Galeria de Imagem

29 Janeiro 2024

CBA levou 14 mulheres para experiência no GP Cidade de SP 1000 Milhas

A próxima etapa do programa FIA GOT da CFA será na Fórmula E e já está com as inscrições abertas

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio da Comissão Feminina do Automobilismo (CFA), levou neste fim de semana 14 mulheres para Interlagos para participarem de uma corrida de longa duração, pela primeira vez, para vivenciarem o motorsport. A ação, do programa FIA Girls on Track, tem o objetivo de incentivar a presença do maior número de mulheres na área. Entre estudantes e profissionais, de 19 a 49 anos, as participantes passaram mais de 20 horas no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP), desde a largada da prova, à meia noite, até domingo (28), por volta de 14h.

Foto: CFA

Nesta edição, o FIA GOT, além de levar engenheiras e mecânicas, ampliou as áreas de atuação e as participantes atuaram em diversos setores como Comunicação e Marketing, Organização de Eventos e Comissárias de Pista, além de Engenheiras e Mecânicas. 'Dessa forma, incentivamos ainda mais a presença de mulheres no automobilismo, em diversas áreas e demostrando na prática como funciona cada uma delas. Nessa oportunidade, elas fizeram entrevistas com as pilotos, com a produção do evento e com outras pessoas sobre temas relacionados à mulheres, produziram posts para as redes sociais, atuaram na sinalização da pista, resgate dos carros, organização da corrida e também atuaram nas equipes como engenheiras e mecânicas', destaca Bia Figueiredo, piloto e presidente da CFA. 

De acordo com Bia, as meninas dificilmente teriam essa oportunidade se não fosse o FIA GOT. Assim, na prática, elas podem conhecer uma infinidade de outras possibilidades de trabalho no meio do automobilismo. 

Vanessa Nunes Alencar, de 45 anos, que atuou como comissária de pista relata: “é uma experiência muito boa que quero que mais mulheres venham compartilhar aqui na pista. Esse é o nosso sonho, que mais e mais mulheres façam parte desse projeto e de outros que virão”. Além da Vanessa, participaram também:

 

Na equipe de Organização de Eventos

1.    Nadia Fonseca Mendonça

2.    Pamella Furquim Daud

Equipe Comissária de Pista:

3.    Vanessa Nunes Alencar

4.    Beatriz dos Santos Martins

Equipe de Comunicação e Marketing

5.    Laiza Munique Dias Villaça

6.    Isabela Albuquerque Rocha Olimpio

7.    Mariana Castro Duque 

8.    Kamila Corbett Cupello 

9. Fabiana Teles dos Santos

Equipe de Engenharia e Mecânica

10. Amanda Stefany Dos Santos

11. Clarisse Castro e Araújo

12. Camylla Bighetti Pereira Garbin

13. Paula dos Santos Mascari

14. Isadora Paro

Cada equipe foi coordenada por uma voluntária. Erika Prado, fundadora da comunidade Girls Like Racing, ficou responsável pela equipe de Engenharia; Fran Oliveira, da Comunicação da CBA, coordenou a equipe de Comunicação; Jamile Salomão, social media da Forte Agência, coordenou a equipe de pista; e Raquel Alencar atuou como assistente.

Lígia Sampaio, da empresa Interlagos Sport Marketing e responsável pela organização do evento disse que “se eu faço meu trabalho com amor, não importa se todo mundo está dizendo ‘não faça’, eu vou fazer e pronto. A dica que eu dou é acreditar, erguer a cabeça, ir lá e fazer!”

Já o presidente da CBA, Giovanni Guerra, que esteve presente na largada da prova e acompanhou de perto um pouco do trabalho das FIA GOT, relata que “espero que vocês ocupem mais e mais espaços. Eu sou extremamente feliz, honrado e satisfeito pelo trabalho que foi iniciado e pelos resultados que a gente já apresentou em 2023. E espero que esses resultados sejam multiplicados em 2024 porque vocês estão fazendo um trabalho exemplar.”  

A CFA é composta ainda pela publicitária Bruna Frazão e a engenheira Rachel Loh. A próxima edição do FIA Girls On Track será realizada na Fórmula E, no dia 15 de março, sexta-feira. Serão 120 vagas para meninas de 12 a 18 anos que vivenciarão os bastidores da prova. Para participar é preciso se inscrever o no link: https://fiaformulae-updates.com/p/4H56-V8Q/fia-girls-on-track-sao-paulo 

Conheça mais sobre as meninas selecionadas e sobre o FIA Girls on Track nas redes sociais da CBA e CFA:

Instagram:
CBA: https://www.instagram.com/cba_oficial/

CFA: https://www.instagram.com/cfabrasil/

Facebook:
CBA: https://web.facebook.com/CBAautomobilismo

  

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

(19) 99749-8111 / (19) 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

 

Autor: Assessoria de Imprensa