Notícias

21 Maio 2023

Carta do Presidente Giovanni Guerra

Mais de 10 mil postos de trabalho movimentam o final de semana do automobilismo

Dez Mil pessoas atuando profissionalmente. Esse é o número movimentado neste final de semana, de 19 a 21 de maio, nos seis campeonatos brasileiros que acontecem simultaneamente, sob a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Destes, cinco acontecem no Rio Grande do Sul e um em São Paulo.

Promovidos pela Vicar, o Autódromo de Tarumã (Viamão, RS) recebe as etapas do Brasileiro de Stock Pro, Stock Series e Copa HB20 (H Racing). Ainda no estado, no complexo do Velopark (Nova Santa Rita, RS), acontece as etapas 3 e 4 do Brasileiro de Drift, sob a alçada da Ultimate Drift.

Isso sem falar no maravilhoso Rally de Erechim, um dos mais importantes eventos de todo o automobilismo brasileiro e que seria, ao mesmo tempo, o Sul-americano, o Brasileiro e o Gaúcho de Rally de Velocidade. Em São Paulo, a cidade de Tremembé sedia a segunda etapa do Brasileiro de Arrancada, promovida pela M&L Producoes.

Digo tudo isso para mostrar que estou muito orgulhoso do nosso automobilismo, por ser um setor importante da economia do Brasil. E também da CBA, que com sua estrutura renovada e ampliada, consegue atuar em tantas frentes ao mesmo tempo.

O número não saiu de nossa cabeça, foi alcançado a partir da somatória de todas as frentes de produção que atuam numa etapa do Brasileiro. Sejam atividades fixas ou temporárias, estão todos distribuídos em organização, promoção, equipes, pilotos, equipes de apoio (resgate, serviço médico, sinalização, combate a incêndio, cronometragem, secretaria de prova etc.), imprensa e os mais diversos serviços que são contratados para a realização de um evento. Isso sem falar que movimenta o comércio local e dá visibilidade nacional e internacional para a região. Some-se a isso todo o staff da CBA, dentro e fora das pistas, que atua para realizar a supervisão técnico desportiva.

Não estamos contando, evidentemente, o enorme público que comparece às praças desportivas, acompanhando de perto as emoções geradas nas pistas, mas também contribuindo, direta ou indiretamente, para que o evento se torne um sucesso e produza resultados melhores ainda.

Algumas praças não estão dando o devido valor para o automobilismo, mas graças a Deus isso é exceção. Por onde passam os campeonatos brasileiros sob a alçada da CBA, somos bem recebidos e deixamos um grande resultado econômico. É um círculo virtuoso que mais e mais, com a ação dedicada de todos, vai se ampliando.

Fiquem com Deus e viva Automobilismo Brasileiro!

Autor: Presidência CBA