Notícias

02 Junho 2023

CBA divulga adendo ao RNK de 2023. Liberação dos novos motores Shifter é uma das novidades

Mudanças já serão válidas a partir da Copa Brasil de Kart em julho

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) publicou nesta semana um novo adendo ao Regulamento Nacional de Kart (RNK) para a temporada 2023.

Foto: Fábio Oliveira

As mudanças já serão válidas para os eventos nacionais a partir da 24ª Copa Brasil de Kart, que será realizada em julho, no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC).

Entre as novidades, a Comissão Nacional de Kart da CBA anunciou a liberação do uso dos novos motores Shifter (categorias KZ), que foram homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em 2022. A decisão foi tomada a partir de conversas com os pilotos e preparadores de motores da categoria.

As demais mudanças são:

1) Escapamento: liberação do uso de braçadeira metálica (apenas uma unidade) no escapamento das categorias de motores 2 tempos em que o uso do segundo abafador for obrigatório, mantendo a restrição de não permitir a saída falsa de gases. Nas demais categorias com motores 2 tempos (Mini 2T, SS, SSM, S 60+, Shifter-Kart) e nas categorias OK FIA e OK Júnior FIA, além das categorias 4 tempos, o uso segue proibido;

2) Carenagem: para todas as categorias, será o obrigatória a utilização do Painel Dianteiro (Bico) tipo FIA Karting, homologado CBA, FIA Karting/CBA, FIA Karting autorizadas CBA ou FIA Karting, conforme a categoria. Além disso, a partir de agora, todos os karts equipados com Painéis Dianteiros (Bico) nacionais deverão ser equipados com os blocos de fixação do Painel Dianteiro (Bico) número 05/PD/2020.3, das marcas CONCEPT ou MEGA, fabricados em Nylon 6 na cor branca, com as dimensões corrigidas para o padrão FIA Karting.

Para conferir todos os detalhes do novo adendo, acesse: https://www.cba.org.br/upload/downloads//467/regulamento-nacional-de-kart-2023-adendo-05-.pdf

RNK 2023: https://cba.org.br/downloads/listar/659/3/2023

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
11 98245.4511
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
11 98347-1400
comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa