Campeonato RegionalCampeonato Nordeste De Kart

Notícias

27 Maio 2021

Campeonato do Nordeste de Kart reúne pilotos de gerações distintas, mas unidos pela mesma paixão

Carlos Soares, de 63 anos, e João Darnel, de 14, são dois dos representantes de Sergipe no campeonato

Faltando pouco mais de um mês para a disputa da etapa inaugural do Campeonato do Nordeste de Kart, já é grande a expectativa de pilotos e equipes da região. Único evento regional que faltava ao país e que terá a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK), a competição contará com três etapas, a primeira delas nos dias 1, 2 e 3 de julho no kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE).

Foto: Rico Santa Cruz / Paulo Alexandre

As inscrições seguem abertas no site da CBA (https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/campeonato-do-nordeste-1a-etapa-campeonato-do-nordeste-2021) e a disputa vem atraindo kartistas não só do Nordeste, mas também de outras regiões do Brasil.

Dois baianos, radicados em Aracaju e representantes da Federação Sergipana de Automobilismo, estão entre os kartistas que já confirmaram presença. Apesar da diferença de quase 50 anos entre eles, ambos mostram toda paixão pelo esporte e a grande expectativa para a competição “em casa”.

De um lado, Carlos Henrique Soares, de 63 anos, que já está inscrito nas categorias Super Sênior Nordeste e F4 Super Sênior. De outro, João Darnel, de 14 anos, que vai acelerar na Graduados Nordeste B.

“Comecei a correr de kart aos 40 anos, num kart indoor. Já fui campeão de kart RD na Paraíba, tricampeão de RD em Sergipe, campeão de kart Honda em Sergipe, campeão da Copa Brasil da Paraíba em 2017 e campeão sergipano de kart Parilla em 2020”, contou Soares. “Minha expectativa é muito grande para correr o Campeonato do Nordeste de Kart, uma prova em âmbito nacional aqui em Aracaju”, celebrou o piloto.

Darnel começou no kart bem mais novo, aos nove anos. Mas também já coleciona grandes resultados. Venceu o torneio KGV da Copa São Paulo de Kart, foi oitavo colocado no Sul-americano, campeão paraibano e tricampeão sergipano de kart.

“Estou com expectativas altas para o evento, pelo fato de pilotos de outros estados virem correr aqui e, com isso, fazer um grid grande e bem competitivo. Além disso, o campeonato vai dar mais visibilidade ao esporte no Nordeste”, completou.

O Campeonato do Nordeste de Kart terá três etapas no total em 2021, com nove categorias em disputa em cada uma delas: Cadete Nordeste, Júnior Menor Nordeste, Graduados Nordeste A, Graduados Nordeste B, Super Sênior Nordeste, F4 Nordeste A, F4 Nordeste B, F4 Super Sênior e F4 Júnior.

Além de Aracaju, haverá etapas no Ceará (Kartódromo Marcelino Thomaz, em Morada Nova, de 2 a 4 de setembro) e na Paraíba (Circuito Internacional Paladino, em Conde, de 25 a 27 de novembro).

Faça sua inscrição para a 1ª etapa no link: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/campeonato-do-nordeste-1a-etapa-campeonato-do-nordeste-2021

Detalhes das categorias em disputa no Campeonato do Nordeste de Kart:

Cadete Nordeste - (Peso 106 kg) – Poderão participar desta categoria, pilotos cujas cédulas desportivas contemplem as seguintes graduações:
Piloto Cadete de Kart – PCK
Piloto MIRIM de Kart – PMK

Júnior Menor Nordeste – (Peso 135 kg) – Poderão participar desta categoria, pilotos cujas cédulas desportivas contemplem as seguintes graduações:
Piloto Junior Menor de kart – PJMK

Graduados Nordeste A – (Peso 170 kg) – Poderão participar desta categoria, pilotos com mais de 2 anos de participações em campeonatos de Kart, ou que compitam em categorias Graduados A em seus estados e cujas cédulas desportivas contemplem as seguintes graduações:
Piloto Graduado de Kart – PGK
Piloto Sênior de Kart “B” – PSKB
Piloto Sênior de Kart “A” – PSKA

Graduados Nordeste B – (Peso 170 kg) Poderão participar desta categoria, pilotos com menos de 2 anos de participações em campeonatos de Kart como motores 2 tempos, e cujas cédulas desportivas contemplem as seguintes graduações:
Piloto Novato de Kart – PK
Piloto Sênior de Kart “B” – PSKB
Piloto Junior de Kart – PJK
Pilotos que foram Campeões ou Vice-campeões em categorias 2 tempos em campeonatos estaduais de karts com motores 2 tempos não poderão se inscrever nesta categoria.

Super Sênior Nordeste – (Peso 170 kg) Poderão participar desta categoria, pilotos nascidos em 1977 ou antes, e cujas cédulas desportivas contemplem as seguintes graduações:
Piloto Sênior de Kart “B” – PSKB
Piloto Sênior de Kart “A” – PSKA

F4 Nordeste A – (Peso 183 kg) – Poderão participar desta categoria, pilotos com mais de 2 anos de participações em campeonatos de Kart, ou que compitam em categorias graduados em seus estados e cujas cédulas desportivas contemplem as seguintes graduações:
Piloto Graduado de Kart – PGK
Piloto Sênior de Kart “B” – PSKB
Piloto Sênior de Kart “A” – PSKA

F4 Nordeste B – (Peso 183 kg) – Poderão participar desta categoria, pilotos com menos de 2 anos de participações em campeonatos de Kart F4, e cujas cédulas desportivas contemplem as seguintes graduações:
Piloto Novato de Kart – PK
Piloto Sênior de Kart “B” – PSKB
Piloto Junior de Kart – PJK
Pilotos que foram Campeões ou Vice nos campeonatos estaduais de F4 não poderão se inscrever nesta categoria.

F4 SUPER SÊNIOR – (Peso 183 kg) Poderão participar desta categoria, pilotos nascidos em antes de 1977 e cujas cédulas desportivas contemplem as seguintes graduações:
Piloto Sênior de Kart “B” – PSKB
Piloto Sênior de Kart “A” – PSKA.

F4 JÚNIOR – (Peso 163 kg) Poderão participar desta categoria, pilotos cujas cédulas desportivas contemplem as seguintes graduações:
Piloto Junior de Kart – PJK
Piloto Junior Menor de Kart – PJMK

Para mais informações, acesse o regulamento completo:
http://www.cba.org.br/campeonato/downloads/310/333/2021

Assessoria de Comunicação da CBA | Kart
FGcom Assessoria de Imprensa
Fernanda Gonçalves
fernanda@fgcom.com.br

Autor: Assessoria de Imprensa