Notícias

05 Janeiro 2024

Série Fórmula Dreams mostra a trajetória de cinco kartistas brasileiros na HBO Max

Com 10 episódios, documentário estreia nesta sexta-feira

O kart é o principal berço do esporte a motor. O começo de grandes campeões do automobilismo nacional e mundial. E foi pensando em mostrar um pouco mais sobre os bastidores da modalidade que a Story Productions gravou em 2018 a série Fórmula Dreams, que estreia nesta sexta-feira, dia 5 de janeiro, na HBO Max.

Foto: Divulgação

Com 10 episódios, o documentário relata a trajetória de cinco kartistas brasileiros, que são filiados à Confederação Brasileira de Automobilismo e participam das competições oficiais da entidade: Antonella Bassani, Gabriel Koenigkan, Heitor Dall’Agnol, Murilo Rocha e Wagner Santilli. Em comum, eles têm o sonho de quem sabe um dia chegar à Fórmula 1.

Os episódios trazem toda a adrenalina das disputas, mostram como os pilotos lidam com as vitórias e derrotas, além da pressão, rivalidade, riscos, amizades e brincadeiras, revelando aos poucos o universo do kartismo.

Koenigkan, atualmente com 14 anos, tinha apenas oito quando o documentário foi gravado. “Na época, eu era bem pequeno e não entendia muito bem, mas foi muito legal participar das gravações. Ainda não vi o documentário. Vou assistir junto com todos vocês nesta sexta-feira, mas estou bem ansioso”, contou.

O piloto, que conquistou em 2022 a medalha de prata para o Brasil no FIA Motorsport Games na categoria Kart Júnior, acredita que a série também pode trazer mais praticantes para o kart. “Ela pode ser um incentivo para outras crianças que querem começar no automobilismo, pois mostra bem os bastidores e é bem interessante para futuros kartistas”, completou o piloto de Brasília.

Acostumada a desafios, a catarinense Antonella Bassani, que se tornou no ano passado a primeira mulher campeã da história da Porsche Cup, com apenas 17 anos, tinha 12 quando a série foi gravada e já lutava por seu lugar no mundo dos meninos. A pilota também espera ansiosa pela estreia do documentário.

“Eu já assisti a um episódio, mas só vou assistir inteiro nesta sexta, junto com todo mundo. Acredito que será um incentivo para todos os pilotos, para os fãs e pessoas que não sabem como começar. Vai ajudar a ter uma base, uma noção do que é preciso, da atenção necessária dos pais, de como eles nos ajudam a evoluir cada vez mais. Então, é uma série essencial para quem está começando, que pode servir como uma inspiração. Estou muito ansiosa para sentar em frente à TV e assistir com a minha família e relembrar esses tempos do kart, porque já tenho uma saudade imensa”, ressaltou Antonella.

O paulista Wagner Santilli, com 15 anos atualmente e nove durante as gravações, também não esconde a alegria por fazer parte do documentário. “Uma das maiores experiências da minha vida foi a gravação do Formula Dreams, foi uma experiência sem igual. Até agora só assisti ao primeiro episódio, mas já deu para perceber que a série está emocionante, mostrando na íntegra a realidade do dia a dia de nós pilotos; estou muito feliz por ver que a série definitivamente está sendo lançada, e não tenho dúvidas de que a mesma irá inspirar muitas crianças ou até mesmo adolescentes a correrem atrás de seus sonhos”, avaliou.

“Para mim, o céu é o limite, e se tem uma coisa que me ensinam desde pequeno é que nunca devemos desistir. Temos que fazer de nossos sonhos um caminho real rumo a realidade; sempre com muita fé, foco e disciplina. Acredito também que o Formula Drems seja um incentivo para crianças se interessarem cada vez mais pelo esporte, pois o esporte traz a disciplina e o foco em alta intensidade para nossa vida”, concluiu Santilli.

Murilo Rocha, que tinha oito anos quando a série foi filmada, também frisou a satisfação em participar do Formula Dreams. “Foi uma experiência muito boa e legal, eu nunca imaginei participar de uma série tão novo”, comentou o paulista, que tem 14 anos atualmente.

Campeão Brasileiro no ano passado, pela categoria F4 Júnior, o gaúcho Heitor Dall’Agnol também tinha oito anos na época das gravações. Ele morava com cuidadores em um motorhome próximo ao kartódromo Granja Viana.

“O Formula Dreams teve início quando eles encontraram o meu caminhão no estacionamento do kartódromo. Eles começaram mostrando o meu cotidiano vivendo ali, as dificuldades que os pais e pilotos sofrem na pista”, lembrou Heitor, hoje com 14 anos. “Quem está de fora, só vê as glórias, mas a carreira de um piloto é constituída por mais derrotas do que vitórias. E nós que vivemos o automobilismo, sabemos disso”, continuou o piloto.

“Pra mim, foi uma experiência bem legal e acho muito bacana poder passar tudo isso para outras pessoas, para elas verem um pouco como é o meio do automobilismo. Acredito que irá incentivar muita gente e ajudá-las a entender como funciona esse nosso mundo gigante do kartismo, que roda o Brasil inteiro e o mundo inteiro”, disse Heitor, que mantém firme o sonho de estar um dia na principal categoria do mundo.

“Ninguém entra numa corrida para perder. Desde que entramos na pista, o sonho é vencer e quem sabe um dia chegar na Fórmula 1. Por mais que seja difícil hoje, o nível que a Fórmula 1 está, o investimento necessário, nós sabemos que temos pilotos muito bons no Brasil e aqui sobra talento. Acredito que a série vai abrir os olhos de mais pessoas para isso”, finalizou Heitor.

Nick Story, showrunner da Formula Dreams e produtor executivo da série, diz que o documentário é “sobre a aventura mais emocionantes de nossas vidas: crescer.” Ele conta como o tema chamou sua atenção e o fez idealizar a série.

“Sempre vou me lembrar da primeira vez que olhei pelo visor da câmera e apertei o botão REC: um grupo de crianças usando capacetes bacanas, macacões de corrida e conversando animadamente sobre sua próxima corrida. Essa imagem me impressionou e eu soube naquele momento que precisava contar essas histórias. Era algo totalmente de outro mundo para mim e ao mesmo tempo muito familiar. Os sonhos são como uma montanha-russa em nossas vidas, são assustadores, mas temos que lutar por eles. Os sonhos nos transformam. Espero que quem assista à série sinta um pouco dessa emoção que esses jovens pilotos e suas famílias sentem ao correr atrás de seus sonhos”, destacou Story.

Formula Dreams é uma série de 10 episódios produzida pela Story Productions em São Paulo, Brasil. Para saber mais, acesse: https://www.formuladreams.com/ 

Autor: Assessoria de Imprensa