Galeria de Imagem

29 Março 2023

CBA leva mais de 100 meninas para o FIA Girls On Track Brasil na Fórmula E

Anhembi reuniu meninas entre 12 e 18 anos com diferentes vivências, classes sociais e noção de automobilismo

O programa Girls on Track da Fédération Internationale de l’Automobile (FIA), tem o objetivo de capacitar, promover a igualdade de gênero e aumentar a porcentagem da representatividade feminina no esporte a motor, e foi exatamente isso que as meninas viveram no dia 24/03, sexta-feira. “Foi um dia em que tudo que elas viveram teve algo especial e pensado para elas, para que saíssem de lá com as infinitas possibilidades que esse esporte pode proporcionar. Desenvolvemos toda a programação com muito carinho e dedicação. Foram quase 6 meses de trabalho, reuniões, ideias, noites em claro e muita ansiedade para ver tudo acontecer!” enfatiza Bruna Frazão, membro da Comissão Feminina do Automobilismo (CFA). O FIA Girls On Track (FIA GoT) na Fórmula E, em sua primeira passagem pelo Brasil, foi organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio da CFA.

Foto: FIA FE Media e Comunicação CBA

Os grupos foram separados por idades, para possibilitar entrosamento entre as participantes. Voluntárias auxiliaram durante todo o evento e foram as responsáveis por guiar, traduzir algumas palestras do inglês para o português e manter a segurança das jovens. “Foi um evento incrível, acredito que foi uma experiência que marcou a vida de todas. Um dos momentos mais especiais foi quando a Laurie Clog do box da Maserati fez um discurso, dizendo que sabia falar “hello / bye bye” e que começou no automobilismo limpando as pistas de corrida, só para estar presente no motorsport, isso com certeza deixou uma boa mensagem para todas”. Comenta Tatiana Ferri, voluntária do FIA GoT.

Entre a programação, as convidadas puderam participar de um jogo de perguntas sobre automobilismo e pneus, programado pela Hankook Tire Global, um workshop sobre robô, promovido pela ABB Group e um minicurso de Primeiros Socorros e Resgate - especial para crianças, ministrado por Waltecir Lopes, Prof. da Pós-graduação da Medicina Esportiva e da Fisiologia do CEFIT e Colaborador da ABMAR (Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas), e por Mirian Ribeiro, gestora do projeto 'SOS aos Acidentes Domésticos'.

Na prática, as meninas tiveram uma experiência com a piloto e preparadora física Bia Martins com uma batak machine, onde puderam melhorar a reação, a coordenação olho-mão e a resistência, além de proporcionar um elemento de diversão e competição, e ainda montaram algumas células de bateria de lítio (as mesmas usadas nos carros da F-e) com a WAE Technologies.

Fechando o dia em grande estilo, todas tiveram a oportunidade (muitas delas, pela primeira vez) de pilotar um kart elétrico em uma pista, montada especificamente para elas. “Levamos 11 Karts elétricos para dentro do espaço da FIA Girls on Track, no Sambódromo e montamos uma pista com duas retas, algumas curvas travadas e limitamos a velocidade do kart, para que mesmo aquelas meninas que nunca tinham andado conseguissem aproveitar o momento e se divertissem. É difícil traduzir em palavras o que vivemos nesse evento, foi épico. Por mais mulheres no automobilismo!” relata Rodrigo Soares, responsável pela pista de Kart.

Durante todo o evento, as meninas ainda tiveram diversas palestras, onde mulheres que já atuam no setor contaram sobre suas profissões e dividiram suas experiências no motorsport, “Integrar a Comissão Feminina do Automobilismo (CFA) é proporcionar esses momentos de trocas, cada uma compartilha o que aprendeu na carreira, as conquistas, desafios e ajuda jovens de diferentes idades na escolha de uma profissão, na descoberta de possibilidades e acima de tudo, a entenderem que elas podem fazer o que quiserem, porque o lugar delas é onde elas quiserem e estiverem bem para estar”, ressalta Bia Figueiredo,  representante da FIA Women para a América Latina, e presidente da Comissão Feminina do Automobilismo (CFA) da CBA.

Esta foi a sexta etapa da temporada 22/23 da Fórmula E, e a primeira do e-Prix de São Paulo. Durante a prova, realizada no sábado, dia 25/03, cerca de 23 mil pessoas passaram pelo local, segundo a organização. O espaço da FIA GoT também estava aberto e pode ser visitado pelo público presente.“Estou muito feliz com os resultados que a Comissão Feminina de Automobilismo obteve ao executar o programa Girls on Track na etapa brasileira da Fórmula E. Já havia sido um grande sucesso no GP São Paulo de Fórmula 1 e agora foi mais grandioso ainda, pois a presidente Bia Figueiredo, a engenheira Rachel Zein e a publicitária Bruna Frazão levaram mais de 100 meninas, entre 12 e 18 anos, para conhecer o universo do automobilismo e da Fórmula E. A CFA tem vasta agenda para inclusão de mais mulheres no automobilismo e as meninas estão acelerando fundo, com a graça de Deus”, conclui Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo.

 

Texto: Amanda Zopelaro

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

19 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa