Campeonato NacionalRally De Velocidade

Notícias

05 Maio 2025

Temporada 2025 do Brasileiro de Rally de Velocidade começa com emoção em Estação (RS)

Evento também marcou a 2ª etapa do Gaúcho de Rally e contou com disputas acirradas

Entre os dias 25 e 27 de abril, a cidade de Estação, no Alto Uruguai gaúcho, foi palco da abertura da temporada 2025 do BRdeRally – Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. A etapa também valeu como a segunda do Campeonato Gaúcho da modalidade. A competição foi supervisionada pela Comissão Nacional de Rally da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), com a presença dos comissários Marcelo Levy, Elieser da Silva e Felipe Trentin.

Ao todo, 27 duplas alinharam para a disputa, que retomou o formato de rodada dupla: uma prova no sábado e outra no domingo. No total, foram percorridos 141,22 km em trechos cronometrados, divididos em 11 especiais – 83,37 km no sábado e 57,85 km no domingo.

Domínio dos Sartori na Rally 2
Na categoria Rally 2 (veículos 4x4), três duplas largaram. Após o abandono da dupla Caminatti/Vinicius Zavierucka (Citroën DS3 Maxi Rally) na SS4 devido a um acidente, os irmãos erechinenses Juliano e Rafael Sartori (VW Polo Maxi Rally) dominaram com autoridade as duas provas.

"Foi uma prova rápida, exigente para o carro e para a dupla. Vencer sempre é importante, e isso nos motiva para o restante da temporada", comentou Juliano Sartori.

Rally 4 tem liderança alternada
Na Rally 4 (veículos 4x2 preparados), a dupla Bruno Foscarini/Felipe Costa (VW Gol) foi destaque no sábado, com o melhor tempo da classe. Pelo Brasileiro, Alan Cardono/Bruna Giaretta (Peugeot 207) garantiram o lugar mais alto no pódio. No domingo, Luis Stedile/Luis F. Eckel (Renault Clio RS) liderava com folga até abandonar a prova após a SS9 por questões físicas. A oportunidade foi aproveitada pela dupla local Leandro Brustolin/Andrey Karspinski, que assumiu a ponta e venceu o dia.

"Foi um desafio e tanto. Regressamos à Estação com um carro novo. O sábado serviu para adaptação, e o domingo foi de evolução. Estamos muito felizes", relatou Brustolin.

Disputa equilibrada na Rally 5
A categoria Rally 5 (veículos 4x2 de produção) teve confrontos intensos. No sábado, a dupla Elton Palkewich/Cassio Navarini (Fiat Palio) venceu por apenas 3,19 segundos sobre Evandro Carbonera/Jean Paulo Klein (Hyundai HB20 TGDi).

"Falei que seria eletrizante. Após quase uma hora de prova, a diferença foi mínima. Quem conhece rally sabe o quanto isso é apertado", disse Palkewich.

No domingo, um pneu furado tirou Elton e Cassio da briga. Evandro e Jean assumiram a liderança, mas com forte pressão dos irmãos Klimaczewski (VW Up! TSi).

"Tivemos um sábado bom, mas queríamos mais. No domingo, fomos impecáveis. Vitória na prova e liderança do Brasileiro garantida", comemorou Carbonera.

Vitórias divididas na Rally 5 Light
Agora independente, a Rally 5 Light (veículos 4x2 de produção aspirados, voltada a iniciantes) teve pódios alternados. No sábado, Alexandre Blume/Evandro Frigo (Peugeot 207) superaram Eduardo Tonial/Murilo Spironelo por 19 segundos. No domingo, com o abandono de Blume/Frigo na segunda especial, Tonial/Spironelo – dupla local – venceu com tranquilidade.

"Minha primeira vitória como piloto, e em casa! Muito feliz", celebrou Tonial, ex-navegador nos 4x4.

Foto: Edson Castro

Cobertura completa nos canais RallyBR
Durante o evento, a equipe do RallyBR realizou uma cobertura em tempo real, com produção e publicação de conteúdos diretamente no site rallybr.com.br/estacao e nas redes sociais @rallybroficial (Instagram, Threads, Facebook, X e YouTube). A divulgação também contou com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, por meio do perfil @cba_oficial no Instagram, além das redes oficiais do evento @rallyestacao.

Próxima parada: Erechim Rally Brasil
A próxima etapa do BRdeRally acontece entre os dias 22 e 25 de maio, em Erechim (RS), integrando o Erechim Rally Brasil. A prova reunirá os campeonatos Brasileiro, Sul-Americano e Gaúcho de Rally de Velocidade, garantindo ainda mais emoção e alto nível técnico.

 

 

 

---

Comunicação CBA e Assessoria de imprensa do Rally Estação

Fran Oliveira (Institucional)

imprensa@cba.org.br

(11) 99210-8191

Fernanda Gonçalves (Comissão Nacional de Kart)

fernanda@fgcom.com.br

(11) 98245-4511

Américo Teixeira Junior (Comunicação)

(11) 98347-1400 / (19) 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa