Campeonato NacionalAutocross Endurance Cup

Notícias

03 Agosto 2018

Campeonato Brasileiro UPL de Velocidade na Terra vai levantar poeira no Oeste da Bahia

Competição acontece em Luís Eduardo Magalhães nos dias 3, 4 e 5 de agosto e receberá as categorias Autocross e Kartcross

Que o Brasil tem uma grande vocação para o agronegócio não é segredo para ninguém, mas o que talvez nem tantos saibam é que na terra também tem espaço para os apaixonados por carros de corrida e velocidade. Em sua segunda etapa o Campeonato Brasileiro UPL de Velocidade na Terra chega à cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do estado da Bahia entre os dias 3 e 5 de agosto e vai reunir pilotos de duas tradicionais categorias: Kartcross e Autocross, que é considerada a ‘Fórmula 1 da terra’.


Os pilotos começam a acelerar as máquinas na sexta-feira, dia 3 de agosto, com os treinos livres. No sábado, dia 4, acontecem as tomadas de tempo e as primeiras baterias para as duas categorias. No domingo (5), mais algumas baterias fecham a etapa do certame nacional. Os pilotos vão acelerar pelo circuito do Autódromo Júnior Poletto, que conta com uma extensão de 1.900m para o Autocross e um traçado alternativo de 1.750m para o Kartcross. A largura de pista varia entre 10 e 12m ao longo do circuito. A corrida é disputada no sentido anti-horário e tem cinco curvas, sendo quatro para a esquerda e uma para a direita.


“O campeonato brasileiro está muito disputado. A estrutura em Luís Eduardo Magalhães é uma das melhores do país e tem tudo para ser uma grande etapa para todos que vão participar, seja piloto, espectador ou apoiadores e patrocinadores”, disse Gian Pasquali, presidente da Comissão Nacional de Velocidade na Terra da Confederação Brasileira de Automobilismo, a CBA.


Para o presidente do Clube de Pilotos do Oeste Baiano, Ricardo Mariotti, o autódromo deve quebrar o recorde de público da pista. “Nossa expectativa é de que 20 a 30 mil pessoas passem pelo autódromo Júnior Poletto durante os três dias de evento. Vai ser uma grande festa”, disse o presidente.
No Autocross, o piloto a ser batido é Ires Ricardo Basso, que fez a pole position e garantiu duas vitórias e um quarto lugar na primeira etapa, em Joaçaba (SC), e lidera o campeonato com 60 pontos. Quem segue o líder com apenas sete pontos de diferença é Celso Meneghel Silveira Mello (atual campeão brasileiro), com 53 pontos. Fechando o top 3 da categoria está Vanderlei Reck Júnior, com 51 pontos.


Abrindo a temporada nesta etapa, o Kartcross é uma importante categoria de formação de pilotos. É nela que os pilotos começam a acelerar na modalidade e aprender os segredos de guiar em uma pista dinâmica, que muda a cada volta.


O Campeonato Brasileiro UPL de Velocidade na Terra começou no mês de abril com a etapa de Joaçaba, em Santa Catarina, com a disputa das categorias Autocross e Marcas. O campeonato ainda passará pelas cidades de Campo Grande (MS), Cordeirópolis (SP) e Cuiabá (MT), passando assim por quatro das cinco regiões do país e também por importantes polos do agronegócio brasileiro.


O live timing das provas e o resultado por ser acessado pelo site www.cronospeed.com.br. Os usuários do sistema Android podem baixar o aplicativo na Play Store (CRONOSPEED Cronometragem) e os usuários iOS podem acessar diretamente pelo site.
Veja a programação da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro UPL de Velocidade na Terra, em Luís Eduardo Magalhães (BA):


Sexta-feira, dia 3

13h00 – 1º treino livre – Autocross
13h45 – 1º treino livre – Kartcross
14h25 – 2º treino livre – Autocross
15h10 – 2º treino livre – Kartcross
15h50 – 3º treino livre – Autocross
16h35 – 3º treino livre – Kartcross


Sábado, dia 4

8h00 – 4º treino livre – Kartcross
8h40 – 4º treino livre – Autocross
9h00 – Briefing Pilotos BRVT
10h30 – Classificatório 1 – Q1 – Autocross
11h00 – Classificatório 1 – Q2 SUPER POLE – Autocross
11h25 – Classificatório 1 – Kartcross
13h30 – 1ª Bateria – Autocross
14h35 – 1ª Bateria – Kartcross
16h05 – 2ª Bateria – Autocross


Domingo, dia 5

8h50 – 2ª bateria – Kartcross
10h30 – Warm up + Classificatório 2 – Kartcross
11h15 – Warm up + Classificatório 2 – Autocross
13h00 – 3ª bateria – Kartcross
14h35 – 3ª bateria – Autocross
16h05 – Premiação


Fonte: Eduardo Antonialli
Foto: Victor Lara
 

Autor: Assessoria de Imprensa