CBA nomeia Joaquim Leão para presidência da Comissão Nacional de Kart Vintage (CNKV)
Objetivo da comissão é resgatar a história, preservar a memória e realizar competições contra o relógioO presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Giovanni Guerra, acaba de nomear Joaquim Leão como presidente da Comissão Nacional de Kart Vintage (CNKV), além dos membros Jayme Tadeu Barbarisi e Roberto “Juca” Guimarães Pessoa Jr.
“O objetivo da comissão é resgatar a história, preservar a memória, homenagear os pioneiros e apresentar tudo isso para as novas gerações do kartismo”, resumiu Giovanni Guerra, ele próprio um ex-kartista.
“Não fosse a dedicação dos pioneiros, talvez nosso kartismo tivesse demorado muito mais tempo para atingir o estágio atual de excelência e de reconhecimento internacional”, acrescentou.
Embora esteja em fase de finalização, o calendário deste último trimestre prevê que o primeiro evento da CNKV aconteça já durante o Campeonato Brasileiro de Kart de 2024, em uma de suas fases: Birigui (SP), Londrina (PR) e Paulínia (SP).
Competições contra o relógio
Diferentemente do que ocorre em outras categorias do kartismo, as competições de Kart Vintage terão um formato bem específico, de acordo com seu Regulamento Desportivo. Serão provas de regularidade, com karts de mesmas décadas e suas características de época.
“Nossa participação nas competições oficiais da Comissão Nacional de Kart acontecerá dentro e fora da pista. A competição será contra o relógio, com as categorias definidas pela década de fabricação, mas sem confronto direto. Haverá também exposições dos equipamentos e da história dos karts vintage, além de palestras, interação, interação dos kartistas vintage e colecionadores, com os novos pilotos e muito mais”, explicou o presidente da CNKV.
Para enfrentar esse desafio, Giovanni Guerra escalou um time de especialistas. Tendo o kart como elemento comum, todos têm longa trajetória de dedicação ao automobilismo e, cada um a seu modo, continuam atuando.
Joaquim Leão recorda que a amizade com Giovanni Guerra começou ainda na infância, quando disputavam corridas com carrinhos de rolimã nas ruas de Anápolis, em Goiás, onde ambos nasceram. Mudando-se para Brasília, passou a correr de kart nos anos 70 e seu desejo era passar para a Fórmula Vê, à época a próxima fase opôs o kart.
Entretanto, as obrigações com o curso de engenharia mecânica – iniciado na UnB e concluído em São Paulo, na FAAP -, impediram-no de continuar como piloto. Porém, sua dedicação à parte história foi fundamental para que a comissão fosse criada. E antes mesmo de assumir já catalogou centenas de documentação técnica, desportiva e de homologação.
Jayme Barbarisi é arquiteto e sua paixão pelo automobilismo é tão grande que, até hoje, é presença constante nas competições oficiais da CBA, como o Brasileiro de Kart e Copa Brasil de Kart. Competiu no Paulista de Automobilismo, na categoria Fórmula 1600, com um monoposto de fabricação própria, de nome PicNic.
O amor pelo kart histórico vem de longe, tanto que já participou de eventos internacionais. Nesse quesito, seu conhecimento vai além da pilotagem, pois engloba a parte técnica e normativa.
Já Roberto Guimarães Pessoa Jr., o Juca, tem uma vida dedicada ao automobilismo e vasta experiência, a partir de sua cidade natal, Fortaleza. Entrou no esporte como piloto de kart e chegou a andar de monoposto, em Interlagos, nos anos 70. Os poucos recursos impediram a continuidade da carreira de Juca mas, em compensação, surgiu o chefe de equipe, dirigente, o comissário, o diretor de prova, o promotor e muito mais. Atualmente, como assessor especial da presidência da CBA e representante da Comissão Nacional de Kart no Norte-Nordeste, tem destacada atuação na Gestão Giovanni Guerra.
“Com as Graças de Deus e atuação dedicada desse time, vamos dar ao Kart Vintage a importância que ele merece”, completou Giovanni Guerra.
Contato: cnkv@cba.org.br
Legendas / fotos:
Foto 1: assinatura de criação da comissão (presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo / CBA, Giovanni Guerra)
Foto 2: presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo / CBA, Giovanni Guerra e presidente da Federação de Automobilismo do Distrito Federal / FADF, Renato Constantino)
Foto 3: Joaquim Leão, presidente da Comissão Nacional de Kart Vintage (CNKV)
Foto 4: Jayme Tadeu Barbarisi (membro da comissão)
Foto 5: Roberto “Juca” Guimarães Pessoa Jr. (membro da comissão)
---
Comunicação CBA
Fran Oliveira (Institucional)
Fernanda Gonçalves (CNK)
Américo Teixeira Junior
(11) 98347-1400 / (19) 99749-8111
comunicacao@cba.org.br
Autor: Assessoria de Imprensa