Notícias

05 Setembro 2022

Federação Paranaense de Automobilismo completa 61 anos

Entidade, fundada no dia 29 de agosto de 1961, foi uma das responsáveis por constituir a CBA

O último dia 29 de agosto foi um dia histórico para o automobilismo do Paraná. A Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) comemorou 61 anos de fundação, realizado em 1961.

Foto: Victor Lara

O pioneirismo da Federação Paranaense aparece logo em seus primeiros dias de existência, quando no dia 7 de setembro de 1961, nove dias depois de sua fundação, entra para a história como uma das entidades formadoras da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), em conjunto com a Federação de Automobilismo de São Paulo, Federação Gaúcha de Automobilismo, Federação Carioca, Federação Mineira, além do Automóvel Clube de Brasília e Automóvel Clube de Blumenau.

Outro ponto de destaque é a revelação de novos pilotos, além da construção de novas praças esportivas e o início de novas categorias. Foi no Paraná que nasceram categorias que hoje são destaques do automobilismo brasileiro como a Fórmula Truck, Pick-up Racing, Arrancada de Tratores e Cadete (categoria do kart). O estado ainda é o responsável pela criação da Copa Brasil e o Sul-Brasileiro de Kart, entre outras.

 

 

A diretoria

A atual diretoria da FPrA tem como presidente Rubens Gatti e como vice-presidente Bento Tino. O Conselho Fiscal é composto por Nelson Fernandes, Roberto Cirino e Delso Bertasso, enquanto os membros suplentes são Rui Amauri Gatti e Fernando Duarte; diretor financeiro Salete Elger e diretor jurídico Jakson Hohara Mendes.

Rubens Gatti frisa que o paranaense tem uma cultura de automobilismo enraizada e isto faz com que o estado venha se destacando por décadas como celeiro de pilotos, com nomes na Fórmula 1 e em categorias nacionais e internacionais. “Temos pilotos em todas as categorias em disputa no automobilismo nacional e com campeões em muitas delas. Temos competições em todas as categorias do esporte motor e hoje o Paraná é o estado com maior número de pilotos filiados à CBA. Acreditamos que manteremos esta posição também para a próxima temporada”, salienta o presidente.

Com a pandemia da Covid-19 em situação mais amena, o automobilismo volta a crescer. Rubens Gatti relembra que em junho deste ano foi inaugurado o Autódromo de Velocidade na Terra, em Telêmaco Borba, e planeja em breve uma pista de Arrancada na Terra, em Foz do Iguaçu; de kartcross, em Toledo; e de Velocidade na Terra, em Palotina. “As nossas conquistas têm como base o bom trabalho feito pelos clubes, pelas equipes e pelos pilotos. Somos uma Federação forte porque temos um quadro de colaboradores excelente composto por mais de 40 pessoas entre comissários desportivos, comissário técnicos, diretores de prova e secretários de provas”, finaliza.

Legenda da foto: Rubens Gatti 

Texto: Fran Oliveira com informações da assessoria de imprensa da Federação Paranaense de Automobilismo

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

19 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa