Galeria de Imagem

02 Setembro 2023

Gabriel Bortoleto: Passo gigantesco rumo à Fórmula 1

Piloto brasileiro conquista título da F3 por antecipação e “carimba o passaporte” para muito mais

Poucas vezes se viu uma temporada de acesso à Fórmula 1 tão forte como a do brasileiro Gabriel Bortoleto, piloto de 18 anos que conquistou nesta sexta-feira, 1, o FIA Formula 3 Championship em Monza, na Itália, última rodada dupla do calendário internacional.

Ao construir uma jornada repleta de resultados significativos, pontuando de forma consistente mesmo quando não podia vencer, o piloto apoiado pelo Banco BRB nem precisou esperar as provas da programação para festejar o título. Bastava para tanto que seus principais adversários não conquistassem a pole position.

De fato, não foram capazes de fazê-lo. Mas mesmo que o fizessem teriam de vencer as duas corridas, contanto que o piloto da equipe Trident zerasse em ambas.

Com residência fixa na Itália desde 2017 Gabriel se destacou muito nas competições de kart chegando a conquistar a terceira colocação no Campeonato Mundial e no Europeu de Kart em 2018, quando competia pela categoria OK Júnior. Em 2019 esteve muito competitivo na classe OK, principal classe do kartismo mundial e, naturalmente, seguiu para as competições de fórmula em 2020.

Competindo pela premiada equipe Prema no Campeonato Italiano de F-4 o jovem brasileiro mostrou todo o seu talento e, mesmo diante de grids com mais de 30 carros, esteve sempre entre os mais velozes, conquistou pódios, vitórias, e encerrou a temporada na quinta colocação.

Nos anos de 2021 e 2022 Bortoleto competiu pela Fórmula Regional Eurpean Championship by Alpine - FRECA. Nos dois anos em que esteve no Campeonato Gabriel amadureceu muito enquanto pessoa e, também, como atleta. Assim como na categoria anterior o brasileiro deixou a sua marca tendo conquistado vitórias, pódios e por seus resultados foi convidado para testar na F-3 FIA, competição preliminar da Fórmula-1, com a equipe Trident – campeã da temporada 2022. Com excelentes marcas nos treinos no autódromo de Jerez de La Frontera, na Espanha, o time italiano sediado em Milão não teve dúvidas e contratou Gabriel para a temporada 2023.

A TEMPORADA DA F-3

Desde o fim de 2022 Gabriel Bortoleto firmou uma parceira com a A14 Management, empresa fundada por Fernando Alonso, para fazer e gestão e direcionamento de sua carreira. Sempre acompanhado pelo espanhol Albert Resclosa (sócio de Alonso) e o seu driver coach Roberto Streit, Gabriel começou a construir o seu título na primeira etapa da temporada 2023 no Barein – Oriente Médio. Naquela ocasião Bortoleto venceu a feature race – corrida principal do fim de semana e, daí por diante, não mais perdeu a liderança do Campeonato.

Na segunda rodada do ano, disputada em Melbourne – Austrália, Gabriel voltou a brilhar tendo feito a pole-position e conquistado mais uma vitória de feature race. Animado pelos bons resultados e seguindo todas as orientações de pista e extra-pista de Alonso, Bortoleto seguiu para as demais etapas pontuando sempre de forma muito consistente.

Para concluir o título nesta sexta-feira Gabriel chegou à Monza tendo conquistado cinco pódios na temporada e aberto uma diferença de 38 pontos para o segundo colocado, o estoniano Paul Aron. A única chance que seu concorrente teria de brigar pelo título seria o de conquistar todos os pontos do fim de semana que incluíam, também, os dois pontos da pole-position desta etapa que, hoje, foi registrada por Oliver Goethe – companheiro de equipe de Gabriel. Assim, com 36 pontos ainda em jogo no fim de semana e Gabriel com 38 de vantagem, mesmo sem somar nenhum ponto nas corridas de sábado e domingo o brasileiro não tem como ser alcançado pelos demais concorrentes.

“Estou realmente muito feliz com a conquista que atingimos hoje aqui em Monza. Sempre fui dedicado em todas as competições que participei e, especialmente neste ano, sinto que evolui demais tanto dentro como fora da pista. A oportunidade de ter chegado até aqui foi sem dúvida especial e espero, sinceramente, continuar elevando a bandeira do Brasil na busca pelo meu objetivo de me tornar um piloto de sucesso na F-1. Dedico esta conquista a Deus, minha família, à equipe Trident, aos profissionais que estiveram comigo nesta caminhada e a todos que torceram e me deram forças durante todo o ano. Ao Banco BRB, Ebury e Americanet – empresas que me patrocinaram nesta temporada – minha sincera gratidão”, comemorou entre muitos sorrisos o brasileiro de 18 anos.

Autor: Assessoria de Imprensa