Notícias

03 Dezembro 2020

Rally Ecológico será realizado neste sábado

Prova de rali de regularidade terá largada em Cuiabá e percurso de aproximadamente 200 quilômetros

Tudo pronto para a 12ª edição do Rally Ecológico, rali de regularidade organizado pela Cronorally, que acontece neste sábado, 5 de dezembro. A largada será no Parque Tia Nair, em Cuiabá (MT), às 7h, com chegada na Marina do Altayr, no Lago de Manso, Chapada dos Guimarães (MT), a partir das 12h – o local é considerado o maior espelho d’água do Mato Grosso. 

Foto: (Chico Ferreira)

Staff e competidores já começaram a contagem regressiva e vivem nesta semana um período de muita expectativa, afinal, o evento marca o retorno das competições off-road no estado. De acordo com o diretor de prova, Haroldo Pires, o Rally Ecológico terá 200 quilômetros e cerca de cinco horas de disputa. 

Até o momento, o grid conta com 100 veículos inscritos e divididos nas categorias motos (Master, Over 40, Novatos e Big-Trail), carros (4x4 Master, Expedition, Turismo 4x2 e UTV’). Todos receberão uma medalha pela participação e os primeiros colocados serão premiados com um troféu exclusivo, feito com madeira Teca, de reflorestamento.

“Preparamos um roteiro bem técnico e emocionante, principalmente, por estarmos no período das águas. Também passaremos pelas estradas vicinais do Vale do Rio Cuiabá e Chapada dos Guimarães”, disse Pires. “Esses lugares são verdadeiros cartões postais e uma excelente oportunidade de passar um dia agradável com a família”, completou. 

Tradição nas ações ambiental 

Desde a primeira edição (2002), o Rally Ecológico planta mudas de árvores em um determinado ponto do trajeto. Em 2020, a área escolhida foi a MT 251, entre o entrocamento com a MT 010 até a Fundação Bradesco, que receberá 301 mudas de ipês e pequizeiro, plantadas pelos próprios competidores. A ação tem o apoio do Juvam e da Prefeitura de Cuiabá, por meio da secretaria de serviços urbanos. 

Protocolo de biossegurança

Devido a pandemia do coronavírus (Covid-19), o Rally Ecológico foi transferido para esse sábado – orginalmente, o certame estava marcado para 04 de abril. E, dada a gravidade da situação, um protocolo de biossegurança foi inserido para ser cumprido por todos os envolvidos com o evento. “A começar pelo uso de máscara, álcool em gel, o distanciamento mínimo entre as pessoas e, ainda, para diminuir totalmente o risco de contaminação, limitamos o número de inscritos à 100 veículos neste ano”, encerrou o diretor geral do Ecológico, Luiz Galvan. 


O Rally Ecológico Cuiabá 2020 é uma realização do Sportsmotor Clube de Automobilismo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio das secretarias de Cultura e Esporte. 

Tem apoio das secretarias de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Saúde e Educação, Secel/MT, Projeto Verde Novo - Juvam, PM, Ciopaer, Reolon Corretora de Seguros, D’ Rent a Car, Elitte Multiserviços, Tonon, Fórmula Lubrificantes, Postos Morada, Shell, Toyota, Via Láctea, Orion Veículos, Energisa, Secretaria de Estado de Cultura e Esportes, Munique Motors BMW, CDL Cuiabá, Sindipetróleo, Sena Pneus, Bridgestone, Águia Sul Transportes, Colégio Master, Skivo e Louvada. A supervisão é da Faemt e CBA.

Fonte: Assessoria de imprensa / Autor: Assessoria de Imprensa