Notícias

23 Abril 2021

CBA convocará Seleção Brasileira do Automobilismo para o 2021 FIA Motorsport Games

Os “jogos olímpicos” da FIA serão disputados em outubro, na França, com delegação brasileira da CBA

Rio de Janeiro, RJ, 23.04.2021 - Pela primeira vez, desde sua criação, o FIA Motorsport Games contará com a presença oficial do Brasil. A determinação é do presidente Giovanni Guerra, da Confederação Brasileira de Automobilismo e, com esse fim, já designou para chefe de delegação o ex-piloto e promotor Maurício Slaviero. A edição 2021 terá 18 modalidades e será realizada entre 27 e 31 de outubro em Paul Ricard, França.

Criada em 2019 com seis categorias, a “olimpíada” do automobilismo contou com a presença do piloto brasileiro João Rosate na prova de Fórmula 4, em Mugello, Itália. Tratou-se, porém, de iniciativa particular. Não aconteceu no ano passado em razão da pandemia e, agora, passa a ter competições de Kart, Rally, Turismo, Monoposto, Protótipos, Cross Country, Drift, veículos elétricos e competição digital.

O objetivo do FIA Motorsport Games é promover disputas entre delegações nacionais, sob comando e incentivo das entidades locais do desporto, filiadas à FIA. No caso de Brasil, a CBA está se preparando com o objetivo ser participar permanentemente do evento anual.

Estamos muito felizes com essa oportunidade e já trabalhando forte para participar não apenas da edição deste ano, mas no futuro também”, revelou Giovanni Guerra. O otimismo do presidente se justifica porque todas as modalidades previstas no FIA Motorsport Games já são disputadas no Brasil.

Apesar disso, reconhece que será paulatino o crescimento de nossa presença na competição. “Sabemos que as dificuldades provocadas pela pandemia e as limitações econômicas impactarão nossa atuação nos ‘Jogos’, inicialmente. Apesar disso, sou muito otimista e, com a graça de Deus e o apoio de nossos parceiros, em pouco tempo estaremos com nossa delegação completa”, projetou o presidente da CBA.

Esse plano está sendo executado por Maurício Slaviero, que já traçou a rota a ser seguida. “Cada categoria do FIA Motorsport Games exige ações de planejamento, logística e investimento. Isso significa que, apesar dos esforços da CBA, nesse primeiro momento os custos não poderão ser assumidos pela entidade. Mas o presidente Giovanni Guerra está determinado a destinar todo o suporte necessário, inclusive financeiro, o mais breve possível, para que o país seja representado por uma delegação brasileira unida e competitiva”, disse Slaviero.

Uma estrutura para captação de recursos já foi criada e está sendo finalizado o planejamento geral das ações para benefício de todo o automobilismo, incluindo o FIA Motorsport Games.  

As competições no 2021 FIA Motorsport Games são:
 
GT3 ENDURANCE, GT3 SPRINT, TCR, RALLY 4X4, RALLY 4X2, CROSS CAR JUNIOR, CROSS CAR SÊNIOR, DIGITAL MOTORSPORT, DRIFTING, FÓRMULA 4, LMP3, AUTO SLALON, SLALON KART ELÉTRICO, KART ENDURANCE, KART PRO – OK SÊNIOR, KART PRO – OK JUNIOR.
 

Para mais informações, entre em contato com a CBA pelo comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa