ernesto Morales, após visita técnica às obras do Autódromo Internacional de Chapecó, em Santa Catarina, nesta segunda-feira, 24 de fevereiro.

Foto: Divulgação

Acompanharam a vistoria dirigentes do Automóvel Clube Chapecó, juntamente com seu presidente Valdir Moratelli e os integrantes da comissão de obras. Também participaram o diretor de Obras Públicas da prefeitura de Chapecó, Rafael Morandi, o diretor da Construtora Oliveira, engenheiro Alcyone de Oliveira, engenheiros e outros técnicos da empresa.

As adequações indicadas pelo representante da CBA se referem ao aumento da inclinação em uma curva e à correção da curvatura; e outra, em decorrência do fator segurança. Também foi definido que, após os trabalhos de preparo final do solo, haverá a construção das áreas de escape em paralelo com as obras da pista propriamente.

Na avaliação do presidente da Comissão Nacional de Circuitos, “a obra está no caminho certo e Chapecó segue com cuidado, com calma e empenho”. Luis Ernesto Morales afirmou ser preciso seguir critérios, daí se pode perder tempo nesta fase, mas o prazo de validade será longo. Acrescentou que a CBA segue o que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) recomenda, “e que é o certo”, e quem correr no autódromo de Chapecó estará no melhor nível de segurança. 

Valdir Moratelli, presidente do clube, destacou o papel da prefeitura, que realiza conjuntamente a construção do autódromo, com o apoio também do governo do Estado, e disse que “tudo é feito para sair dentro de todas as qualificações técnicas para não haver a necessidade de correções no futuro”.

Ele enfatizou que “a obra é feita a várias mãos, pois a responsabilidade é muito grande, inclusive com respeito a quem investe, a quem irá usufruir, como pilotos e público, à comunidade, que espera há mais de 40 anos, e com uma diretoria que há 11 anos trabalha com esse propósito”. Também especificou o “apoio muito grande do prefeito João Rodrigues e as avaliações do presidente da Comissão Nacional de Circuitos, que validam o que foi feito até aqui, pois cada um cumpre com sua responsabilidade”.

A situação das Obras

Conforme o diretor da Construtora Oliveira, está em fase final a parte de drenagem, ocorre a regularização do subleito – que compreende a compactação da camada final para ajustes da pista –, e será realizada a parte de drenos profundos nas laterais, para escoamento da água das chuvas.

Alcyone de Oliveira indicou que na próxima semana deverá ser iniciada a colocação de macadame seco, ou “rachão”, e em seguida brita e a base de brita graduada. Em termos de prazo, o empresário explicou que a fase em andamento deve ser concluída entre 90 e 120 dias, para então ser iniciado o asfaltamento, fase essa com estimativa de execução em outros 30 dias úteis de trabalho.

Owl Image

---

Comunicação CBA e Extra Comunica

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

(11) 98347-1400 / (19) 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

 

Autor: Assessoria de Imprensa