Campeonato NacionalTurismo Nacional

Notícias

07 Dezembro 2020

Estreia do Turismo Nacional em Tarumã foi um sucesso

.

Após duas temporadas visitando os pampas em Guaporé, finalmente, chegou a vez de Tarumã receber carros, equipes e pilotos do TNBR. Por ser um templo sagrado do automobilismo brasileiro, existia muita expectativa por parte de todos de como seriam as corridas no velocíssimo traçado.

Foto: Cleocinei Zonta

 

E podemos dizer que as expectativas foram superadas. No ano em que completa 50 anos, o autódromo de Tarumã e quem acompanhou as corridas pela internet, visto que ainda não podemos receber público em nossos autódromos Brasil a fora, foram presenteados com um espetáculo de alto nível.

 

Foram 12 corridas ao todo, 6 para a Classe Super dos pilotos mais experientes e 6 para as Classes “A” e “B” e o destaque fica por conta dos pilotos da casa como Fabiano Cardoso, Claitao Salcedo e que se aproveitaram do maior conhecimento de pista para se sobressaírem contra os adversários.

 

Fabiano Cardoso, que disputa o campeonato em dupla com Thiago Tambasco, anotou a pole e venceu três corridas, resultado que os colocam em boas condições na briga pelo título contra Juninho Berlanda e Rafael Lopes que venceu uma das corridas em Tarumã. Lamartine Pinotti e Wanderson foram os demais vencedores da Super. No campeonato, Juninho Berlanda é o líder com 304 pontos, à frente de Fabiano e Thiago com 288 e Rafa Lopes com 284.

 

Claitão Salcedo, recuperado da COVID-19 que o tirou da etapa de Cascavel, chegou inspirado em Tarumã cravando a pole position da categoria “A”e vencendo duas corridas. Enquanto o líder do campeonato, Richard Heidrich, enfrentava dificuldades com o acerto do carro no sábado, Guto Rotta e Carlos Machado venceram na tentativa de diminuir a vantagem de Richard na classificação. Mas no domingo a situação se inverteu e Richard ainda consegui vencer a corrida 6. Cleiton Campos venceu uma das corridas, a primeira dele na TN. Richard está em primeiro com 412 pontos, a frente de Guto Rotta e Alex Cé com 280 e Marcelo Beux com 269.

 

Na categoria B, o duelo catarinense entre Josias Esmério e Alexandre Bastos teve mais um “round” na pista gaúcha. Bastos levou a melhor nos treinos por ter um carro mais rápido que Josias e garantiu a pole na categoria. Nas corridas ambos estavam com duas vitórias, quando um acidente na corrida 5 tirou Bastos da disputa. A vitória caiu no colo de Dorivaldo Gondra Jr, a primeira dele na TN. Josias ainda venceu a corrida 6 e ampliou sua vantagem no campeonato para a decisão. Josias lidera com 386 pontos e Bastos é o segundo com 312. Luiz Guilherme de Paula corre por fora 288.

 

A categoria Sênior tem um novo líder, o cearense Beto Pontes teve um bom fim de semana  de corridas e abriu 20 pontos de vantagem sobre Algacir Sermann, são 232 contra 212 pontos.

 

A decisão do campeonato acontece no final de janeiro, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro no Autódromo Internacional Ayrton Senna de Londrina/PR. Uma pista que integra o calendário do TN desde a primeira temporada em 2017 e é conhecida dos pilotos. Esperamos que até lá possamos receber o público de volta no autódromo.

 

Fonte: Assessoria de imprensa / Autor: Assessoria de Imprensa