Galeria de Imagem

19 Junho 2024

CNR e CTDN concluíram treinamento no Mundial de Rally Raid, na Argentina

Equipamento adquirido pela CBA passará a ser usado a partir do Rally dos Sertões BRB

Realizado na Argentina entre os dias 1º e 7 de junho, tendo a cidade de Córdoba como ponto central, o Desafio Ruta 40 deste ano contou pontos pela quarta e penúltima etapa do Mundial de Rally Raid da FIA e teve forte presença da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Foto: Comunicação CBA

Enquanto nossos pilotos e navegadores enfrentavam as dificuldades dos 1792 km do percurso, o time técnico da CBA se reuniu com o da FIA, resultando em avanços significativos para o rally brasileiro.

Lá estiveram o presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN), Fabio Greco; o presidente da Comissão Nacional de Rally (CNR), Haroldo Scipião, e Comissário Técnico Matheus Maziero. 

O encontro teve como objetivo aperfeiçoar conhecimentos para aplicação no Brasileiro de Rally Raid e Rally dos Sertões BRB. Quando da introdução dos motores turbo na categoria T1Plus em 2022, foi desenvolvido um software para instalação obrigatória nos carros com todos os parâmetros técnicos estabelecidos pela entidade internacional. Durante o período de transição, a conferência dos dados era feita nos próprios dataloggers instalados nos carros.

Entretanto, a rotina será outra a partir do Rally dos Sertões BRB. A CBA adquiriu a última geração dos equipamentos e passará a fazer as medições com dispositivos próprios. “Essa aquisição é muito importante porque vai agilizar bastante os trabalhos do time técnico da CBA em todos os Raids supervisionados por nós”, explicou Scipião. “O que fizemos na Argentina foi a última etapa do treinamento, em plena disputa de uma etapa do Mundial, o que foi extremamente útil para dirimir quaisquer dúvidas”, completou.

 

Lucas Moraes se firma na 3ª colocação no Mundial

Na vitória do piloto saudita Yazeed Al-Rajhi e do navegador alemão Timo Gottschalk, com Toyota Hilux Overdrive, o brasileiro Lucas Moraes, navegado pelo espanhol Armand Monleón, concluiu o Desafio Ruta 40 na 5ª colocação. A dupla brigava para se manter entre os três primeiros na geral, posição potencializada por uma vitória ao longo do percurso, mas a quebra de suspensão na quarta etapa frustrou os planos.

Com um Taurus T3 Max, Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs fecharam a única etapa sul-americana do Mundial em 9º na geral. Cristian Baumgart e Gustavo Gugelmin, com Prodrive Hunter, largaram para a última especial na 6ª posição, mas justamente nessa houve quebra de equipamento e a perda de quatro posições na geral. Marcos Baumgart e Kleber Cincea, também com Prodrive Hunter, abandonaram o rally ainda na primeira etapa, após 251 km.

 

Classificação do Mundial

No campeonato geral de pilotos, liderado por Nasser Al-Attiyah com 156 pontos, Marcos Moraes ocupa a 3ª posição, com 103. Os irmãos Baumgart ocupam, respectivamente, as posições 11 (Cristian, 34 pontos) e 22º (Marcos, 14). Marcelo Tiglia Gastaldi é 3º na categoria Chalenger (130) e 26º na geral. 

Entre os navegadores, Gustavo Gugelmin tem 80 pontos e é 6º na Challenger (14º na geral). Seguem Alberto Andreotti (22º na geral, 16), Kleber Cincea (25º na geral, 14), Carlos Sachs, 3º na Challenger (29º na geral, 9). O Brasil também tem representação na categoria SSV com Cristiano Batista, 9º com 52 pontos.

Legendas / fotos:  

Foto 1: Fábio Greco (CTDN), Haroldo Scipião (CNR) e Edgar Fabre, diretor do Rally BRB dos Sertões 

Fotos 2 e 3: treinamento final do comissariado CBA na Argentina

 

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

(11) 98347-1400 / (19) 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa