CBA no FIA Games: conheça Raphael Reis, representante do Brasil no Turismo
Compete no TCR South America há dois anos, com dois 3os lugares é o 23º melhor do novo ranking mundialPela primeira vez com uma delegação oficial no FIA Motorsport Games, que terá sua segunda edição disputada entre os dias 26 e 30 de outubro em Marselha, na França, o Brasil terá 11 representantes em nove disciplinas diferentes. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) escolheu para o Turismo, que terá provas disputadas em um dos traçados do Circuit Paul Ricard, o brasiliense Raphael Reis, de 29 anos.
Uma das seis modalidades fundadoras da primeira edição do FIA Motorsport Games em 2019, o Turismo volta mais uma vez seguindo o bem-sucedido regulamento das competições internacionais de TCR. Cada país terá direito a inscrever um piloto, que competirá com as cores da bandeira nacional. Os carros têm motores turbocomprimidos de dois litros, com 350 cavalos de potência, tração dianteira e câmbio de seis marchas. Serão dois treinos livres de 30 minutos, uma classificação com o mesmo tempo, além de uma corrida classificatória de 25 minutos + 1 volta antes da decisão das medalhas, no domingo, com 30 minutos + 1 volta de duração.
Aos 29 anos, o brasiliense Raphael Reis iniciou sua carreira em categorias regionais de marcas na região Centro-Oeste do Brasil, justamente com carros de tração dianteira. Chegou a disputar provas na primeira geração dos carros da Sprint Race e também na categoria Challenge da Porsche Cup Brasil, com os carros 3.8. Mas o destaque veio mesmo na Stock Light, principal categoria de acesso à Stock Car. Após dois anos no Brasileiro de Turismo, antigo nome do campeonato, o brasiliense chegou ao título em 2018, com um desempenho quase perfeito. Foram 229 pontos, quatro vitórias, cinco pódios e duas poles. Chegou até a fazer algumas provas na principal. O piloto inclusive compete na penúltima etapa da temporada da Stock Light neste fim de semana, em Goiânia, sendo seu último compromisso no Brasil antes de embarcar para a França.
O TCR South America apareceu na carreira de Raphinha Reis em 2021. Ele foi um dos primeiros pilotos a serem contratados pela categoria. Na equipe W2 Pro GP, foi terceiro colocado na primeira temporada. Neste ano, disputou o título até a última etapa do campeonato, mas ficou novamente com a terceira posição no campeonato. Foi o suficiente, porém, para se colocar entre os principais pilotos do mundo no TCR: no novo ranking mundial, lançado recentemente pela organização, o brasiliense é o 23º da lista, à frente de pilotos que disputam o WTCR, por exemplo.
O que ele disse:
“Para a disputa do FIA Motorsport Games, vou manter a fórmula dos bons resultados desta temporada. Vou usar o mesmo Cupra Leon desta temporada do TCR South America. Estou levando gente da equipe W2 Pro GP para ajudar no trabalho. A 23ª posição no novo ranking mundial do TCR é uma enorme motivação. Estar à frente de pilotos que disputam o WTCR, por exemplo, é uma vitória. E agora vamos juntos para trazer um excelente resultado para o Brasil em Paul Ricard. Quem sabe até mesmo a medalha de ouro. Conto com a torcida de vocês.”
Raphael Reis
Nome: Raphael Reis
Idade: 29
Natural de Brasília-DF
Quando e como começou a correr?
Comecei em categorias regionais no Centro-Oeste com carros de tração dianteira
Principais conquistas no esporte a motor:
Campeão da Stock Light em 2018
3º lugar no TCR South America em 2021 e 2022
23º no ranking mundial dos campeonatos TCR
Comunicação CBA
Luis Ferrari
Operação de mídia no FIA Motorsport Games
11 98666.8307
Fran Oliveira
Institucional
Fernanda Gonçalves
Comissão Nacional de Kart
Américo Teixeira Junior
19 99749.8111
Autor: Assessoria de Imprensa