Notícias

25 Novembro 2022

CBA implanta FIA Girls on Track no GP de São Paulo

Sob coordenação de Bia Figueiredo, programa levou 40 mulheres que atuam no automobilismo para Interlagos

No último dia 10, quinta-feira, pilotas, engenheiras, mecânicas, donas de equipe, promotoras de eventos, oficiais de competição, jornalistas especializadas e patrocinadoras do esporte tiveram a chance de ter uma experiência única em suas carreiras na maior categoria de automobilismo do mundo, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, em Interlagos.

Foto: Divulgação

Convidadas de honra da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), 40 mulheres das mais diversas áreas ligadas ao esporte participaram do programa FIA Girls on Track, que tem como objetivo estimular, inspirar e incentivar a presença feminina em um esporte majoritariamente masculino.

De acordo com Bia Figueiredo, coordenadora do Girls on Track no Brasil e representante da CBA na Comissão Mulheres no Automobilismo, da FIA, vários países já adotam esse projeto em diversas categorias e o Brasil assumiu o compromisso na F1. “Conseguimos observar um aumento de projetos voltados para mulheres no automobilismo, o Fia Girls on Track é um deles. Começamos esse trabalho recentemente, quando levei o projeto ao Giovanni Guerra, presidente da CBA. Ele topou e começamos a ir atrás para que esse projeto se concretizasse no Brasil”, explica.

O intuito é ampliar ainda mais os convites para a segunda edição, que será realizada no ano que vem, para mulheres de todo o Brasil. “As meninas que ficaram de fora, não desanimem. Se não foi chamada, envie um e-mail para a CBA, aos meus cuidados, contando o que você faz no automobilismo. Nós queremos conhecer todas as mulheres que estão trabalhando em todo o Brasil”, esclarece Bia. O e-mail indicado é cba@cba.org.br.

A representante ainda completa que o projeto veio para animar, incentivar e incluir mulheres e aconselha que as representantes femininas continuem insistindo. “Queremos dar oportunidade para que elas cresçam ainda mais no automobilismo, temos planejamento para incluir em outras categorias ano que vem, além da F1. Tem muito trabalho pela frente e, com certeza, teremos eventos legais”, finaliza.

Nesta edição participaram as pilotas: Bruna Alberti Tomaselli, Antonella Bassani, Debora Rodrigues, Ana Laura Ogawa Ribeiro, Ana Julia Pires Fernandes Miranda, Anna Luiza dos Santos Pimpão, Ana Beatriz Freire Martins, Giovana Marinoski, Thaline Mariana Zanella Chicoski, Rafaela Daminelli Ferreira; as engenheiras: Rachel Loh, Samara Helou; as mecânicas Janaina Thais Sanocki, Patricia Nunes Alencar, Cecilia Brito, Maria Clara Martinez, Paula Mascari, Natalia Vieira Araujo, Erika Prado; as promotoras Maria Fernanda Medeiros, Regina Franzé, Maggie Stagnaro; a comissária Violeta Pernice; as patrocinadoras Thais Frossard Frateschi, Lilian Volponi, Alessandra Souza, Bruna Almeida, Caroline Aranha; as donas de equipe Barbara Rodrígues, Camila Pardal de Figueiredo; as jonalistas Ana Caroline de Oliveira Martins, Nathalia de Vivo, Kalinka Schutel Silva, Glauce Machado Schutz, Isamara Fernandes; e na organização Ana Beatriz Figueiredo, Bruna Frazão, Karina Simões, Milene Rios Chaves.

Para saber mais informações sobre o Girls On Track, acompanhe o site, as redes sociais da CBA e fique ligada! Em breve, teremos mais informações sobre o FIA Girls on Track.

 

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

19 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa