Campeonato NacionalRally Raid

Galeria de Imagem

12 Dezembro 2023

Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country define os vencedores de 2023

Última prova da temporada, realizada em São Carlos (SP), exigiu o máximo dos participantes

Uma etapa muito dura, realizada em São Carlos (SP), com 240km, definiu os campeões da temporada de 2023. Foram duas voltas de 120km, disputadas sob um calor intenso e com um nível de exigência máximo, que desafiaram pilotos e navegadores.  

Foto: Kleber Cincea

Segundo o diretor da Rallymakers, Fernando Bentivoglio, foi uma prova completa e desafiadora. “É um rally com um pouco de tudo que se pode ter em uma prova de cross country. Trabalhamos um circuito muito prazeroso, em quatro fazendas da região, proporcionando total segurança para as equipes, dentro de um percurso muito exigente”, afirmou Fernando. 

Na soma das duas especiais cronometradas, a dupla Marcos Baumgart/Kleber Cincea, fez o melhor tempo, percorrendo os 240km em 4h08’09’’, fechando o ano com a vitória na classificação geral do Rally Terra Verde. Marcos e Kleber também foram os campeões da categoria T1+ em 2023. Para Marcos, que se prepara para o Dakar 2024, o conjunto e o trabalho de equipe fizeram a diferença na temporada. “A XRally é uma família, nada melhor do que comemorar ao lado dessa equipe e finalizar o ano com essa vitória mostra que nossa preparação para o Dakar está no caminho certo.” 

Na categoria T1 FIA, Gunter Hinkelmann foi o campeão entre os pilotos e Daniel Spolidorio venceu entre os navegadores. Após a prova Gunter comentou sobre o título da categoria. “Foram provas muito difíceis durante a temporada, chegar aqui e ser campeão da temporada 2023 não foi fácil. Quero agradecer ao apoio de minha família, da equipe XRally e de nossos companheiros no rally, esse é um título coletivo”, disse ele.

Rodrigo Ache/Luis Felipe Eckel, foram os campeões da categoria T1, resultado que fez justiça ao excelente desempenho da equipe em toda a temporada de 2023. Foram vitórias no Rally Minas Brasil, RN 1500, Jalapão, Sertões, fechando a temporada com a vitória, na categoria, nas duas especiais cronometradas.

Já na categoria T2, os gaúchos Paulo e Anderson Bertolini levaram para casa o título da temporada de 2023.  Com um bom desempenho na segunda parte da temporada, a dupla já chegou em São Carlos com o título nas mãos.

Na categoria T3, a dupla paraguaia Oscar Santos/Mirna Martinez foi a campeã. Na T4, Marcos Moraes/Fábio Pedroso levaram o título. Na Super Production, Fabio Freire/Adeilton Santos levou o título e, na categoria Pró Brasil, Bartolomeu Nunes/Luan Duarte fecharam a temporada sendo campeões brasileiros.

A temporada 2024 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country terá início em março, nos dias 1, 2 e 3, na cidade de Barretos (SP). 

Acompanhe as provas do Rally Brasileiro no site rallybr.com.br e nas redes sociais.

 

Fotos da galeria: Luis Felipe Eckel/Kleber Cincea/João Afro

---

Comunicação CBA com informações da Assessoria de Imprensa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

(11) 98347-1400

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa