59º Campeonato Brasileiro de Kart: Com quase 300 inscrições, Grupo 1 tem início das disputas no Speed Park
Serão nove títulos em jogo nas categorias 4 Tempos, com as Finais no sábado a partir das 11h30Com 289 inscrições, o kartódromo Speed Park, em Birigui, no interior de São Paulo, recebe esta semana as disputas do Grupo 1 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart.
Organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o campeonato é o mais importante do kartismo nacional e ainda terá este ano as disputas do Grupo 2 (Londrina/PR), em novembro, e Grupo 3 (Paulínia/SP), em dezembro.
Em Birigui, estarão em jogo nove títulos das categorias 4 Tempos: Mirim, Cadete, F4 Junior, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 SS, F4 SSM, F4 Sênior 60+ e Super F4. Das nove categorias, quatro contam com 40 ou mais inscritos e tiveram suas baterias classificatórias divididas em grupos, já que pelo regulamento é permitido no máximo 36 karts na pista em cada bateria. Com 58 karts, a F4 Graduado será a categoria com mais pilotos no grid. A Cadete vem logo em seguida, com 50 kartistas.
A programação teve início nesta segunda-feira, dia 7, com a parte administrativa e segue até sábado (12), quando acontecerão as Finais, a partir das 11h30. Nesta terça-feira (8), já tem kart na pista para os primeiros treinos livres.
Dentre os inscritos na disputa do Grupo 1 (veja a lista completa abaixo), estão dois dos maiores campeões do Brasileiro de Kart. O carioca Olin Galli, o maior vencedor da competição, com 12 títulos, estará na Super F4. Renato Russo, dez vezes campeão brasileiro, estará na F4 Super Sênior.
Outro destaque no evento será o gaúcho Heitor Farias, que conquistou recentemente o terceiro lugar na Copa do Mundo de Kart OK N, na Inglaterra. Ele também estará na Super F4.
Além disso, dos quase 300 inscritos, sete são mulheres, três delas selecionadas durante o FIA Girls on Track Brasil Seletiva de Kart 2024, realizado em junho pela Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da CBA.
Américo Teixeira Junior
11 98347-1400
[email protected]
Autor: Diretoria CBA

