13 Setembro 2021

Pódios para o Brasil nos EUA, Japão, Inglaterra, Áustria e Uruguai

Brasileiros têm final de semana de bons resultados em várias categorias do automobilismo mundial

Felipe Nasr e Pipo Derani (IMSA), Rafa Matos (Trans-Am), João Paulo de Oliveira (Super GT), Roberto Faria (GB3), Gabriel Bortoleto (F-Regional) e Digo Baptista (TCR) levaram a bandeira brasileira ao pódio em suas categorias no último final de semana em diferentes pistas do exterior.

Foto: Dutch Photo Agency

Em Laguna Seca, nos Estados Unidos, Nasr e Derani, que defendem a equipe Action Express a bordo do Cadillac #31, terminaram em terceiro na oitava etapa do IMSA e seguem na briga pelo título, restando duas provas para o final da temporada.

A vitória na etapa ficou com os líderes Ricky Taylor e Felipe Albuquerque (Acura) seguidos por Renger van der Zande e Kevin Magnussen (Cadillac).

Nasr e Derani estão na vice-liderança, com 2.665 pontos, contra 2.765 de Taylor e Albuquerque, restando 770 em jogo. A próxima e penúltima etapa acontecerá no dia 25 em Long Beach.

Também nos Estados Unidos, o mineiro Rafael Matos seguiu brilhando na categoria TA2 da Trans-Am Series. Ele venceu a prova de sábado em Watkins Glen, com o Ford Mustang #88, e foi terceiro na corrida de domingo. Com os resultados, segue na liderança da categoria, com 288 pontos. A próxima etapa também será nos dias 24, 25 e 26, em Virgínia.

Pela Super GT, no Japão, João Paulo de Oliveira, dividindo um Nissan GT-R Nismo GT3 com Kiyoto Fujinami, foi o terceiro colocado na quinta etapa da temporada, em Sugo.

A dupla está na vice-liderança, com 114 pontos, contra 117 de Takuto Iguchi e Hideki Yamauchi, que venceram a prova deste domingo a bordo de um Subaru BRZ GT300. A próxima etapa será realizada nos dias 23 e 24 de outubro em Autopolis.

Na GB3, antiga Fórmula 3 Inglesa, o carioca Roberto Faria conquistou um terceiro lugar na corrida 1 da rodada tripla em Oulton Park, a penúltima do ano. Na segunda prova, ele não pontuou e ficou em décimo na corrida 3.

Faria, que corre pela equipe Fortec Motorsport, é o quarto no campeonato (316 pontos), que tem a liderança do inglês Zak O’Sullivan, da Carlin, com 454 pontos. A última rodada tripla da temporada está marcada para os dias 16 e 17 de outubro, em Donington Park.

Em Red Bull Ring, na Áustria, Gabriel Bortoleto (foto) foi ao pódio na corrida 2 da Fórmula Regional by Alpine. O piloto da equipe FA Racing foi o terceiro colocado, atrás do argentino Franco Colapinto (1º) e do suíço Grégoire Saucy (2º).

Na corrida 1, também vencida por Colapinto, Bortoleto foi o sétimo colocado. A categoria conta ainda com mais dois brasileiros: Dudu Barrichello foi o 24º nas duas provas e Gianluca Petecof, que voltou às competições nesta etapa, abandonou a primeira e foi 16º na segunda corrida.

Saucy, piloto da Art Grand Prix, é o líder do campeonato, com 217 pontos. Bortoleto está em 16º (24 pontos). Barrichello e Petecof ainda não pontuaram. A próxima etapa será disputada nos dias 25 e 26 de setembro, em Valência, na Espanha.

Já em Rivera, no Uruguai, foi realizada a terceira etapa do TCR South America. Na corrida 1, vitória do estreante e piloto da casa, Santiago Urrutia, seguido pelo espanhol Pepe Oriola e o argentino Pablo Otero.

Na segunda prova, vitória de Oriola, com o brasileiro Digo Baptista em segundo e o uruguaio Fabrício Larratea em terceiro. Oriola (Honda) lidera com 124 pontos, contra 99 de Baptista (Audi), o melhor brasileiro na competição e vice-líder.

A próxima etapa da categoria será novamente no Uruguai, desta vez na pista de El Pinar, nos dias 2 e 3 de outubro.

Autor: Assessoria de Imprensa