Campeonato InternacionalFia Motorsport games

Notícias

26 Outubro 2022

CBA no FIA Games: conheça Bruno Baptista e Adalberto Baptista, representantes do Brasil no GT

Filho é o atual quinto colocado da Stock Car; pai tem grande experiência em categorias de carros de turismo

Pela primeira vez com uma delegação oficial no FIA Motorsport Games, que terá sua segunda edição disputada entre os dias 26 e 30 de outubro em Marselha, na França, o Brasil terá 11 representantes em nove disciplinas diferentes. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) escolheu para o GT, que terá provas disputadas em um dos traçados do Circuit Paul Ricard, uma dupla familiar: o pai Adalberto Baptista, de 54 anos, e o filho Bruno Baptista, de 25 anos, revelação da Stock Car.

Foto: Divulgação

Um dos seis eventos fundadores da primeira edição do FIA Motorsport Games em 2019, o GT volta com dois eventos diferentes em Paul Ricard. A novidade é a GT Sprint, que estará aberta para um piloto de cada país mas sem restrições de licenças da FIA, e que terá dois treinos de 30 minutos, uma classificação de 20 minutos e uma corrida, valendo medalha, de uma hora. A GT Cup, a outra disciplina, será aberta para duplas, com dois treinos de 1h, uma classificação de 40 minutos, duas corridas classificatórias de 1h e a corrida final, valendo medalha, de 1h.

Aos 25 anos, Bruno Baptista é uma das principais revelações das últimas temporadas da Stock Car. Em 2022, é o quinto colocado na tabela de pontuação, com uma pole e uma vitória. Bruno terminou entre os dez melhores em 10 das 18 provas disputadas no ano. Em Paul Ricard, ele vai pilotar uma Mercedes AMG GT3 preparada pela equipe tradicional equipe francesa Akkodis ASP na disputa da GT Sprint e da GT Cup. Ele já conhece a pista: disputou a etapa da Fórmula Renault Eurocup em 2016 junto de nomes com o britânico Lando Norris. Mais recentemente, Bruno testou o Mercedes lá.

Já Adalberto Baptista é um apaixonado por automobilismo, mas fez carreira no mundo empresarial. Com destaque em suas categorias, ele disputou diversas temporadas na Porsche Cup Brasil. Depois conciliou o calendário da Sprint Race com outras categorias internacionais, como Jaguar i-pace eTrophy e a temporada inaugural do TCR South America, da qual foi campeão na Copa Trophy em 2021.

 

O que eles disseram:

“Tem sido um ano muito bom, com ótimos resultados na Stock Car. Estou entre os dez primeiros desde o início da temporada. Agora o desafio é outro: representar o Brasil no FIA Motorsport Games. Conheço o carro e conheço a pista de Paul Ricard. Espero conseguir uma rápida adaptação para trazer a medalha de ouro para o Brasil nos Jogos. Correr em dupla com meu pai também será uma experiência bem legal.”
Bruno Baptista

Owl Image

Foto: Carsten Horst

“Representar o Brasil no FIA Motorsport Games vai ser muito bom. E correr ao lado do Bruno nas provas do GT Cup mais ainda.”
Adalberto Baptista

Owl Image

Foto: Duda Bairros/TCR South America

Nome: Bruno Baptista
Idade: 25
Natural de São Paulo-SP
Quando e como começou a correr?
Começou no kart com 13 anos. Aos 17, foi direto para a Fórmula 4 Sul-americana
Principais conquistas no esporte a motor:
Campeão da Fórmula 4 Sul-Americana em 2014
Vencedor das 12 Horas de Miami em 2017

Nome: Adalberto Panzenboeck Dellape Baptista
Idade: 54
Natural de São Paulo-SP
Quando e como começou a correr?
Começou a competir na Porsche Cup Brasil, motivado por amigos e familiares envolvidos na categoria
Principais conquistas no esporte a motor:
Vice-campeão do Jaguar i-Pace eTrophy Pro-Am em 2020
Campeão da Copa Trophy e quinto colocado no geral no TCR South America em 2021

 

Legenda da foto: Todos os pilotos da delegação brasileira no FIA Motorsport Games

 

Comunicação CBA

Luis Ferrari

Operação de mídia no FIA Motorsport Games

11 98666.8307

ferrari@ferraripromo.com

 

Fran Oliveira

Institucional

 

Fernanda Gonçalves

Comissão Nacional de Kart

 

Américo Teixeira Junior

19 99749.8111

comunicação@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa