Galeria de Imagem

23 Março 2023

CBA realiza programa FIA Girls On Track na Fórmula E do Brasil

O FIA GoT vai acontecer durante a Fórmula E no e-Prix de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi

Por Comunicação CBA, com Amanda Zopelaro, Assessoria de Imprensa da Comissão Feminina de Automobilismo da CBA

Foto: FIA FE Media e Bruna Frazão

 

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio da Comissão Feminina de Automobilismo (CFA), está organizando o FIA Girls On Track (FIA GoT) na Fórmula E, em sua primeira passagem pelo Brasil. Nesta sexta etapa da temporada 22/23 da categoria, o e-Prix de São Paulo vai ser palco do programa da Fédération Internationale de l’Automobile (FIA), criado com o objetivo de capacitar, promover a igualdade de gênero e aumentar a porcentagem da representatividade feminina no esporte a motor.

Nesta edição, a segunda que acontece no Brasil - a primeira foi durante a Fórmula 1, em 2022 -, meninas entre 12 e 18 anos foram selecionadas a partir de um questionário, cuja pergunta base foi: qual o motivo de querer participar do FIA GoT? Ao todo, 120 meninas vão acompanhar as atividades desta sexta-feira, 24, que são ancoradas em três pilares principais: Carreira, Educação e Corrida. Vão descobrir uma variedade de novas habilidades e experiências para ajudá-las no futuro, e quem sabe, no automobilismo.

As convidadas serão conduzidas por mulheres que já atuam no automobilismo e indústria automotiva, por meio de um conjunto de atividades e workshops. Todas vão conhecer os bastidores do paddock da Fórmula E, interagir com as diversas mulheres que atuam e trabalham nas equipes e na categoria, e ter a oportunidade de conversar com os pilotos.

A programação também inclui workshop de robótica, com a ABB, parceira oficial para o fornecimento da infraestrutura de carregamento da Fórmula E; jogo de perguntas sobre automobilismo e pneus com outro parceiro do campeonato, a Hankook; disputa em um minicircuito com karts elétricos; exercícios e objetos para melhorar a reação, coordenação olho-mão e resistência, dentre outra atividades.

Os talks sobre carreira vão ser comandados por nomes como Beatrice Foucher, CEO da DS Automobiles; Laurie Clogg, chefe de parcerias na Maserati MSG Racing; Marcella Assumpção, a jovem kartista brasileira que se tornou a primeira mulher a se formar na Escola Brasileira de Kart - com apenas 8 anos de idade; Erika Prado, engenheira de dados e mecânica da F4 Brasil; Patrícia Nunes Alencar, primeira mulher mecânica da Porsche Cup Brasil; Bárbara Rodrigues, primeira mulher a comandar uma equipe na Stock Car Pro Series; Carolina Nunes, primeira e única piloto trans do Brasil; Simona di Silvestro, primeira mulher a marcar pontos na Fórmula-E.

Bia Figueiredo, presidente da Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da CBA e representante da FIA Women para a América Latina, está no comando de toda a organização do FIA GoT. Ao lado da renomada piloto estão Rachel Loh - engenheira de competição da A.Matheis Motorsport no Campeonato Brasileiro de Stock Car, membro da CFA e da comissão técnica da FIA na etapa do Brasil - e Bruna Frazão, publicitária, especializada em marketing automotivo e também membro da CFA.

 “Esta edição do FIA GoT está ainda mais especial. Na Fórmula 1, levamos 35 mulheres para conhecerem os bastidores da competição, mas desta vez serão 120 jovens, algumas sem nenhum contato com o automobilismo até então. Apoiar programas como esse é o trabalho da CFA, comissão criada pelo presidente Giovanni Guerra, da CBA, que nasceu para ser referência a todas as mulheres que estão no automobilismo ou sonham chegar até aqui.” enfatiza Bia.

 

Fotos da Galeria:

01 foto - Interação das meninas do FIA GoT com piloto

02 foto - ABB STEM Challenge: experiência com robô

03 foto - Tour pelos boxes das equipes

04 foto - Tenda de carreiras

05 foto - Da esquerda para a direita: Bruna Frazão, Marcella Assumpção, Bia Figueiredo e Rachel Loh

06 foto - Da esquerda para a direita: Bia Figueiredo, Rachel Loh e Bruna Frazão

07 foto - Bia Figueiredo

08 foto - Marcella Assumpção

 

COMUNICAÇÃO CBA
Fernanda Gonçalves (Kart)
Fran Oliveira (Institucional)
Américo Teixeira Junior
comunicacao@cba.org.br
19 99749-8111
11 98234-1400

Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) / Autor: Assessoria de Imprensa