Notícias

09 Janeiro 2024

“Cadê o carro? O pirata ‘comeu’!” - A aventura do Team Brazil no Dakar 2024

Mesmo com infortúnios dignos de roteiro de cinema, time brasileiro avança no desafio saudita

Rodrigo Varela e Enio Bozzano Júnior vivem aventura singular no Dakar 2024, que está sendo disputado entre 5 e 19 de janeiro na Arábia Saudita. Competidores da categoria UTV T4, correm por uma equipe com características bem diferentes da maioria. O Team Brazil é formado por técnicos brasileiros e familiares dos competidores e, desde o início, o objetivo foi o de mostrar a qualidade da mão de obra do país na vitrine internacional que é o Dakar.

Foto: Fotop/Rodrigo Barreto

Mas se esse quatro já seria suficiente para testar a grande experiência de seus integrantes, os conflitos em escalada que assolam o Oriente Médio tiveram efeito destruidor no planejamento do Team Brazil. A família Varela estava reunida no dia de Natal, já com as malas prontas para o desafio saudita. Todo o equipamento já estava rumando em um cargueiro para desembarcar, dias depois, na país-sede da edição, depois de navegar pelo Mar Vermelho – que obviamente não é vermelho.

Acontece que, ao sul, uma estreita faixa de entrar no Mar Vermelho tem a Eritréia a oeste e o Iêmen a leste. A região é ocupada por piratas iemenitas, que se especializaram em espalhar terror à navegação. Diante das “boas-vindas” nada boas, o cargueiro precisou pegar outro caminho e provocando um atraso de quase um mês. De uma hora para outra, a família perdeu carro, peças e acessórios – e ganhou uma bela “dor de cabeça”.

Desistir? nada de desistir!

No dia seguinte, já saímos em busca de uma alternativa e recebemos a notícia de um carro disponível em Portugal. Conseguimos fazer as adaptações em tempo recorde e, felizmente, o nosso UTV passou na vistoria e pôde competir. O principal estava feito: iríamos correr”, lembra Rodrigo, que é o atual campeão sul-americano de rally raid e está fazendo sua estreia no Dakar.

Só que, diante do improviso, a equipe chegou na Arábia Saudita totalmente desfalcada. Tudo o que faltava ali na hora estava no navio. Para resolver situações que se avolumavam, valeu a enorme experiência do chefe da equipe Reinaldo Varela, tricampeão mundial de rally e que já venceu o Dakar na mesma categoria disputada agora pelo filho.

Empresário de sucesso e exímio negociador, Reinaldo foi a campo, pois “todo mundo sabe que não temos peças de reposição, e no Dakar as trocas de muitos componentes são obrigatórias porque o equipamento simplesmente não aguenta, então, um dos meus papéis é ir de porta em porta tentar comprar componentes que nos faltam”, completa.

O visual do carro preparado às pressas já entrega a improvisação: é todo preto, cor original, pois não houve tempo de pintar nos tons dos patrocinadores, como é a prática no esporte a motor. Mas, virando noites e apelando para a criatividade, o Team Brazil surpreende, apesar dos recursos escassos diante da concorrência.

Mas a gente não desiste. O que não resolvermos na criatividade, na improvisação, vamos conseguir na negociação. Aqui, nos mercados públicos da Arábia, é tradição pechinchar. Então, vamos na deles. Brasileiro também gosta de fazer bons negócios”, resumiu o chefe da equipe Team Brazil.

Legenda da foto: Enio Bozano Junior (dir.) e Rodrigo Varela: desafios inusitados no Dakar 2024

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

(11) 98347-1400

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa