Campeonato InternacionalRotax Max Challenge

Notícias

09 Dezembro 2023

João Gonçalves é campeão Mundial de Kart Rotax no Bahrein na categoria E20 Master

Rubens Barrichello, Lucas Souza e Enzo Prando também chegaram às Finais em suas categorias

O paulista João Gonçalves, de 39 anos, sagrou-se campeão neste sábado da edição de 2023 do Rotax Max Challenge Grand Finals, o Campeonato Mundial de Kart Rotax, que foi disputado no Bahrein.

Foto: Divulgação

O piloto não deu chance aos adversários e foi soberano na categoria E20 Master, que utiliza karts elétricos, uma novidade e que vem crescendo a cada ano nas competições Rotax.

João – que garantiu sua vaga para o Mundial ao vencer o Sul-americano na categoria Rotax Max Masters - fez a pole position, venceu os dois Heats, a Pré Final e a Final da E20 Master.

O piloto, que em 2005 foi campeão Mundial de Kart Biland em Portugal, celebrou muito mais uma conquista, em seu primeiro ano em competições com karts Rotax.

“Minha primeira participação no Mundial de Rotax e, na verdade, este é o meu primeiro ano de contato com esse kart. Fiz duas etapas na Granja Viana, o Sul-americano, onde fui campeão e me deu a vaga para disputar o Mundial com o kart elétrico. Fiquei muito surpreso com o evento, é algo realmente grandioso, muito organizado”, comentou João, que também se surpreendeu positivamente com o kart elétrico.

“Eu não tinha ideia de como seria. Muita gente comenta que é algo sem graça, porque não tem o barulho e, realmente, para quem está assistindo deve ser estranho, mas a sensação de guiar me surpreendeu bastante. É bem gostoso de guiar, ele traciona muito bem, tem uma força de arrancada bem legal, mas ele é um kart pesado, por conta da bateria para ter essa potência. O conjunto piloto-kart da categoria é 224 kg, mesmo assim ele vira rápido”, destacou.

“O campeonato foi sensacional. A gente liderou quase todos os treinos, só em um dos treinos eu fui terceiro. Fiz a pole, venci os dois Heats, a Pré Final e a Final. A Final foi um pouco mais apertada, cheguei a cair para terceiro, mas consegui me recuperar e ganhei as duas posições de uma vez só. Na última volta, como esse kart tem o push, que é um diferencial, eu guardei um pouquinho para poder me defender nas duas últimas curvas. Foi quando o piloto alemão conseguiu chegar mais perto, mas eu usei o push e isso eliminou qualquer chance dele me ultrapassar”, contou.

“Difícil dizer com palavras o tamanho da emoção que foi participar desde Mundial de Rotax aqui no Bahrein. O Marcinho, da MR Competições, me ajudou muito. Ele quem fez todo o ajuste do kart comigo. O kart performou muito bem, esteve na ‘mão o tempo inteiro’, com todos os ajustes. Queria agradecer também ao João Barbosa, meu parceiro, amigo, que me deu a oportunidade de voltar às corridas de kart esse ano, depois de 11 anos fora. Ele me ajudou a fazer as etapas na Granja, o Sul-americano e também me patrocinou para vir até aqui disputar o Mundial. Meu pai pode vir também, ele que sempre foi meu parceiro, então, só tenho a agradecer muito também a minha família, a todos os amigos e a todos que torceram. Estou feliz demais”, finalizou.

Além de João, mais sete pilotos brasileiros participaram do Mundial de Rotax e mais três chegaram às Finais em suas categorias.

Na DD2 Master, Rubens Barrichello fez um grande campeonato, ficando entre os primeiros nos Heats. O ex-piloto da Fórmula 1 e atual campeão da Stock Car largou em 11º na Final, mas acabou enfrentando problemas no kart e não completou.

Na mesma categoria Lucas Souza, que foi campeão brasileiro em outubro, largou em 35º e terminou a Final na 20ª posição. Na Sênior, Enzo Prando também conseguiu se classificar para a decisão, mas teve problemas e abandonou.

Os demais brasileiros no Mundial de Rotax - Edward Kirst (Mini), Lucas Paiva (Júnior), Rafael Reis (DD2) e Dudu Barrichello (Sênior) – não conseguiram vaga para a disputa da Final neste sábado, encerrando suas participações na Pré Final de sexta-feira.

Quase 400 pilotos de todo o mundo disputaram a competição no Bahrein. Confira os resultados completos: https://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2023/rgf2023&group=21 

Mais informações: https://grandfinals.rotax-racing.com/ 

Autor: Assessoria de Imprensa