Campeonato NacionalRally De Regularidade 4x4

Notícias

16 Novembro 2023

Levantamento do percurso do Cerapió 2024 é finalizado e participantes enfrentarão muita areia, pedra e balaios em quatro dias

Equipe técnica do rally garante que etapas terão diferentes surpresas para pilotos e navegadores

Durante o mês de outubro, a equipe técnica do Rally Cerapió fez o levantamento do percurso para a competição de 2024. A prova será desafiadora e contará com uma grande variedade de terrenos, o que vai exigir muito de pilotos e navegadores.

Logo na largada do rally, dia 24 de janeiro, os carros enfrentarão as areias do litoral cearense, o chão duro do sertão e poderão usar muita velocidade. No percurso, encontrarão o Rio Acaraú, um oásis que abriga a caravana nos pontos neutros.

A saída é da Praia do Cumbuco, na cidade de Caucaia, e a chegada será no Complexo Turístico da Igreja do Céu, em Viçosa do Ceará. “No primeiro dia tem muita estradinha de terra dura, com areias no começo e muito cascalho também”, descreveu o CEO do Cerapió, Ehrlich Cordão.

A descida da Serra da Ibiapaba será no segundo dia, quando a caravana chega à região de disputa entre Ceará e Piauí, que dá nome ao Cerapió. A etapa, que sai de Viçosa do Ceará e chega em Pedro II, já em solo piauiense, é de pouca velocidade. A equipe de levantamento incluiu muita trilha com cascalho e pedras soltas no percurso. Em muitos trechos, será necessário velocidades baixas na média de 18 km/h.

A dificuldade do segundo dia é compensada com aventura, belas paisagens, e com muita história, com a chegada no Centro Histórico de Pedro II. Os pilotos e navegadores se encontrarão com moradores da região, que está sendo disputada por Piauí e Ceará, como o Seu Sitônio, de 82 anos, que vive no Povoado São Luís sem saber em qual estado reside exatamente.

Os dois últimos dias de Cerapió 2024 estão guardados para o maior desafio dos rallys de regularidade. No terceiro dia de prova, os carros saem de Pedro II e chegam a Teresina. O percurso mistura terreno com areia e lajedos e no trecho que passa entre Alto Longá e Pau D’Arco, é onde estarão muitos balaios. O dia termina com muita velocidade na antiga Estrada do Boi, que chegando à capital piauiense.

Esses são apenas alguns desafios que a organização do Cerapió preparou para os pilotos e navegadores. Eles vão precisar superar todos os seus limites para pontuar na etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de cinco modalidades dos esportes a motor off road.

O Rally Cerapió 2024 é patrocinado pelo Governo do Estado do Piauí; tem colaboração das prefeituras de Viçosa (CE), São Benedito (CE) e Pedro II (PI) e a supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) e das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções. 

Foto: Ehrlich Cordão

  

 

 

 

 

 

 

 

---

Comunicação CBA

 

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

(11) 98347-1400

comunicacao@cba.org.br

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa