Campeonato NacionalBrasileiro De Kart

Notícias

18 Novembro 2023

Brasileiro de Kart encerra 58ª edição com grandes disputas, quatro bicampeões e nove novos campeões em Vespasiano

Confira os vencedores do Grupo 2, que contou com a presença ilustre de Helio Castroneves

Encerrada a 58ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, maior competição da modalidade no país e organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Neste sábado (18), sob um sol de quase 40º C, o kartódromo RBC Racing, em Vespasiano/MG, recebeu mais de 200 pilotos e coroou 13 campeões.

Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors

Com belas disputas, que levantaram a torcida presente no evento, a competição teve início com a garotada da Mini 2T e a briga foi boa. A vitória ficou com o paranaense Rafael Busato, de 10 anos, que havia largado em quarto e conquistou seu primeiro título no Brasileiro. Felipe Sanches ficou com o vice e Artur Maranhão foi o terceiro colocado.

Na Super Sênior, o paranaense Carlos Saderi chegou ao segundo título Brasileiro, com uma diferença de pouco mais de um mês entre um e outro. Em outubro, ele garantiu o título da F4 Super Sênior no Rio Grande do Sul, na disputa do Grupo 1.

A Sênior 60+ também coroou mais um bicampeão, com a vitória de um piloto da casa: o mineiro Luiz Pinheiro.

Na Shifter, uma grande vitória de Pedro Piquet. Após sofrer uma quebra na Pré Final e largar do final do grid da Graduados, ele foi para cima, assumiu a ponta antes da metade da prova e conquistou seu primeiro título no Brasileiro de Kart. O filho do tricampeão de F1 Nelson Piquet dividiu o pódio com Leonardo Reis e Mateus Callejas.

Na Shifter Sênior, vitória de Bruno Grigatti, que chegou ao seu segundo título na competição e, na Super Sênior, Carlos SG foi campeão Brasileiro pela primeira vez.

Na Novatos, mais um novo campeão: o paulista João Simonsen foi o vencedor, seguido por Arthur Bertoncello, que largou da pole, e Pedro Almeida.

Em seguida, a Sênior AM fechou as categorias da manhã com domínio absoluto do paraense Luiz Keiji. Depois de vencer as duas classificatórias e a Pré Final, ele faturou seu primeiro título Brasileiro.

Na Júnior Menor, outro campeão que dominou tudo. O carioca Raphael Gebara, de apenas 10 anos, venceu de ponta a ponta e conquistou seu segundo título Brasileiro. Na Sênior Pro, Julio Conte ficou com o título, superando Jonathan Louis (segundo) e João Cunha (terceiro). André Nicastro, que largou na pole, ficou em sexto.

Com 34 kartistas no grid, a Júnior teve uma reviravolta ao final da prova, que teve Enzo Nienkotter cruzando a linha de chegada em primeiro. O piloto, no entanto, foi punido por atitude antidesportiva contra outro competidor e a vitória ficou com o mineiro Lucas Moura, de 14 anos.

Na Super Sênior, Alessandro Xavier venceu e também chegou ao seu primeiro título na competição. Uma das principais categorias do kartismo nacional, a Graduados, viu uma disputa de tirar o fôlego com o maior campeão do evento, Olin Galli, e Rafael Croce. Doze vezes campeão do Brasileiro, Galli acabou superado pelo piloto de 20 anos, que chegou ao seu primeiro título.

Além dos troféus, os vencedores foram premiados com a isenção da taxa de inscrição na Copa Brasil de Kart, que já tem sua sede definida para 2024. O Circuito Internacional Paladino, no Conde (PB), receberá a 25ª edição entre os dias 17 e 27 de julho.

Presença Ilustre
Um dos maiores campeões do automobilismo nacional e mundial, o paulista Helio Castroneves, tetracampeão da Indy 500 e tricampeão das 24 Horas de Daytona, prestigiou a disputa do Brasileiro e veio acompanhar de perto a estreia do sobrinho Eduardo Castroneves, o Dudes, na competição. Ele foi o oitavo colocado na Novatos.

Helinho, que foi campeão do evento em 1989, na categoria Júnior, em Viamão/RS, foi recebido pelo presidente da CBA, Giovanni Guerra, e o presidente da Comissão Nacional de Kart, Rubens Carcasci.

O piloto também participou da entrega de dois troféus especiais durante a solenidade de abertura no RBC Racing. Helinho entregou o troféu do “Piloto da Galera” para o kartista Mario Porto Neto, que foi eleito pelos fãs em uma enquete no instagram da CBA BRKart, e o troféu de “Maior Escalada no Grid” ao piloto Pedro Sene, que ficou em 34º após a tomada da Júnior e largou na Final em 13º, ganhando 21 posições.

Com a palavra os campeões:

Mini 2T
RAFAEL BUSATO / FAUESC
“Não estávamos conseguindo ir bem nos treinos. Na tomada, fiquei lá atrás e vim remando até terminar em quarto na Pré Final. Consegui o título na penúltima volta da Final, quando ultrapassei o primeiro e fui campeão. Agora é comemorar e fazer festa”.

SSM
CARLOS SADERI / FPRA
“Foi uma semana muito difícil. Campeonato Brasileiro é sempre difícil. Estava todo mundo virando igual, mas fui abençoado e fiz uma Final perfeita, sem erro, sem falha, o kart estava perfeito. Mais uma vez, fui abençoado e chegou aí o bicampeonato Brasileiro”.

S60+
LUIZ PINHEIRO / FMA
“Em primeiro lugar, por se tratar de um Campeonato Brasileiro, tudo é muito difícil. A preparação foi muito construtiva e a equipe muito boa. Vim remando, apesar de estar forte também. Fiz uma boa Pré Final e, consequentemente, para a Final foi só ser um pouco consciente, aproveitar bem o equipamento que a gente tinha e foi tudo alegria”.

Shifter Graduados
PEDRO PIQUET / FADF
“A semana foi muito boa, me preparei muito, sempre estava rápido, sempre andando na frente. Infelizmente, ontem, na Pré Final tive uma quebra, fiquei bem chateado. Não achava que seria possível a corrida que foi feita hoje, mas eu sabia que se eu largasse bem, ou seja, se estivesse entre os 12 daria certo. Assim, na primeira volta eu estava em 10º, então, consegui botar um ritmo e chegar em primeiro”.

Shifter Sênior
BRUNO GRIGATTI / FAUESC
“Eu já vinha impondo um ritmo muito forte durante os treinos. Eu fui o mais rápido em quase todos os treinos, se não estou enganado, só em um que fiquei em segundo lugar. Acabei fazendo a pole, mas por uma regra nova, em função do kartódromo, perdi e acabei caindo pra segundo lugar, mas nada me impediu de ir em busca deste título. Acabei tendo dois problemas de motorização, alguma falha, não conseguimos resolver esse problema nas duas primeiras baterias, mas solucionamos para a Pré Final e acabei vencendo. Estou muito feliz”.

Shifter SS
CARLOS SG / FPRA
“O Campeonato Brasileiro é um torneio muito disputado. Eu tinha um acerto bom desde o primeiro dia de treinos, mas tive alguns acidentes nas classificatórias, larguei de último na Pré Final e me recuperei. Na Final, eu abri um pouco do meu principal concorrente e acabou dando certo e conseguimos levar esse campeonato”.

Novatos
JOÃO SIMONSEN / FAUESC
“Esse foi o meu primeiro título de Brasileiro, sou novo na categoria 2 Tempos, faz apenas cinco meses que comecei. Vim aqui participar do Open e também ganhei. A semana foi bem difícil, inclusive, eu até achei que seria um pouquinho mais fácil, comecei um pouco mais para trás. Foi um campeonato bem concorrido, com ótimos pilotos, rápidos, todos mereciam ganhar, senti muita dificuldade de andar na frente. Agora é só comemorar porque, afinal, a batalha foi grande”.

Senior AM
LUIZ KEIJI / FEPAUTO
“Foi uma das coisas mais difíceis. Eu não comecei rápido, tive problemas, mas a equipe trabalhou muito para consertar o kart e consegui ganhar as classificatórias, chegar bem na Final e conquistar o título”.

Júnior Menor
RAPHAEL GEBARA / FAERJ
“Fiz a pole, ganhei as duas classificatórias e a Pré Final. Na Final, consegui abrir e, graças a Deus, ganhei. Foi muito legal!”

Sênior Pro
JULIO CONTE / FPRA
“Foi uma semana bem competitiva, tive problemas na tomada, larguei lá atrás e consegui melhorar nas classificatórias, ganhei posições e consegui ficar em segundo na Pré Final. A Sênior Pro é uma categoria muito difícil. Estou emocionado”.

Júnior
LUCAS MOURA / FMA
“Foi uma semana muito difícil. Logo no início, eu não estava tão bem, mas vim evoluindo e na Final eu já estava num ritmo muito forte. Consegui ir muito bem e vou levar essa vitória para casa”.

Super Sênior
ALESSANDRO XAVIER / FPRA
“Estou saindo daqui com o dever cumprido, consegui o título de Campeão Brasileiro da Super Sênior que eu estava em busca há muito tempo. Esse título vai para o meu filho Enzo. Temos uma história aqui com esse kartódromo. Há 10 anos tive o pior dia da minha vida e hoje está sendo o melhor, para ele. Foi uma semana de muito treino, consegui liderar alguns deles, como sempre, competitivo e precisamos de uma estratégia na bateria final para conseguir o tão sonhado título. Agora é só comemorar.”

Graduados
RAFAEL CROCE / FASP
“Começamos a semana bem difícil, muito complicada. O meu adversário, o Olin, estava muito rápido, estava tomando uns três décimos a semana toda. Larguei em quinto na Pré Final, consegui um terceiro e hoje aconteceu isso aí que vocês viram que nem eu estou acreditando. Estou muito feliz!”.

Confira os resultados das Finais (Top-5):

Mini 2T
1) 097-RAFAEL BUSATO / FAUESC (MINI 2T), 12 voltas em 11:47,393
2) 016-FELIPE SANCHES / FASP (MINI 2T), a 0,821
3) 010-ARTUR MARANHÃO / FAEM (MINI 2T), a 1,424
4) 027-RAFAEL GUIMARÃES / FMA (MINI 2T), a 2,956
5) 012-ARTHUR CORDEIRO / FAUESC (MINI 2T), a 3,523

SSM
1) 777-CARLOS SADERI / FPRA (SSM), 19 voltas em 17:41,946
2) 028-WELSON JACOMETTI / FASP (SSM), a 1,920
3) 097-SANDREI SILVA / FAT (SSM), a 4,568
4) 991-LUIZ CORREA / FAUESC (SSM), a 10,560
5) 042-FAUSTO SÁ / FMA (SSM), a 19,848

S60+
1) 044-LUIZ PINHEIRO / FMA (60+)
2) 012-EUVALDO LUZ / FSA (60+)
3) 038-VALDEMIRO OLIVEIRA / FAB (60+)
4) 096-ROBERTO CLÓ / FMA (60+)
5) 148-DOGLAS PIEROSAN / FPRA (60+)

Shifter Graduados
1) 112-PEDRO PIQUET / FADF (G), 25 voltas em 22:07,129
2) 293-LEONARDO REIS / FASP (G), a 3,494
3) 106-MATEUS CALLEJAS / FASP (G), a 9,019
4) 386-GABRIEL MOURA / FAUESC (G), a 10,276
5) 888-ALFREDINHO IBIAPINA / FAUESC (G), a 10,604

Shifter Sênior
1) 107-BRUNO GRIGATTI / FAUESC (S)
2) 088-MARCO RAIMUNDO / FAUGO (S)
3) 001-WELDES CAMPOS / FPRA (S)
4) 053-ALBERTO VALERIO / FMA (S)
5) 031-ADRIANO BUZAID / (S)

Shifter SS
1) 028-CARLOS SG / FPRA (SS)
2) 020-WAGNER EBRAHIM / FPRA (SS)
3) 069-MARCELO FERREIRA / FASP (SS)
4) 080-MARCELO ARRUDA / FAUESC (SS)
5) 012-ROBERTO LAZARINI / FASP (SS)

Novatos
1) 093-JOÃO SIMONSEN / FAUESC (PNK), 17:25,964
2) 022-ARTHUR BERTONCELLO / FPRA (PNK), a 0,462
3) 066-PEDRO ALMEIDA / FAT (PNK), a 1,146
4) 071-CIRO SOBRAL / FAEM (PNK), a 1,485
5) 012-FERNANDO KHOURY / FASP (PNK), a 3,634

Senior AM
1) 113-LUIZ KEIJI / FEPAUTO (S.AM), 18:25,301
2) 013-LEONARDO GUIMARÃES / FMA (S.AM), a 5,548
3) 018-WILLIAN HOEPERS / FMA (S.AM), a 5,693
4) 045-ANDHERSON ABREU / FMA (S.AM), a 5,921
5) 012-DIEGO FARIA / FMA (S.AM), a 6,249

Júnior Menor
1) 008-RAPHAEL GEBARA / FAERJ (PJMK), 18 voltasl em 16:42,645
2) 007-JOÃO PAULO BONADIMAN / FAEES (PJMK), a 3,302
3) 086-VINICIUS FERRO / FASP (PJMK), a 3,708
4) 087-ALEJO CARACOCHE / FAERJ (PJMK), a 4,504
5) 010-GUSTAVO BONK / FAUESC (PJMK), a 5,093

Sênior Pro
1) 009-JULIO CONTE / FPRA (S.PRO), 20 voltas em 18:15,422
2) 101-JONATHAN LOUIS / FPRA (S.PRO), a 1,979
3) 311-JOAO CUNHA / FPEA (S.PRO), a 2,279
4) 346-ERICK LUTUM / FASP (S.PRO), a 3,015
5) 006-VICTOR LUZ / FASP (S.PRO), a 3,280

Júnior
1) 015-LUCAS MOURA / FMA (PJK), 19 voltas a 17:19.258
2) 012-FAUSTO FILHO / FAUGO (PJK), a 0,895
3) 007-GABRIEL KOENIGKAN / FADF (PJK), a 1,108
4) 003-FIRAS FAHS / FAUESC (PJK), a 3,732
5) 108-LUCCA ROSSI / FASP (PJK), a 6,658

Super Sênior
1) 005-ALESSANDRO XAVIER / FPRA (SS), 20 voltas em 18:21,711
2) 105-ERNANDES ONASSIS / FAUESC (SS), a 4,952
3) 062-RENATO RUSSO / FASP (SS), a 7,138
4) 028-CARLOS SG / FPRA (SS), a 7,746
5) 021-LEONARDO NIENKOTTER / FAUESC (SS), a 8,674

Graduados
1) 069-RAFAEL CROCE / FASP (PGK), 24 voltas em 21:23,453
2) 004-OLIN GALLI / FAUESC (PGK), a 0,551
3) 061-ALLAN CROCE / FASP (PGK), a 4,165
4) 017-SAMUEL CRUZ / FPRA (PGK), a 6,163
5) 012-GIULIANO RAUCCI / FASP (PGK), 7,963

*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

Resultados completos: http://www.cronoelo.com.br/?fname=inc_resu&caid=245&etid=2 

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
11 98347-1400
comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa