Campeonato NacionalCopa Brasil De Kart

Notícias

29 Julho 2022

Últimos campeões da 23ª Copa Brasil de Kart serão conhecidos neste sábado em Aracaju

Finais definirão mais 12 campeões do segundo maior evento do kartismo nacional.

Chegou a hora de conhecer os últimos campeões da 23ª edição da Copa Brasil de Kart, que está sendo realizada pela primeira vez no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE). Após os 10 vencedores do Grupo 1, neste sábado (30), será a vez de mais 12 pilotos conquistarem um dos títulos mais importantes do kartismo nacional.

Foto: Cris Reis / PlanetKart Imagens

A partir das 11 horas, terão início as finais das categorias Sênior B, Sênior A, Super Sênior, Super Sênior Master, Super Sênior 60+, OK, OK Júnior, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master e F4 Sênior 60+. As provas serão exibidas ao vivo pelo Youtube da CBA (https://www.youtube.com/CBABRKart).

Organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio da Comissão Nacional de Kart (CNK), a 23ª Copa Brasil de Kart já é a maior edição realizada no Nordeste do país, com 247 inscritos nos dois grupos.

Nesta sexta-feira (29), os pilotos do Grupo 2 disputaram a tomada de tempos e duas baterias classificatórias, que definiram os grids de largada das finais. E, além das belas disputas na pista, a emoção foi ainda maior com as condições instáveis do tempo, desafiando os pilotos a andarem em condições de molhado e seco.

A programação teve início com as categorias Super Sênior, Super Sênior Master e Sênior 60+. Na Super Sênior, Rodrigo Piquet fez a pole na tomada, venceu a primeira bateria e foi segundo na segunda, garantindo a pole para a final.

O sobrinho do tricampeão mundial de F-1, Nelson Piquet, é tetracampeão Brasileiro de Kart, mas na Copa busca o seu segundo título. “A primeira corrida foi muito boa, na chuva, assim como a tomada de tempos. Fizemos a pole e ganhamos a primeira. A segunda, eu acho que tinha alguma coisa quebrada, talvez a paleta tenha quebrado. Mas está muito bom, amanhã a gente larga na frente e é o que importa”, comentou Piquet.

Na Super Sênior Master, domínio de Rogério Rezende, o mesmo na Sênior 60+ com Munir Aboissa. Os dois fizeram as poles e venceram as duas baterias nas respectivas categorias.

“A expectativa é a melhor possível. Apesar de 11 anos parado, retornando agora, ainda tenho velocidade. Talvez a resistência não esteja como eu queria, mas eu acho que dá para fazer uma boa prova amanhã e torcer para que, se tudo der certo, sair daqui com o título”, destacou Rezende.

“Ninguém treinou aqui mais do que eu. Essa é a minha quarta semana em Aracaju, acho que tenho uns 1600 km nesta pista. Nas duas largadas, caí lá para trás e vim me recuperando”, lembrou Aboissa.

Nas categorias OK e OK Júnior, que selecionarão os campeões para representarem o Brasil no FIA Motorsport Games, em outubro na França, com as despesas custeadas pela CBA, o experiente André Nicastro fez a pole na tomada da OK, ficou em segundo na bateria 1, mas garantiu a vitória na corrida 2 e a pole na final.

Nove vezes campeão da Copa Brasil de Kart, ele busca o décimo título, mesmo número que já tem no Campeonato Brasileiro de Kart e que faz dels um dos maiores da história da modalidade no Brasil. “O clima estava meio atípico. Toda hora mudando, mas faz parte aqui da região, é assim mesmo. O dia foi muito bom, fiz a pole e, na primeira bateria, fui fazer uma tentativa ousada no acerto e não deu certo, fiquei em segundo. Na segunda, choveu de novo e venci. Estou rezando pela chuva amanhã”, ressaltou Nicastro.

Na OK Júnior, Ethan Nobels fez a pole na tomada de tempos, mas Gabriel Koenigkan venceu as duas baterias e ficou com a posição de honra no grid da grande final. “A minha expectativa para a final está muito grande, a gente está muito rápido. Na tomada de tempos, infelizmente eu acabei comentando um erro e aí largamos em sexto, mas a gente está muito rápido, fui remando, remando e chegamos em primeiro nas duas. Amanhã vou dar o meu máximo na final”, disse o piloto.

Na Sênior B, John Louis fez a pole na tomada, foi segundo na primeira corrida e venceu a segunda, garantindo a pole na final. “Infelizmente, cometi um erro na primeira corrida que comprometeu o resultado e caí pra último no início. Me recuperei e consegui chegar em segundo. E, na segunda prova, fomos abençoados pela chuva. Eu, particularmente, amo andar na chuva e o resultado foi maravilhoso. Então, a sensação é ótima”, afirmou Louis, que está voltando a competir depois de oito anos.

“Estar de novo em um campeonato desse porte, com toda essa estrutura que, inclusive, tenho que parabenizar a CBA, porque incrivelmente está de uma forma muito mais profissional do que já era quando eu parei de competir e isso nos dá mais vontade ainda e mais suporte para competir também”, continuou o piloto.

Na Sênior A, pole de Alan Synthes na tomada, mas na final quem largará em primeiro será Alain Sisdeli, que venceu uma corrida e chegou em terceiro na outra. “A Sênior A é sempre difícil, porque tem um alto nível no grid de pilotos. Larguei em segundo e ganhei a primeira bateria. Na segunda bateria, eu estava liderando, recebi um toque, caí para trás e consegui chegar em terceiro. Agora vamos largar em primeiro e vamos ver, a expectativa é alta”, declarou.

Nas categorias da tarde, o tempo esteve mais firme, mas a garoa também caiu em alguns momentos. Na F4 Júnior, pole de Heitor Dall Agnol, que também venceu a primeira bateria, foi segundo na classificatória 2 e ficou com a pole position. “Foi uma sexta-feira muito boa. Estou correndo em duas categorias, na OK Júnior e na F4, onde já consegui faturar o troféu da pole. Vamos com toda a força amanhã para buscar o título”, falou o piloto gaúcho.

Na F4 Graduados, a catarinense Rafaela Ferreira, de apenas 16 anos, fez bonito. Única mulher no grid da categoria, ela conquistou a pole na tomada, desbancando outros 17 rivais. Nas baterias, Bruno Grigatti dominou e ficou com o primeiro lugar no grid da final. “A gente teve um início de dia meio conturbado. Na tomada de tempo, a gente não foi muito bem, ficamos em quinto lugar e viemos trabalhando, mexendo no kart, fazendo ajustes e consegui vencer essas duas baterias. Vamos ver o que resta para amanhã”, disse o paulista.

“Depois de mais de 27 anos correndo de kart, estou correndo minha primeira Copa Brasil. O pessoal é de altíssimo nível, pilotos super bons, então vai ser bem disputado amanhã”, analisou.

Na F4 Super Sênior, pole do baiano Paulo Galleas – campeão do Campeonato do Nordeste de Kart - na tomada, mas duas vitórias de Alex Grigoletto nas corridas classificatórias. Com o resultado, ele sairá na frente na final. “A gente começou com um incidente na penúltima volta da tomada de tempos. Larguei em quarto, consegui fazer uma disputa legal com Galleas, que é campeão aqui e é fera nessa pista. E, na segunda corrida, começou uma garoa, então precisei manter a concentração e trazer o kart ‘pra casa’. Agora, o que vale é amanhã e vamos continuar mantendo o foco para buscar o título”, contou o paulista.

Na F4 Super Sênior Master, Chico Vianna foi o mais rápido na tomada, mas, nas corridas, Paulo Sant’anna levou a melhor. “Larguei no meio do pelotão nas duas baterias. Rodei na primeira curva, caí pra último e consegui manter a calma e passar os concorrentes. Alguns também se enroscaram e eu acabei vencendo as duas. Eu estou muito feliz”, comemorou o piloto paulista.

E, fechando o dia, na F4 Sênior 60+, Valdemiro Oliveira não deu chance aos adversários e levou tudo nesta sexta-feira: pole na tomada e vitórias nas classificatórias. “Minha expectativa para amanhã é a melhor possível. Vamos tentar melhorar o carro para ir para a frente e ganhar esse título. Já fui campeão da Copa Brasil três vezes e estou tentando a quarta conquista”, finalizou o carioca, que está correndo pela Federação de Automobilismo da Bahia.

A 23ª Copa Brasil de Kart conta com o patrocínio do Banco BRB, MG Tires e RBC Preparações.

Confira os grids de largada das finais do Grupo 2:

Super Sênior / SSM / Sênior 60+
1 33 RODRIGO PIQUET -FADF *
2 5 ALE XAVIER -FPRA *
3 115 BEPPE ASKERBO -FAB *
4 69 ROGERIO REZENDE -FAB **
5 16 CARLOS SOARES -FSA **
6 8 MUNIR ABOISSA -FASP ***
7 42 FAUSTO SÁ -FMA *
8 6 FLAVIO CARMINATI -FEPAUTO *
9 12 EUVALDO LUZ -FAB **
10 157 CYLMAR FORTES -FADF **
11 38 VALDEMIRO OLIVEIRA -FAB ***
12 911 ROBERTO ALBUQUERQUE -FASP ***
13 18 ZÉ RAUL GIRONDI -FASP ***
14 540 MARCOS KASSARDJIAN -FASP ***
15 23 ADEMIR FLORES -FSA *
16 66 NILTON LUIZ ROZA -FSA **
17 7 CARLOS FRANCO -FAA **
*Super Sênior
** Super Sênior Master
*** Sênior 60+

OK / OK Júnior
1 28 ANDRE NICASTRO -FADF *
2 4 OLIN GALLI -FAUESC *
3 7 GABRIEL KOENIGKAN –FADF **
4 129 ETHAN NOBELS -FASP **
5 8 ALFREDINHO IBIAPINA -FPRA **
6 305 GUI FAVARETE -FAEMT **
7 18 GUILHERME FIGUEIREDO -FSA *
8 277 CHRISTIAN MOSIMANN -FAUESC **
9 99 FRANCISCO CAMILO -FAEMT **
10 128 JOÃO MARANHÃO -FPEA *
11 188 GUSTAVO GALVÃO -FAEM **
12 386 GABRIEL MOURA -FAUESC **
13 212 DIOG CRUZ -FAB **
14 27 HEITOR FARIAS -FADF **
*OK
** OK FIA

Sênior B
1 101 JOHN LOUIS -FPRA
2 31 EUVALDO LUZ Fo -FSA
3 42 ALEXANDRE PERES -FSA
4 99 KAIO DIAS -FPARN
5 116 CARLOS SOARES -FSA
6 25 KAKA MAGNO -FPRA

Sênior A
1 212 ALAIN SISDELI -FPARN
2 145 LEO TORRES -FAUESC
3 33 RODRIGO PIQUET -FADF
4 3 RAFAEL RODRIGUES -FAB
5 44 CLAUDIO DE MORAES -FGA
6 821 DADO SALAU -FPARN
7 229 WALDIR BELIZARIO -FAUESC
8 102 ALAN SYNTHES -FASP
9 111 DIGÃO SOARES -FPARN
10 10 MARCELO MEDEIROS -FAEM
11 101 MATEUS BARELLA -FAUESC
12 90 WELDES CAMPOS --FPRA
13 2 ANDRE DE ROSARIO -FAB
14 28 CARLOS SG -FPRA
15 113 RAFAEL PASTORELLO -FASP
16 34 ALEXANDRE DE ROSARIO -FAB

F4 Júnior
1 27 HEITOR FARIAS -FADF
2 386 GABRIEL MOURA -FAUESC
3 127 DUDU ARAUJO -FAUESC
4 118 NICOLLAS LORETTI -FAERJ
5 23 MIGUEL BATALHA -FAEM
6 33 VICTOR TIERI -FASP
7 26 JOÃO VITOR DARNEL -FSA
8 44 DAVI NORONHA -FAB
9 167 RAFAEL FURTADO -FPEA
10 15 LUCAS MOURA -FMA
11 212 DIOGO CRUZ -FAB
12 77 ARTHUR SILVA -FSA
13 21 YASSIN ABOOBAKAR -FAUESC
14 3 MARCOS H.DE SOUZA -FAEM
15 270 JOÃO MANOEL -FAEM
16 227 JOSÉ VINICIUS"CABELINHO" -FSA
17 66 PEDRO DE ALMEIDA -FAT
18 14 MARIO PORTO NETO -FPEA
19 113 JOÃO GUIMARÃES -FAEP
20 2 GABRIEL FERREIRA -FAUESC

F4 Graduados
1 107 BRUNO GRIGATTI -FASP
2 113 RODRIGO DANTAS -FASP
3 24 BRUNO BARRAL -FAB
4 11 GUSTAVO FIORE -FPRA
5 25 GUI PEIXOTO -FASP
6 72 UBIRAJARA FILHO -FAERJ
7 18 RAFAELA FERREIRA -FAUESC
8 93 JOÃO MILAN -FASP
9 34 ALEXANDRE DE ROSARIO -FAB
10 3 RAFAEL RODRIGUES -FAB
11 15 ALVARO JUNQUEIRA -FPARN
12 36 AELSON MENDONÇA -FSA
13 14 MATHEUS MENEZES -FSA
14 338 DEDÉ NASCIMENTO -FAEM
15 211 RODRIGO DE SOUSA -FAB
16 117 ROBERTO CASTRO -FASP
17 126 CAUA MENDES -FAUESC
18 13 GUSTAVO RODRIGUES -FAB

F4 SS/SSM/S60+
1 213 ALEX GRIGOLETTO -FPARN *
2 26 MARCIO EDUARDO -FPRA *
3 23 VALDINEI QUIAROTI -FASP *
4 70 PAULO GALLEAS -FAB *
5 1 MARCOS DA SILVA -FAERJ *
6 777 JORGE FERNANDES -FAUESC *
7 38 VALDEMIRO OLIVEIRA -FAB ***
8 177 RICARDO CASTRO -FASP ***
9 11 PAULO SANT’ANNA -FASP **
10 44 LUIZ PINHEIRO LHP -FMA ***
11 113 NILFREDO ALVES -FAB *
12 22 MARCO BARRAL -FAB *
13 7 SANDRO CIBIEN -FAEES *
14 68 JULIO DE JESUS -FAB *
15 20 CLAUDIO SANTOS -FAEM *
16 63 JAIME MARQUES -FAB **
17 19 CHICO VIANNA -FADF **
18 77 ANDRE CARVALHO -FSA *
19 111 MAURO A. DOS REIS -FCA **
20 29 MIGUEL ROSARIO -FAB ***
21 32 LUIS DA SILVA -FMA **
22 92 ADEILTON JUVENTINO -FAB *
*F4SS
**F4SSM
****F4 S60+

Saiba tudo sobre a 23ª edição da Copa Brasil de Kart:

Live Timing: http://cronoelo.com.br e nos aplicativos racemonitor, mylaps e racehero

Transmissão ao vivo (baterias classificatórias e finais): https://www.youtube.com/CBABRKart 

Programação: https://www.dropbox.com/s/7rly6j8v5zezp1k/Nova Programação - 2º Grupo .pdf?dl=0

Entrada Gratuita no Kartódromo Emerson Fittipaldi: SE-100, 957 – Praia de Atalaia

Notícias: https://cba.org.br/campeonato/home/245/copa-brasil-de-kart

Fotos / Crédito: Cris Reis / Planet Kart Imagens

Grupo 1: https://www.dropbox.com/sh/1ymcd0od88plxow/AABmuKTwK5yW5oxoW2sL-REda?dl=0

Grupo 2: https://www.dropbox.com/sh/ald7dqlyja2faqe/AABKm9KFLBnI4PaxiCqnVkkDa?dl=0

Premiações:
- Troféus para os três primeiros nas categorias de formação (Júnior, Graduados, KZ, OK Júnior e OK) e para os cinco primeiros nas demais;
- Troféu para o chefe de equipe ou mecânico do piloto vencedor em cada categoria;
- Isenção na taxa de inscrição para o 57º Campeonato Brasileiro de Kart para os campeões de todas as categorias;
- Vaga para representar o Brasil no FIA Motorsport Games, em outubro, na França, para os campeões da OK e OK Júnior, com todas as despesas pagas pela CBA (viagem, hospedagem, translado, seguro, inscrição e equipamento a ser utilizado na categoria);
- Corrida compartilhada na Copa Shell HB20 para os campeões e vice-campeões da KZ Graduados e KZ Sênior (o carro será disponibilizado pela Copa Shell HB20 sem custos, cabendo aos premiados arcar com despesas correlatas, tais como viagem, hospedagem e batida);
- Workshop gratuito após os briefings dos dois grupos para os inscritos na Copa Brasil de Kart sobre “Estratégias Mentais no Automobilismo”, com o piloto Rodrigo Piquet;
- Palestra com dicas sobre aquisição de dados em telemetria, apresentada por Jeison Teixeira, da Racing DNA, também após os briefings, com sorteio de duas inscrições gratuitas no curso on-line, que ele lançou em parceria com Douglas Amâncio, com uma introdução ao software de análises e um passo a passo onde ensina todas as funcionalidades do painel Mychron 5, da renomada linha AIM, líder de marcado em aquisição de dados.

Mais informações, acesse: www.cba.org.br

Comunicação CBA

Fernanda Gonçalves (CNK)
11 98245-4511
fernanda@fgcom.com.br

Fran Oliveira (Institucional)

Américo Teixeira Junior
19 99749-8111
comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa