Campeonato NacionalBrasileiro De Kart

Notícias

19 Janeiro 2021

Sucesso total no 55º Brasileiro de Kart | Pro Honda

447 pilotos participaram das disputas do principal Campeonato da modalidade no país

Entre os dias 7 e 19 de dezembro o Kartódromo Speed Park, em Birigui, recebeu as atividades do 55º Campeonato Brasileiro de Kart | Pro Honda. A competição, que foi disputada em duas fases – entre 07 e 12 e, depois, entre 14 e 19, contou com a participação de quase 450 participantes distribuídos em 22 categorias distintas.

Foto: Bruno Gorski | CBA

Em um ano completamente atípico como o de 2020 a Confederação Brasileira de Automobilismo, em conjunto com a Federação de Automobilismo de São Paulo e o Speed Park conseguiram se estruturar de forma a oferecer um evento completo do ponto de vista promocional, desportivo e sanitário. Com uma arena completamente tomada por apoiadores, transmissão ao vivo de todas as corridas e cuidados com a segurança sanitária fizeram com que a competição fosse coroada de êxito e bastante elogiada entre participantes, equipes e a mídia especializada.

O Kartódromo Speed Park, que em outubro de 2021 receberá também o Campeonato Mundial de Kart, passou por algumas obras de adequação, bem como, instalou uma grande infraestrutura que foi capaz de acolher aos competidores de maneira confortável. Tudo foi pensado de forma que fosse utilizada uma área menor que 40% do espaço físico conforme determinava a bandeira amarela do Plano São Paulo de controle e combate ao Covid-19. Para garantir que os protocolos sanitários fossem seguidos, bem como, a segurança de todos assegurada, a equipe médica contou com 2 ambulâncias UTI, 4 médicos, 11 técnicos de enfermagem, 5 socorristas bombeiros além de um ambulatório permanente. Todas as pessoas que acessavam à parte desportiva do kartódromo foram obrigadas a apresentar exames negativos para o novo coronavírus.

Do ponto de vista técnico o Brasileiro de Kart mostrou, mais uma vez, a grandeza e competitividade da modalidade que mais participantes agrega ao automobilismo nacional. Para equipar os karts foram utilizados chassis de 12 fábricas diferentes, sendo eles nacionais ou importados e, ainda, 6 marcas de motores com diferentes configurações e origens.

Dentre as categorias em disputa, mais uma vez, ficou claro o crescimento exponencial das classes que utilizam motores quatro tempos. Com o recorde de participantes nesta edição a F4 Sênior contou com 54 pilotos inscritos, porém, não deixando para trás as categorias F4 Graduado, F4 Super Sênior e F4 Super Sênior Master. Dentre as divisões com motores dois tempos, novamente, o destaque ficou para a categoria CODASUR que, com vários subsídios, reuniu 28 participantes.

A representatividade do Campeonato Brasileiro foi mais uma vez destacada com a presença de pilotos de 21 Estados além de um competidor equatoriano que, em preparação para o Mundial, integrou o grande grupo de participantes.

Pelo quarto ano consecutivo as provas finais do Campeonato Brasileiro foram transmitidas, ao vivo, pelo grupo Globo. Diferente dos anos anteriores, porém, a edição 2020 da competição contou com todas as suas corridas decisivas exibidas pelo canal por assinatura SPORTV que, ao todo, exibiu 10 horas da principal competição da modalidade no país. Além disso, todas as corridas classificatórias foram exibidas, também ao vivo, pelo canal CBA BRKART, no YouTube, que ao todo levou ao público 26 horas de provas.

Para encerrar com o devido êxito tão grandiosa competição a CBA ofereceu medalhas de participação para todos os pilotos do evento. Além disso, foram distribuídos 140 troféus que contemplaram os cinco primeiros de cada categoria, os pole-positions e a edição especial do Troféu Meninas no Kart. Para completar, em parceria com as empresas IAME, MG Pneus e RBC Motorsport os campeões das categorias CODASUR, CODASUR Júnior e OK Internacional foram premiados com um pacote de participação gratuita no Campeonato Mundial de Kart 2021.

“Estamos muito felizes em termos realizado com sucesso esta 55ª edição do Brasileiro de Kart. Os desafios foram imensos e, acima de tudo, tivemos de superar e entender o processo do novo normal para não colocarmos em um risco extremo a todos no kartódromo. Agradecemos a cada um dos pilotos, equipes e seus familiares que vieram até Birigui e competiram nesta grandiosa edição do Brasileiro. Não posso deixar de destacar nossos agradecimentos à Pró Honda e aos demais apoiadores que nos permitiram fazer um evento sem precedentes. Por fim, mais uma vez dedico nossa sincera gratidão à toda a equipe de trabalho da CBA, da Federação de Automobilismo de São Paulo e do Speed Park que foram incansáveis para que tudo acontecesse da melhor maneira possível”, concluiu Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart.

Foto: Bruno Gorski

Assessoria de Comunicação da CBA | KART
Quick Comunicação e Marketing

Fonte: Quick Comunicação e Marketing / Autor: Assessoria de Imprensa