Campeonato NacionalBrasileiro De Kart

Notícias

06 Fevereiro 2024

Campeão Brasileiro na Júnior Menor, Raphael Gebara é anunciado pela CBA como o representante do Brasil no Troféu Academy da FIA de 2024

Piloto disputará sua primeira competição na Europa. Etapas acontecerão na França, Eslováquia e Suécia

O piloto Raphael Gebara, que conquistou em 2023 o título de Campeão Brasileiro na categoria Júnior Menor, será o representante brasileiro no Troféu Academy da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) na edição de 2024.

Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors

Como nos anos anteriores, o piloto - que está com 11 anos e é natural de Campos dos Goytacazes/RJ - foi selecionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) por seu resultado no Brasileiro de Kart, além de seguir os critérios estabelecidos pela FIA para a competição.

Na disputa do Grupo 2, da principal competição do kartismo nacional, realizada em novembro passado no kartódromo RCB Racing, em Vespasiano/MG, Gebara foi soberano na Júnior Menor. O piloto fez a pole position, venceu as duas baterias classificatórias, a Pré Final e a Final.

“Estou muito feliz e honrado com o convite da CBA para representar o Brasil no Troféu Academy. Será um grande desafio para mim, porque será minha primeira corrida na Europa, mas estou muito motivado e tenho certeza de que será uma experiência muito importante para a minha carreira”, declarou Gebara, que apesar da pouca idade já tem um currículo repleto de títulos e vitórias.

O piloto é bicampeão Brasileiro de Kart (2023 Júnior Menor e 2020 Mirim), já faturou o Sul-Brasileiro (2020), foi campeão Capixaba 2019, campeão da Copa São Paulo Light 2020, do Open do Brasileiro de 2021, das 50 Milhas KGV de 2022 e campeão Mineiro em 2023.

“Vejo com satisfação e confiança a participação do Rafael no Troféu Academy da FIA. Certamente será um grande desafio e uma imensa oportunidade de crescimento. Estamos aqui na torcida e confiantes em seu desempenho para representar da melhor maneira possível a CBA e o Brasil nesta competição tão importante para os jovens kartistas de todo o mundo”, destacou Giovanni Guerra, presidente da CBA.

O Troféu Academy deste ano terá início em abril, com a etapa deVal D’Argenton, na França. As demais disputas acontecerão em junho na Eslováquia e agosto na Suécia (veja o calendário completo abaixo).

Criada em 2010, a competição tem como objetivo revelar novos talentos, reunindo cerca de 50 pilotos do mundo todo, com idades entre 12 e 14 anos (completados em 2023) e indicados pelas entidades do automobilismo de cada país. Para garantir a igualdade na disputa, todos os equipamentos (chassis, motores e pneus) são idênticos, abrindo espaço para o talento dos pilotos aparecer na pista.

Estrelas da Fórmula 1 atual, como Charles Leclerc, George Russell e Esteban Ocon, já passaram pela competição.

Troféu Academy FIA 2024:
26 a 28 de abril – Val D’Argenton (França)
21 a 23 de junho – Slovak Karting Center (Eslováquia)
2 a 4 de agosto – Kristianstad (Suécia)

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
11 98347-1400 / 19 99749-8111
comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa