Campeonato NacionalCopa Brasil De Kart

Notícias

29 Julho 2023

Copa Brasil de Kart encerra edição histórica no Beto Carrero e coroa mais 11 campeões

24ª edição teve 418 inscrições e encerrou com muita emoção o Grupo 2 neste sábado

Segundo maior evento do kartismo nacional e organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a Copa Brasil de Kart encerrou neste sábado (29) uma edição histórica e que marcou um novo recorde de inscrições no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC).

Foto: Fabio Oliveira

Foram 418 inscrições, superando em mais de 100 a marca anterior, também estabelecida na pista catarinense, em 2019. Com grandes pegas, Finais emocionantes, muita festa, bom público no kartódromo, além de ótima audiência na transmissão ao vivo das provas pelo Youtube da CBA, a 24ª edição coroou mais 11 campeões do Grupo 2, que se juntam aos outros 11 vencedores do Grupo 1 na semana passada.

Entre os destaques, o carioca Olin Galli, que já havia sido campeão da Super F4 domingo passado, chegou ao seu oitavo título da Copa Brasil, com a vitória na Graduados. Galli está atrás agora apenas de André Nicastro, recordista de títulos no evento, com 10.

Muita festa também para a família Nienkotter. Correndo em “casa”, Enzo conquistou seu primeiro título na Júnior e viu o pai ser bicampeão da Copa, ao vencer a Super Sênior.

As Finais
Pela manhã, a disputa no Beto Carrero já começou quente com a Super Sênior Master e Sênior 60+. Tranquilidade mesmo só para o paranaense Carlos Saderi, que dominou tudo na Super Sênior Master e ficou com o título, o primeiro na Copa.

Na Sênior 60+, Valdemiro Oliveira largou na pole, mas teve problemas e abandonou. Amilcar Mugnaini e Munir Aboissa acabaram se tocando e, no final, a vitória ficou com Mugnaini, que conquistou a Copa pela segunda vez. José Girondi foi o vice-campeão, seguido por Aboissa.

Na Graduados, Galli dominou a disputa e cruzou a linha de chegada com uma boa vantagem para o vice-campeão Allan Croce. O título também deu a Galli o prêmio para testar no TCR Brasil.

Na Júnior, Enzo Nienkotter, de 14 anos, seguiu imbatível. Augusto Toniolo foi o vice-campeão e Fausto Filho, o terceiro. Na Graduados e Júnior, os três primeiros com idade entre 14 e 18 anos também foram premiados para acompanhar a etapa da Fórmula 4 Brasil, na próxima semana, no Velocitta, no interior de São Paulo.

Na Sênior AM, Luir Miranda largou na frente e caminhava tranquilo para a vitória, mas rodou nas curvas finais e viu o paulista Lucas Chimello levar, conquistando seu primeiro título na Copa. Mateus Laba foi o vice-campeão.

Fechando as categorias da manhã, a garotada da Mini 2T mostrou muita competitividade. A categoria, que estreou nos nacionais no ano passado, teve sua disputa pela primeira vez na Copa Brasil.

A vitória ficou com o paranaense Guilherme Busato, de 10 anos, que largou na pole e levou o título da Copa pela primeira vez. Arthur Cordeiro, que foi campeão da Cadete na semana passada, ficou com o vice.

Na parte da tarde, a primeira corrida foi a da Sênior Pro, com muitas feras na pista. João Cunha largou na pole, mas foi superado por Dennis Dirani, que ficou com a vitória. Foi o terceiro título de Copa Brasil do piloto paulista. Cunha assegurou o vice.

Na sequência, a briga entre os jovens pilotos da F4 Júnior, com 32 concorrentes na pista. E a chegada foi uma das mais emocionantes desta edição da Copa, com toques e trocas de líderes. Após a vistoria técnica, mais punições e vitória do paulista João Alécio, que também conquistou o primeiro título na Copa. O vice ficou com Yassin Aboobakar.

Com 36 pilotos na disputa, a F4 Graduados também teve muita emoção. Guilherme Figueiredo largou na pole, chegou a ser ultrapassado por Giulliano Forcolin e, no final, os dois acabaram se tocando e Rodrigo Dantas ficou com o título, chegando ao seu bicampeonato na Copa. Fred Bueno foi o vice-campeão.

Na Super Sênior, mais festa para a família Nienkotter, com a vitória de Leonardo. Foi o segundo título do piloto catarinense na Copa Brasil. E, fechando a programação, Arthur Bertoncello largou na frente e ganhou a Novatos, seu primeiro título no evento.

Assim como no Grupo 1, na semana passada, o público também elegeu nas redes sociais da CBA BRKart o Piloto Preferido da Galera. E o troféu, entregue na solenidade, foi para o maranhense Matias Dominguez, da categoria Mini 2T.

Além disso, o piloto que fez a maior escalada no grid para a Final, com relação ao seu tempo na tomada de tempos, também foi premiado com um troféu. Herlan Conti, da F4 Graduados, escalou 27 posições no grid e recebeu o troféu das mãos de Rodrigo Piquet, campeão da Copa Brasil e tetracampeão Brasileiro de Kart.

Todos os campeões da 24ª Copa Brasil também receberam a isenção na taxa de inscrição em uma categoria do 58º Campeonato Brasileiro de Kart.

Com a palavra os campeões:

CARLOS SADERI - FPRA
Super Sênior Master
“Semana passada batemos na trave. Estava em primeiro e escapou, mas hoje papai do céu nos abençoou e deu tudo certo, graças a Deus. Meu primeiro título depois de bater umas três vezes na trave, então eu falo pra todo mundo o seguinte: quando ganha, tem que comemorar, porque não é fácil. É um conjunto. Tem que dar tudo certo e hoje deu tudo certo. Estou muito feliz.”

AMILCAR MUGNAINI - FPRA
Senior 60+
“Foi emocionante. Muita disputa, mas foi bacana. No final, a gente conseguiu superar os concorrentes, mas o pessoal andou muito bem e foi mais um título pro nosso currículo. Estou muito feliz, agradeço aos patrocinadores e a minha família que me apoia muito”.

Olin Galli - FAUESC
Graduado
“Estou muito feliz, queria agradecer minha equipe, a todo mundo que me ajudou. A gente venceu na F4 e agora venceu na Graduado, a categoria máxima do kartismo. Estou muito feliz com esse resultado e também a dobradinha da equipe com o Allan Croce em segundo. Oitavo título na Copa Brasil, então, vamos com tudo para o Brasileiro agora”.

ENZO NIENKOTTER - FAUESC
Junior
“Foi muito bom. Desde os treinos, eu estava muito rápido. Liderei os quatro treinos que tiveram e, desde as classificatórias, o kart estava muito bom, perfeito e consegui ser campeão. É muito bom ganhar aqui, ainda mais com a minha família perto, melhor ainda”.

LUCAS CHIMELLO - FASP
Senior AM
“A gente estava sendo mais rápido em todos os treinos. Mas ontem foi um dia à parte, por conta da chuva e o kart não estava tão bem nessas condições. Além disso, eu também não tenho muita experiência na chuva. Acabei largando lá atrás, mas vim remando. Contei com a sorte e com a bagunça que deu ali na frente e fui campeão.”

GUILHERME BUSATO - FAUESC
Mini 2
“Foi muito bom e muito importante esse meu primeiro título nacional. Espero que tenha muito mais, estou muito feliz. Agora é só comemorar!”

DENNIS DIRANI – FASP
Senior Pro
“Foi muito legal. A gente começou uma semana um pouquinho difícil, né? Corri em duas categorias, Graduados e Senior Pro, comecei um pouquinho atrás, mas tinha um ritmo forte ali. E depois a primeira corrida foi na chuva, molhado, secando, mas na segunda conseguimos achar um acerto bem bacana no kart, num ritmo bem forte do começo ao fim. Consegui imprimir um bom ritmo e fico muito feliz com o equilíbrio que a gente encontrou com a Tony Kart, então foi bem bacana.”

JOÃO ALECIO – FASP
F4 Junior

“Uma conquista muito importante. A gente, desde o começo dos treinos, veio sempre muito forte, sempre entre os cinco primeiros. Na primeira classificatória, chegamos em primeiro; na segunda, terminamos em sexto – por causa de uma penalização de bandeira amarela-, mas na Final larguei em terceiro e me mantive ali. Na última volta, os dois ponteiros se estranharam na última curva e fiquei com a vitória. Foi inacreditável. A gente veio batalhando desde o começo do ano, sempre ajustando o kart. Estou muito feliz”.

LEONARDO NIENKOTTER – FAUESC
Super Senior
“Estou super feliz porque foi uma conquista em família. Ganhamos juntos a Copa Brasil, meu filho na Junior e eu na Super Senior e é meu ano de estreia na categoria. Eu era Senior A até o ano passado. Estou feliz porque aqui é perto de onde eu moro, sou de Florianópolis, então, é onde a gente treina, conhece bem a pista”.

ARTHUR BERTONCELLO – FPRA
Novato
“Foi muito bom. A gente fez a pole, nas duas classificatórias a gente ficou em segundo e agora, na Final, levamos de ponta a ponta. Mas o segundo estava muito rápido também, na cola ali o tempo inteiro. Graças a Deus, a gente conseguiu a vitória.”

RODRIGO DANTAS – FASP
F4 Graduados
“Teve um sustinho agora no final com uma punição indevida, que voltaram atrás. No ano passado, em Aracaju, também deu errado uma vistoria técnica e agora a gente fez tudo certinho, correu tudo tranquilamente pra não ter esse problema e Deus é justo, viu que está tudo certo e dessa vez é minha, não tem como tirar mais”.

Confira os 5 primeiros nas Finais do Grupo 2 da Copa Brasil de Kart:

Super Sênior Master
1) 777-CARLOS SADERI - FPRA (SSM), 15:35,173
2) 11-SERGIO RAMOS - FAUESC (SSM), a 8,723
3) 80-MARCELO ARRUDA - FAUESC (SSM), a 9,592
4) 991-GUTO CORREA - FAUESC (SSM), a 9,822
5) 97-SANDREI SILVA - FAT (SSM), a 10,969

Sênior 60+
1) 46-AMILCAR MUGNAINI - FPRA (60+)
2)18-JOSE RAUL GIRONDI - FAERJ (60+)
3) 8-MUNIR ABOISSA - FASP (60+), a 23,584
4) 911-ROBERTO ALBUQUERQUE - FASP (60+), a 33,227
5) 5-NIRSON LENZ - FPRA (60+), a 41,659

Graduados
1) 4-OLIN GALLI - FAUESC (PGK), 18:53,027
2) 61-ALLAN CROCE - FASP (PGK), a 3,035
3) 36-ENZO PRANDO - FAUESC (PGK), a 7,320
4) 24-MAIKE NADERER - FAUESC (PGK), a 8,000
5) 11-GABRIEL LEMOS - FADF (PGK), a 8,062

Júnior
1) 14-ENZO NIENKOTTER - FAUESC (PJK), 14:02,198
2) 22-AUGUSTO TONIOLO - FAUESC (PJK), a 2,617
3) 12-FAUSTO FILHO - FAUGO (PJK), a 5,783
4) 118-NICOLLAS LORETTI - FAUESC (PJK), a 7,998
5) 111-HEITOR FARIAS - FADF (PJK), a 13,490

Sênior AM
1) 89-LUCAS CHIMELLO - FASP (PSK AM), 15:05,333
2) 29-MATEUS LABA - FAMS (PSK AM), a 2,673
3) 27-GERMANO FRONZA - FAUESC (PSK AM), a 3,524
4) 364-JUNIOR EBERLE - FAUESC (PSK AM), a 12,705
5) 34-DIEGO BALEM - FPRA (PSK AM), a 16,568

Mini 2T
1) 57-GUILHERME BUSATO - FAUESC (MINI 2T), 13:59,704
2) 12-ARTHUR CORDEIRO - FAUESC (MINI 2T), a 6,278
3) 33-LUCAS FERREIRA - FASP (MINI 2T), a 8,250
4) 46-ANGELO PREDEBON - FASP (MINI 2T), a 9,122
5) 1-PEDRO CAMPOS - FMA (MINI 2T), a 13,986

Sênior Pro
1) 128-DENNIS DIRANI - FASP (PSK PRO), 13:55,865
2) 311-JOAO CUNHA - FPEA (PSK PRO), a 2,195
3) 91-LUCCA CROCE - FASP (PSK PRO), a 3,089
4) 111-DIGÃO SOARES - FPARN (PSK PRO), a 4,852
5) 101-JOHN LOUIS - FPRA (PSK PRO), a 7,168

F4 Júnior
1) 95-JOÃO ALECIO - FASP (F4 JR), 16:04,962
2) 21-YASSIN ABOOBAKAR - FAUESC (F4 JR), a 0,281
3) 111-HEITOR FARIAS - FADF (F4 JR), a 1,018
4) 47-GUI BITTENCOURT - FASP (F4 JR), a 1,182
5) 118-NICOLLAS LORETTI - FAUESC (F4 JR), a 2,939

F4 Graduados
1) 13-RODRIGO DANTAS - FASP (F4 G), 16:36,156
2) 202-FRED BUENO - FASP (F4 G), a 0,088
3) 993-HENRIQUE MANHANI - FASP (F4 G), a 1,328
4) 115-RICARDO MORAES - FAERJ (F4 G), a 2,791
5) 16-FELIPE PRIETO - FPARN (F4 G), a 3,236

Super Sênior
1) 21-LEONARDO NIENKOTTER - FAUESC (SS), 15:14,413
2) 263-MARCIANO OLIVEIRA - FAUESC (SS), a 1,958
3) 105-ERNANDES ONASSIS - FAUESC (SS), a 2,149
4) 777-CARLOS SADERI - FPRA (SS), a 2,688
5) 228-CARLOS SG - FPRA (SS), a 3,558

Novato
1) 22-ARTHUR BERTONCELLO - FPRA (PNK), 14:52,662
2) 66-PEDRO ALMEIDA - FAT (PNK), a 0,150
3) 27-JOAO PEDRO SOUZA - FASP (PNK), a 2,179
4) 237-MIGUEL BATALHA - FAEM (PNK), a 12,325
5) 2-FERNANDO KHOURY - FASP (PNK), a 21,406

*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

PREMIAÇÃO
- Troféus para os três primeiros nas categorias de formação (Júnior, Graduados e Shifter) e para os cinco primeiros nas demais;
- Troféu para o chefe de equipe ou mecânico do piloto vencedor em cada categoria;
- Isenção na taxa de inscrição para o 58º Campeonato Brasileiro de Kart para os campeões de todas as categorias;
- Teste no TCR Brasil para o vencedor da Copa Brasil de Kart categoria Graduados (data e local a serem divulgados pelos organizadores da categoria);
- Credencial com um acompanhante para visita aos bastidores da F4 Brasil, na etapa a ser realizada no autódromo Velocitta, em agosto, para os três primeiros nas categorias Júnior, Graduados e Shifter Graduados, com idades entre 14 e 18 anos.

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
11 98347-1400
comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa