Notícias

22 Fevereiro 2023

FIA e FIM fortalecem colaboração em segurança e inclusão

A brasileira Fabiana Ecclestone participa do comitê atuando em assuntos jurídicos e de diversidade


As duas principais federações do esporte a motor mundial uniram forças. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) reuniram representantes em um encontro realizado em Lille, na França, no último dia 7 de fevereiro. A reunião inaugural do Comitê FIM-FIA foi organizada no âmbito da Conferência anual de Comissões da FIM. A ocasião marcante sinaliza um fortalecimento da colaboração entre os dois órgãos mundiais de regulação do esporte motorizado.

Foto: Beto Issa/GP São Paulo F1

O principal objetivo do Comitê é atuar como um mecanismo de comunicação e coordenação entre a FIA e a FIM, para que as duas partes possam compartilhar informações e apoiar oportunidades mútuas.

O Comitê é presidido por Jan Š?oví?ek, como membro do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA e ex-membro do Conselho de Administração da FIM. O Comitê é formado pelos vice-presidentes da FIA – Fabiana Ecclestone e Rodrigo Rocha, secretário-geral de Esportes (quando indicado) e Michael Mathys, chefe do Gabinete do CEO e Projetos Especiais. A FIM nomeou Michal Sikora - Presidente da FIM Europa, Stephan Carapiet - Presidente da FIM Ásia e representantes da administração da FIM Jean-Paul Gombeaud - Diretor de Esportes e Nita Korhonen - Diretora de Ligação da FMN/CONU como seus representantes no Comitê.

Vice-Presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, Fabiana Ecclestone tratará de assuntos jurídicos – licenças e homologações de pistas e categorias - e de inclusão (EDI) no recém-formado comitê inter-federações.

Os desafios compartilhados enfrentados por ambos os órgãos incluem tópicos como médicos, técnicos, ambientais, regulatórios, jurídicos, e EDI (Equality, Diversty and Inclusion – sigla em inglês para Igualdade, Diversidade e Inclusão). Foi acordado que unir forças e compartilhar recursos nessas questões produziria um resultado mutuamente benéfico.

A primeira reunião inaugural centrou-se na definição do papel do comitê, nas responsabilidades dos seus membros e na definição da cooperação nas áreas da sustentabilidade, debate que contou com a presença de Kattia Juarez - Diretora da Comissão de Sustentabilidade da FIM, enquanto outros temas incluíram a homologação de circuitos para ambas as modalidades.

Representantes dos respectivos departamentos de segurança da FIA e da FIM já colaboraram anteriormente no redesenho do circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. A primeira conferência combinada da FIA e da FIM Women in Motorsport também foi realizada em Londres em dezembro de 2022.

O Comitê concordou em rever o projeto inter-federações Unidos Contra o Abuso, que foi trazido à pauta pela FIA e que também terá atuação de Fabiana. A intenção é angariar apoio da FIM e envolver outras federações internacionais na missão.

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, disse: “Combinar os recursos e know-how de nossas duas federações faz todo o sentido na perspectiva de reunir recursos, compartilhar experiências e ideias para o benefício mútuo do automobilismo de duas e quatro rodas. À medida que aprofundamos nossa colaboração em projetos futuros e enfrentamos os desafios que temos pela frente, acredito que somos mais fortes juntos.”

Jan Š?oví?ek - O presidente do Comitê FIM-FIA disse: “Gostaria de agradecer ao presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, e ao presidente da FIM, Jorge Viegas, por seu apoio e envolvimento nesta importante iniciativa. Este é um momento verdadeiramente histórico, pela primeira vez na história que a cooperação de nossas duas federações foi formalmente institucionalizada. Com minha experiência como presidente de uma federação nacional mista e membro do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA e do Conselho de Administração da FIM, sei como isso é importante para desenvolver o automobilismo e enfrentar os desafios conjuntos do mundo de hoje. Sinto-me honrado em fazer parte desta missão.”

Jorge Viegas - O Presidente da FIM pontuou: “Como na maioria dos casos no mundo moderno, podemos ser mais fortes e eficazes através da colaboração e cooperação, por isso estou orgulhoso e encantado por ver e desempenhar o meu papel na formalização desta importante FIA -Comitê FIM. Por meio de nossas atividades separadas, compartilhamos muitos dos mesmos desafios que podem ser levados a melhores resoluções trabalhando em conjunto e compartilhando nossas experiências e conhecimentos das diferentes federações. Por fim, gostaria de prometer todo o apoio da FIM ao projeto de abuso online da FIA e nosso compromisso de desenvolver ainda mais esse projeto”.

Fabiana Ecclestone – Vice-Presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, concluiu: “Foi uma primeira iniciativa, e muito bem-vinda. Esta união visa trabalhar os desafios que ambas as federações têm enfrentado e há várias maneiras em que uma pode colaborar com a outra com seu conhecimento e experiência. Apesar da diferença de modalidades, FIA e FIM têm vários assuntos em comum e este intercâmbio será benéfico para o esporte a motor em geral”.

Legenda da foto: Vice-Presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, a brasileira Fabiana Ecclestone atuará na comissão nas áreas jurídica e de igualdade/inclusão

 

Texto: Comunicação CBA com assessoria de imprensa

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

19 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa