CBA faz do CDA 2026 um marco do automobilismo brasileiro
O inédito Seminário CDA 2026 foi criado por Giovanni Guerra e conduzido pelo CTDNDe forma inédita, a Confederação Brasileira de Automobilismo realizou no último final de semana, dias 7 e 8 de fevereiro, em São Paulo, o Seminário CDA 2026 - Elaboração de Protocolos e Procedimentos. Criado pelo presidente Giovanni Guerra e executado pelo Conselho Técnico Desportivo Nacional, o evento reuniu diretores de prova, comissários desportivos, comissários técnicos, membros do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo, presidentes de comissões e membro da CBA, entre outros.
O objetivo desse encontro, que nessa amplitude aconteceu pela primeira vez, foi o de proporcionar aos profissionais que atuam no automobilismo brasileiro um entendimento mais amplo da nova versão do CDA, principalmente no que concerne às adições, exclusões e alterações aplicadas no texto. Conduzido por Sérgio Berti, com suporte de Roberto Guimarães Pessoa Júnior, o Juca, o seminário elencou todos os temas alterados de alguma forma, esclarecendo dúvidas e recebendo sugestões de oficiais de competição e de membros do Tribunal para que fossem afastadas quaisquer dúvidas.
Não se tratou de apresentar um código completamente novo. Na verdade, foi o aperfeiçoamento do meritório trabalho realizado até então. Entretanto, alguns itens necessitavam de redação mais clara ou melhor entendimento. Nesse sentido, foram dois dias de análise ponto a ponto e amplas discussões para que inexistissem dúvidas.
Na mesma página
Um aspecto que sempre causou algum tipo de descompasso foi entendimento diferente de uma mesma norma entre comissários e membros do tribunal. Aplicadores e julgadores, embora debruçados sobre o mesmo conteúdo, muitas vezes seguiram por caminhos diferentes, divergindo sobre temas aparentemente “cristalinos”. Ficava evidente que determinados conceitos, claros e beirando a obviedade para os oficiais de competição, não chegavam com a mesma clareza ao tribunal na hora de julgamento.
Diante dessa realidade, membros do tribunal fizeram observações absolutamente pertinentes que contribuíram para explicações mais pormenorizadas de itens do CDA. Tal postura reafirmou o esforço coletivo para tornar o documento, com mais de 100 páginas, uma peça de importância fundamental para o automobilismo brasileiro, já para a temporada 2026.
O reflexo imediato desse trabalho é a unificação de pontos que a partir de agora, eliminam todas as dúvidas que anteriormente pairavam no que tange à interpretação. O propósito do CDA é ser a base de discussão de todo o automobilismo. Outro avanço bastante significativo foi ampliar o alcance de uma maneira bem didática e funcional para todas as modalidades do automobilismo brasileiro. Em breve, o conteúdo do seminário estará disponível nos canais oficiais da CBA.
Autor: Assessoria de Imprensa

