Notícias

03 Março 2021

Campeão Mundial de Kart FIA em 1995, Gastão Fráguas Filho será representante do Brasil na CODASUR

Ex-piloto foi nomeado para a Comissão de Kart da CODASUR pela Confederação Brasileira de Automobilismo

Campeão Mundial de Kart FIA em 1995, o empresário paulista Gastão Fráguas Filho será o novo representante do Brasil na Comissão de Kart da CODASUR (Confederacion Deportiva de Automovilismo Sudamericana), órgão máximo do automobilismo na América do Sul.

Foto: Divulgação

O ex-piloto foi nomeado nesta quarta-feira (dia 3) pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e terá importante papel, visando um kartismo ainda mais forte no continente sul-americano.

Fráguas é um dos poucos brasileiros que tem em seu currículo o título de Campeão Mundial de Kart FIA, conquistado há 25 anos, na França. O ex-piloto venceu na categoria Fórmula A, superando na época o inglês Jenson Button, campeão da Fórmula 1 em 2009. No mesmo ano, também foi vice-campeão Europeu, atrás apenas do italiano Giorgio Pantano, que também chegou à Fórmula 1 e foi campeão da GP2 em 2008.

Gastão, que começou a correr com 15 anos, sagrou-se campeão mundial apenas três anos depois de acelerar pela primeira vez um kart. O ex-piloto também passou por categorias do automobilismo (Europeu de Fórmula Renault e Fórmula 3 Sul-americana) e atualmente atua com o gerenciamento de carreiras de pilotos, entre outras atividades de gestão esportiva.

“Indicamos o Gastão porque, além de ser uma pessoa de um caráter ilibado e de muita confiança no meio do kartismo mundial, foi também piloto e Campeão Mundial de Kart FIA. Como manager de grandes talentos, atua fortemente no kartismo brasileiro, norte-americano e europeu com a bagagem valiosíssima de quem conhece todos os lados da questão”, destacou Giovanni Guerra, presidente da CBA.

“Sua chegada é um reforço muito importante para juntos trabalharmos, cada vez mais, por um kartismo mais forte na América do Sul. Tem nosso apoio irrestrito, do presidente da FIA Karting Felipe Massa e, certamente, será muitíssimo bem recebido pelo presidente da CODASUR, Carlos García Remohí, a quem tenho a satisfação de apresentar Gastão Fráguas Filho como o mais novo integrante do nosso time”, completou Guerra.

“Estou muito feliz e honrado com o convite para integrar a Comissão de Kart da CODASUR. Será um novo desafio, mas espero retribuir da melhor maneira possível, utilizando o conhecimento e experiência que adquiri ao longo dos últimos anos de atuação no esporte. Agradeço muito a confiança do presidente da CBA Giovanni Guerra”, afirmou Fráguas Filho.

Em virtude da pandemia mundial causada pelo coronavírus, o Campeonato Sul-americano CODASUR não pode ser realizado em 2020 e a edição deste ano, prevista para abril no Velopark (RS), também foi adiada indefinidamente. Data, local, regulamentos e os pilotos classificados para a competição serão anunciados oportunamente.

Assessoria de Comunicação da CBA | Kart
Fernanda Gonçalves
Tel. 11 98245-4511
fernanda@fgcom.com.br

Autor: Assessoria de Imprensa