Notícias

19 Abril 2022

Após análise de viabilidade, CBA aguarda projeto do Autódromo de Chapecó

A Comissão Nacional de Circuitos tem dado suporte ao Automóvel Clube de Chapecó desde o início dos trabalhos

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio da Comissão Nacional de Circuitos, comandada pelo engenheiro Luís Ernesto Morales, tem participado ativamente do projeto do Automóvel Clube de Chapecó, que visa construir o primeiro autódromo asfaltado de Santa Catarina.

Após o lançamento e apoio dado pelo presidente Giovanni Guerra, a CNC já fez estudo de viabilidade e só aguarda o projeto final para dar andamento aos trâmites para uma futura homologação.

Enquanto isso, o Automóvel Clube vem obtendo conquistas e a mais recente é a parceria com a Prefeitura de Chapecó que, em assembleia geral extraordinária, realizada em 23 de março, aprovou protocolo de intenções que possibilitará parceria para a construção da pista.

O documento servirá de base para projeto de lei que será submetido à Câmara de Vereadores e que envolverá a doação da área adquirida para a construção do autódromo e, em contrapartida, a cessão da administração de todo complexo pelo Clube.

Na assembleia, o presidente do Automóvel Clube, Valdir Moratelli, relatou aos associados os principais encaminhamentos para a implantação do autódromo. Entre eles, citou as tratativas com a prefeitura, a definição do masterplan, a contratação dos projetos arquitetônicos e a entrega desses documentos à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Uma das especificações da pista, conforme Valdir Moratelli, compreende a homologação na categoria “2” pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), para receber eventos nacionais e internacionais de automobilismo.

Essa categoria de pista, somente abaixo da primeira (Fórmula 1 e IndyCar), permitirá competições de modalidades como Turismo (automóveis e caminhões), Monopostos (carros com rodas descobertas) e Endurance (longa duração). O planejamento da pista principal conterá alternativa para Motociclismo, com homologação pela FIM (Federação Internacional de Motovelocidade).

O protocolo de intenções, elaborado pela assessoria jurídica do Automóvel Clube, terá sua versão final formalizada conjuntamente com a procuradoria jurídica da Prefeitura de Chapecó para ser assinado pelo prefeito João Rodrigues e pelo presidente do Automóvel Clube Valdir Moratelli. Em seguida, será elaborado pelo executivo municipal projeto de lei a ser encaminhado para análise e votação da Câmara dos Vereadores.

 

Foto: reprodução projeto do Autódromo de Chapecó

 

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

19 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

 

Autor: Assessoria de Imprensa