Campeonato NacionalBrasileiro De Kart

Notícias

13 Outubro 2022

Henrique Manhani e Carlos Toledo superam deficiência auditiva e aceleram no maior campeonato de kart do país

Pilotos estão na categoria F4 Graduados em Itu

Os paulistas Carlos Toledo e Henrique Manhani, de 17 anos, são dois exemplos na disputa do 57º Campeonato Brasileiro de Kart de como o esporte pode ser uma importante ferramenta de inclusão social.

Foto: Rodrigo DarkSide Kart / Divulgação

Ambos nasceram com deficiência auditiva severa, mas isso nunca os impediu de ir atrás de seus sonhos. Até sábado (dia 15), eles disputarão o principal campeonato do kart do país na categoria F4 Graduados no kartódromo Arena de Itu.

Toledo vive a expectativa de seu primeiro Brasileiro. Manhani já é um pouco mais experiente, mesmo assim está ansioso para poder disputar mais uma Final, principalmente após conquistar o Open do Brasileiro de Kart.

“Meu grau da surdez é profundo e já nasci com a deficiência auditiva. Quando estou pilotando é algo prazeroso poder escutar o ronco do motor”, contou Toledo, que é de Santo André, no ABC paulista.

O piloto começou a andar de kart em 2019 e, mesmo atrapalhado pela pandemia, manteve seu foco e, em agosto de 2020, participou de sua primeira corrida e já foi ao pódio. “2021 foi o ano em que tive os principais resultados, pois tive a chance de brigar pelo título da categoria Light na Copa KGV. Terminei em terceiro lugar no campeonato de pilotos, a apenas cinco pontos do campeão”, lembrou o piloto da equipe CAR KTF Racing.

“Minha expectativa para o primeiro Brasileiro é bem alta, claro. Mas tenho que controlar a expectativa e tomar cuidado para não me frustrar, porque sei que é um campeonato muito grande. Mas também sei do meu potencial e estou fazendo o meu melhor a cada treino”, completou Toledo, que conta com o patrocínio de Centro Britânico e Objetivo Prime.

Já Manhani começou mais cedo no kart, com apenas 10 anos. Estreou nas competições nacionais na categoria Júnior no Brasileiro de 2018. No ano passado, disputou o campeonato já na Graduados.

A conquista do Open em Itu, no mês passado, é um grande motivador. Mesmo assim, o piloto mantém os pés no chão. “Foi um excelente resultado, mas sei que cada dia tenho que focar sempre mais para chegar nos melhores resultados possíveis!”, destacou Manhani, que mora em Santos, no litoral paulista.

“Tivemos competições durante o ano como preparatório para esse campeonato. E, com isso, estou bem psicologicamente e fortalecido para este momento. Estou correndo com pilotos profissionais, então agora é focar na competição e fazer um melhor resultado nesse campeonato de tamanha importância. Como diz o número que levo no carro! 93 ‘Amor sob vontade’”, continuou o piloto equipe da SC Kart (Alemão).

“Meu objetivo para minha vida é ter certeza de que sou capaz de tudo, respeitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade que eu vivo, sem deixar que palavras ou gestos me firam. Ter sempre no meu coração que sou capaz e tenho muita saúde para ser dono do meu próprio destino”, finalizou Manhani, que está em busca de patrocinadores, mas conta com o apoio de Kart Mini, Montego Bay Comércio e Importação, Kunal Comercial Importadora e Exportadora, Espetaria Rei de Boi e IBRC Comex.

As Finais do 57º Campeonato Brasileiro de Kart poderão ser acompanhadas ao vivo no sábado pelo SporTV.

Texto: Fernanda Gonçalves

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

19 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

 

Autor: Assessoria de Imprensa