Campeonato NacionalBrasileiro De Kart

Notícias

19 Outubro 2022

Campeonato Brasileiro de Kart: após desafio em Itu, hora de "arrumar as malas" para o Paladino

Pista paraibana receberá o Grupo 2 do maior campeonato de kart do Brasil dentro de dez dias

Foi um desafio enorme. Quase 400 inscritos numa única semana de evento. O Kartódromo Arena de Itu, no interior de São Paulo, recebeu de 9 a 15 de outubro o Grupo 1 do 57º Campeonato Brasileiro de Kart e a 6ª edição do Brasileiro de Kart Rotax.

Foto: Fabio Oliveira / Radical Motors

Trezentos e noventa e dois inscritos, separados em 14 categorias (com motores 4 tempos e Rotax), deram um show na maior competição de kart do país, organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Agora as atenções já se voltam para a realização do Grupo 2, com início dentro de dez dias, no Circuito Internacional do Paladino, em Conde (PB), para as categorias com karts motores 2 tempos. Serão mais 12 títulos em disputa.

Entre os inscritos de Itu, 18 federações de automobilismo do país estiveram representadas, com a maior delegação da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), com 186 inscrições. A Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC) ficou em segundo, com 57 representantes, seguida pela Federação Paranaense de Automobilismo (FPRA), com 32. Em quarto lugar, a maior delegação do Nordeste, com 24 inscrições da Federação Potiguar de Automobilismo (FPARN).

Na briga entre os fabricantes de chassis, a Bravar, que contou com 73 representantes nas Finais, levou a melhor com cinco títulos. Techspeed ficou com quatro e Tony Kart com três. Mini e Thunder conquistaram um título cada uma.

Entre os pilotos, destaque para o veterano André Nicastro, que se tornou campeão do evento pela 11ª vez ao vencer na Rotax Max. Ele é agora recordista isolado de títulos no Brasileiro e vai voltar à pista em busca de mais vitórias no Paladino, nas categorias OK FIA e Graduados.

A pista de Itu ainda consagrou mais três tricampeões Alan Synthes (Super F4), Ruan Belizário (DD2) e João Cunha (DD2 Master), um bicampeão Valdemiro Oliveira (F4S 60+) e nove novos campeões: Guilherme Bonk (Mini Max), Victor Luz (Max Master), Pedro Campos (Mirim), Nelson Stanisci Netto (F4 Sênior), Dudu Palu (F4 Júnior), Cacá Neto (Cadete), Cauã Mendes (F4 Graduados), Ernandes Onassis (F4 Super Sênior) e Paulo Santanna (F4 Super Sênior Master).

“Nunca houve uma semana de evento com tantos pilotos, várias classificatórias, repescagem e Pré-Finais até chegar às decisões. Só na F4 Graduados tivemos 67 karts inscritos, sem contar os 52 da F4 Júnior, categoria que criamos no ano passado, 46 na F4 Sênior, 42 na Cadete, 30 na Mirim, só para citar alguns números. Se por um lado, é excelente e uma prova do crescimento e fortalecimento do nosso esporte, é um desafio logístico enorme para agregar a todos e tornar as disputas justas e iguais”, lembrou Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart da CBA.

“Sabemos que ainda temos pontos a melhorar e vamos seguir trabalhando para isso. Mas neste momento gostaria de agradecer mais uma vez a todas as equipes, pilotos, patrocinadores, apoiadores, imprensa, pela presença e por todo o suporte durante o evento. A todo o time de comissários técnicos, desportivos e staff da CBA, que se dedicou ao máximo, por horas a fio, para entregar um grande evento”, continuou Carcasci.

“Agora chegou a hora de focar no Paladino e, tenho certeza, de que veremos mais belas disputas por lá também”, finalizou o presidente da CNK.

Até o momento mais de 150 inscrições já estão confirmadas para o Paladino e o número pode aumentar, já que elas seguem abertas no site da CBA (https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/brk-paladino-2022-57o-campeonato-brasileiro-de-kart-2022).

As categorias em disputa entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro são Mini, Júnior Menor, Júnior, Graduados, Novatos, Sênior B, Sênior A, SS, SSM, Sênior 60+, OK FIA e OK Júnior.

Depois do Grupo 2, o Brasileiro ainda seguirá no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), com as categorias KZ Graduados e KZ Sênior/Super Sênior entre 28 de novembro e 3 de dezembro. Na mesma data, a pista ainda receberá o 6º Campeonato Brasileiro de Kart Endurance. As inscrições também já estão abertas: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/kgv-2022-57o-campeonato-brasileiro-de-kart-2022-

O 57º Campeonato Brasileiro de Kart conta com o patrocínio do Banco BRB e MG Tires e apoio de Bravar, Pro Honda e Sodiê Doces.

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
19 99749-8111
comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa