Notícias

14 Novembro 2021

Nasr e Derani são campeões da temporada 2021 do IMSA

Brasil também teve vitória de Fraga na LMP3 e pódio de Farfus na GTLM

Os brasileiros Felipe Nasr e Pipo Derani conquistaram no último sábado o título da temporada 2021 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, ao chegarem em segundo lugar na disputa das 10 Horas de Petit Le Mans, em Road Atlanta (EUA), décima e última etapa do ano.

Foto: Mike Levitt

Nasr celebrou seu segundo título na classe DPi. Já Derani venceu o campeonato pela primeira vez a bordo do #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R., da equipe Action Express Racing.

Foram sete pódios no total (três vitórias, três segundos lugares e um terceiro) e cinco poles ao longo do ano. Na etapa deste sábado, os brasileiros também dividiram a pilotagem com o britânico Mike Conway e ficaram bem próximos da vitória o tempo todo da disputa.

Numa batalha épica com o trio do Acura #10, formado pelos pilotos Ricky Taylor, Filipe Albuquerque e Alexander Rossi, onde quem chegasse na frente levaria o título da temporada, o Cadillac #31 contou com um trabalho perfeito dos pilotos na pista e do time na estratégia de pit stop.

No final das 10 Horas de Petit Le Mans, vitória do trio Harry Tincknell, Oliver Jarvis e Jonathan Bomarito, com o Mazda #55, seguido por Derani, Nasr e Conway, com Taylor, Albuquerque e Rossi em terceiro. Os brasileiros somaram 3407 pontos, contra 3396 dos vice-campeões. Além do título entre os pilotos, a Action Express Racing também faturou o campeonato de equipes.

Nasr iniciou a prova deste sábado na pole position e se manteve na ponta no início da disputa. Os três pilotos do time lideraram a corrida em algum ponto e estiveram na briga o tempo todo.

Na volta 325, faltando 1h42 para o final, Derani parou nos boxes para troca de pneus, reabastecimento e mudança de pilotos. Nasr assumiu o cockpit e foi para a pista. Na volta seguinte, os rivais pararam nos boxes e, na saída, com pneus frios, Taylor escapou e permitiu que Nasr o ultrapassasse e colocasse o Cadillac #31 novamente na frente dos principais rivais.

A batalha foi intensa e, nas curvas finais, Nasr chegou a levar um toque de Taylor, quando entravam na curva 10. O rival acabou espalhando, cortando caminho e saiu na frente na curva 12. Mas o brasileiro conseguiu se manter na pista e superá-lo para garantir o segundo lugar na corrida e o título.

Campeão do IMSA no ano passado, Hélio Castroneves também disputou a etapa na classe DPi e terminou a prova na sexta colocação na categoria. Ao lado de Juan Pablo Montoya e Dane Cameron, o brasileiro tinha boas chances de lutar também pela vitória, mas teve problemas no Acura DPi #60 nas horas finais e perdeu muito tempo nos boxes para o conserto do carro.

Vitória e pódio para o Brasil também nas categorias LMP3 e GTLM
Além da conquista do título por Nasr e Derani, o Brasil teve mais motivos para comemorar em Road Atlanta.

Felipe Fraga foi o vencedor na categoria LMP3, a bordo do #74 Ligier JSP320, dividindo o cockpit com Gar Robinson – que ficou como título da categoria - e Scott Andrews.

Na categoria GTLM, Augusto Farfus também foi ao pódio, chegando em terceiro lugar com o #24 BMW M8 GT4, ao lado de John Edwards e Jesse Krohn. A vitória na categoria ficou com os pilotos Cooper MacNeil, Mathieu Jaminet e Matt Campbell, com o Porsche 911 #79.

A abertura da temporada 2022 do IMSA acontecerá entre os dias 27 e 30 de janeiro, com as 24 Horas de Daytona.

Autor: Assessoria de Imprensa