Campeonato NacionalBrasileiro De Kart

Notícias

03 Dezembro 2022

CBA anuncia sedes da Copa Brasil, Brasileiro de Rotax, Endurance e Brasileiro de Kart em 2023

Confira os kartódromos que receberão os eventos nacionais de kart no ano que vem

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) divulgou neste sábado (dia 3) as sedes da 24ª Copa Brasil de Kart, 58º Campeonato Brasileiro de Kart, 7º Campeonato Brasileiro de Kart Rotax e 7º Brasileiro de Kart Endurance em 2023.

Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors

A Copa Brasil acontecerá no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC), no mês de julho.

Já o Brasileiro seguirá dividido em dois grupos, com sedes distintas. O Grupo 1 - para karts com motores 4 tempos – acontecerá no mês de outubro no Kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), junto com o Brasileiro de Kart Rotax.

O Grupo 2 – para os karts com motores 2 tempos – será realizado em novembro no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG).

O Circuito Internacional Paladino, no Conde (PB), que recebeu o Grupo 2 do Brasileiro deste ano, será a sede do Brasileiro de Kart Endurance em 2023, ainda sem data definida.

A prova de longa duração terá um incentivo ainda maior da CBA, visando a participação de equipes oficiais de cada federação de automobilismo (FAU) do Brasil. Na edição deste ano, na Granja Viana (SP), a CBA já fez investimento inédito (superior a 150 mil reais), oferecendo um pacote gratuito para a inscrição de uma equipe por federação.

Inaugurado em 2011, o Beto Carrero já recebeu três edições do Brasileiro de Kart (2012 – 2017 – 2021) e pela segunda vez será o palco da Copa Brasil. Em 2019, o kartódromo realizou a 21ª edição da Copa e detém o recorde de inscritos na competição, com 290 inscrições na ocasião.

Já o Velopark volta a ser sede do Brasileiro depois de oito anos (50ª edição em 2015). Vespasiano também já teve a disputa do maior campeonato do Brasil em 2011 (46ª edição).

“Estamos negociando as transmissões dos campeonatos na TV e, por isso, as datas ainda estão em aberto, pois dependem de outros eventos, para que não haja coincidência. Mas acredito que em breve já teremos essas definições para fazer o anúncio completo”, comentou Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart da CBA.

“Depois de correr em São Paulo e no Nordeste (Sergipe e Paraíba) este ano, vamos voltar para o Sul em 2023 (Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e Minas Gerais, e ainda teremos o Endurance na Paraíba, seguindo o nosso objetivo de fortalecer o kartismo em todas as regiões do país, mas levando também em consideração a infraestrutura destes kartódromos para receber cada uma das competições”, lembrou Carcasci.

“O Kartódromo Beto Carrero tem sido palco de nossos recordes de inscritos, no Brasileiro e na Copa, e tenho certeza de que teremos mais uma grande edição em julho. Velopark e RBC também voltam a receber o Brasileiro e seguiremos dividindo os grupos em duas sedes, para atender melhor o formato dos eventos, proporcionando mais tempo de pista, mais corridas, podendo aumentar o limite de pilotos em determinadas categorias, como já tivemos este ano”, finalizou Carcasci.

Neste sábado, os últimos campeões brasileiros de 2022 serão revelados no Kartódromo Granja, em Cotia (SP), com as disputas das categorias KZ e Brasileiro de Kart Endurance.

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
19 99749-8111
comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa