Notícias

04 Agosto 2022

CBA participa de congresso da FIA com três experiências de sucesso do automobilismo brasileiro da Gestão Giovanni Guerra

As conquistas apresentadas foram relacionadas ao kartismo, monopostos e relacionamento com iniciativa privada

Terminou nesta quarta-feira, 3, a 23ª edição do FIA American Congress 2022 na cidade colombiana de Cartagena. Com as presenças do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, e da vice-presidente de esporte para América do Sul, Fabiana Ecclestone (que participou de forma digital), o encontro anual tem atuação destacada do Brasil, com exposição de três projetos nascidos no país, mas de interesse de todo o continente americano.

O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Giovanni Guerra, apresentou para representantes de 22 países alguns dos principais avanços alcançados em sua gestão, iniciada em 15 de janeiro de 2021, tais como a Fórmula 4, a competição internacional de kart FIA Regional Cup e a parceria inédita entre a entidade e a iniciativa privada, por intermédio do Banco BRB.

A plenária PARTNERING WITH THE PRIVATE SECTOR - BRAZILIAN ASN CASE STUDY foi conduzida por Guerra e o presidente do Banco BRB, Paulo Henrique Costa. O presidente da CBA destacou os investimentos diretos no patrocínio de competições de kart promovidas pela CBA, como a Copa Brasil e o Campeonato Brasileiro, além da plataforma de negócios representada pelo cartão de crédito BRB CBA Mastercard, que já está em operação e é destinado para toda a comunidade do automobilismo brasileiro, fãs e demais profissionais com atuação no meio.

Banco público com 55 anos de existência, o BRB tem ativos de R$ 41 bilhões, 4,5 milhões de clientes, vasta presença nacional e internacional, completa plataforma digital de produtos e serviços, estratégias de parcerias com clientes específicos para geração de negócios e valor em nichos etc.

Paulo Henrique Costa explanou sobre a importante geração de negócios e exposição da marca BRB no automobilismo brasileiro. Além do contrato de longo prazo com a Confederação Brasileira de Automobilismo, o banco patrocina competições como a Stock Car, Fórmula 4 e Rally dos Sertões. Registra-se, também, apoio a pilotos em diversas competições nacionais.

Enfatizando a importância do automobilismo para a instituição financeira, o presidente do BRB detalhou a operação que transferiu para o banco a administração do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, por um período de 30 anos. A volta das competições acontecerá ainda em 2022 e, num futuro próximo, a praça será dotada de intalações multiuso de entretenimento, lazer e educação. 

FIA REGIONAL CUP 2023 NO BRASIL

A exposição FIA REGIONAL CUP BRAZIL 2023 foi conduzida pelo engenheiro Ricardo Molina, diretor técnico da Comissão Nacional de Kart da CBA. Criado pelo ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, quando de seu mandato na presidência da FIA Karting, o projeto foi abraçado pela CBA desde o início, ainda na Gestão Jean Todt. Trata-se de uma parceria inédita para que o Brasil seja sede de competições de kart oficiais FIA, exatamente nos moldes do Mundial, com equipamento bancado pela entidade internacional. A iniciativa permitir que pilotos brasileiros e do continente possam se preparar para as principais competições internacionais, correndo “em casa”, com ferramentas idênticas às utilizadas por pilotos europeus e asiáticos. 

A FIA Regional Cup será composta por três categorias: OK, OK Junior e Mini 2T. Para cada uma delas, chassis, motores e carburadores serão os mesmos. A OK será destinada a pilotos entre 14 (ou que completem 14 anos durante 2023) e 18 anos (desde que não completem 19 anos ao longo de 2023). O motor será o italiano TM Racing e a brasileira KTT Kart Engines fornecerá o carburador. O mesmo acontecerá na OK Junior, para pilotos entre 12 (ou que completem 12 anos durante 2023) e 14 anos (desde que não completem 15 anos ao longo de 2023). 

A KTT será fornecedora exclusiva de motores e carburadores da Mini 2T, para pilotos com o mínimo de 8 anos completados até o início da Regional Cup e até 11 anos, desde que só completem 12 anos em 2024. Nas três categorias, as marcas de chassis serão escolhidas a partir de uma concorrência que será conduzida pela Confederação Brasileira de Automobilismo, privilegiando a indústria nacional de chassis, freios e carrocerias. As pistas serão as de Birigui (SP), Imperatriz (MA) e Conde (PB), cujas pistas Speed Park, Imperatriz e Paladino, respectivamente, são homologadas pela FIA Karting.

No que tange ao ingresso da FIA FORMULA 4 no calendário brasileiro em 2022, Giovanni Guerra mostrou como foi executado todo o processo para a homologação da categoria de monopostos pela CBA, a parceria fundamental com a empresa promotora Vicar e o potencial para que pilotos das Américas do Sul, Central e do Norte possam participar do campeonato no Brasil em futuro próximo.

O campeão mundial de kart Gastão Fráguas Filho, coordenador da categoria, salientou a importância da Fórmula 4 para o desenvolvimento de pilotos saídos do kart e explicou a maneira como a temporada é conduzida. Além da atividade de pista, há todo um treinamento relacionado ao crescimento técnico, físico e mental do piloto, com fases diversas que contribuem com o fortalecimento profissional, sem deixar de lados as necessidades pertinentes aos adolescentes que são.

Para o presidente Giovanni Guerra, a presença brasileira na 23ª edição do FIA American Congress 2022 foi motivo de orgulho, 'pois as Américas puderam conhecer de perto o que está sendo feito no Brasil, que está de portas abertas para oferecer nossas experiências e atividades para os países irmãos das três Américas'. 

Foto: Esq. para dir.: Gastão Fraguas Filho, Giovanni Guerra, Mohammed Ben Sulayem e Ricardo Molina

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

19 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa