Campeonato NacionalEndurance

Notícias

08 Outubro 2020

Império Endurance Brasil chega ao Velopark com disputa acirrada nas principais categorias

Corrida deste final de semana no circuito mais curto da temporada ganha clima de decisão

O Império Endurance Brasil chega a Porto Alegre neste final de semana para a disputa da sua terceira etapa da temporada com o campeonato embolado em praticamente todas as categorias. É justamente este enorme equilíbrio de forças que promete deixar a disputa das 4 horas do Velopark ainda mais emocionante.

Foto: (Bruno Terena/MS2)

Uma das disputas mais acirradas está na categorias GT3, onde Xandinho Negrão - que dividiu a pilotagem do seu Mercedes AMG GT3 com André Negrão na primeira etapa e com Ricardo Zonta na segunda - lidera com os mesmos 190 pontos da dupla da Porsche Marcel Visconde e Ricardo Maurício.

“Acredito bastante no potencial do Porsche no Velopark. A pista é mais curta, tem curvas de baixa, muita tração, e o Porsche costuma ter um melhor desempenho em relação a Mercedes neste tipo de traçado. Além disso, temos um carro com desgaste de pneus muito menor em relação ao nosso principal concorrentes e essa também deve ser uma das nossas armas nesta etapa”, contou Ricardo Maurício.

“A disputa este ano promete ser muito equilibrada, com a Mercedes e a Porsche medindo forças etapa a etapa na briga pelo título. No Velopark, estarei ao lado do Ricardo Baptista, que é um piloto experiente, já competiu com a Mercedes na Europa, e acredito que formarmos uma dupla muito competitiva e com totais condições de buscar uma nova vitória, que seria muito importante para o campeonato”, avaliou Xandinho.

Também tem empate na categoria GT4. Alexandre Auer e Guilherme Salas somam até o momento os mesmos 190 pontos dos estreantes Léo Sanchez e Átila Abreu. As duas duplas competem a bordo de de uma Mercedes AMG.

“Estamos muito animados com a chegada desta etapa. Estamos em uma crescente no campeonato, vindos de uma vitória emocionante em Curitiba, e a disputa com o Auer e o Salas está realmente muito acirrada”, disse Átila Abreu, que sabe que a prova de quatro horas no Velopark não será nada fácil. “O Velopark é uma pista muito travada, com poucos pontos de ultrapassagem, e muitos carros de velocidades diferentes na mesma corrida. Ter paciência e não se atrapalhar na negociação de posição com os adversários será essencial. A prova vai se transformar em verdadeiro jogo de xadrez”, completou.

“Estamos chegando na metade do campeonato e vencer será importante para que não deixemos nossos adversários abrirem vantagem. Pelo contrário. Nosso objetivo é fechar a primeira parte da competição na frente”, disse Auer, que venceu a etapa de abertura em Interlagos, mas viu a vitória escapar no finalzinho da disputa em Curitiba. “Sabemos onde erramos e sabemos o que precisamos fazer para melhorar. Esperamos colocar tudo em prática neste sábado para sair do Sul com um bom resultado. De preferência, a vitória”, disse.

Os empates seguem em 190 pontos também na GT4 Light, onde Ricardo Mendes, Tom Filho e Marçal Muller e sua Ferrari 458 tem a mesma pontuação da dupla do Aston Martin Sérgio Ribas e Guilherme Ribas.

Já na categoria P1, a mais potente do Império Endurance Brasil, Tiel Andrade, Julio Martini e Nelsinho Piquet encara a disputa em casa como uma oportunidade para se recuperarem no campeonato. 

Depois de vencer a etapa de abertura do campeonato em Interlagos, o trio viu Pedro Queirolo e David Muffato, mais regulares, tomarem a ponta da tabela após a etapa de Curitiba. Passadas as duas primeiras rodadas, os pilotos da MC Tubarão somam 160 pontos. São 30 a menos do que a dupla Queirolo e Muffato. Ambos competem a bordo de um protótipo AJR.

“Os problemas que tivemos na última corrida acabaram prejudicando nossa pontuação e precisamos buscar uma nova vitória para embolar o campeonato e não deixar nossos adversários abrirem distância. Temos um carro muito rápido, um time forte, e nosso objetivo é conquistar o título desta temporada”, afirmou Nelsinho Piquet.

“A regularidade é muito importante neste campeonato e temos que manter isso no Velopark para segurar a liderança e nos mantermos sempre na ponta. Temos uma dupla homogênea, nosso carro está muito competitivo e isso será essencial na busca pelo título”, disse Muffato.

As atividades de pista no circuito do Velopark, palco da terceira etapa do Império Endurance Brasil, começam na quinta-feira, com treinos que vão das 13h às 18h. Na sexta, além dos treinos livres, acontece a tomada classificatória. A definição do grid é dividia por categorias e terá início às 15h30, com término previsto para as 17h25.

No domingo, os carros voltam à pista para a disputa das Quatro Horas do Velopark. A prova que terá o maior número de voltas da temporada tem início marcado para as 11h30 e será transmitida na íntegra pelo canal do Império Endurance Brasil no Youtube e também pelo Sportv.

Fonte: Assessoria de imprensa / Autor: Assessoria de Imprensa