Segunda metade da temporada de sprint da Porsche Império Carrera Cup começa no Estoril
Competição dividida em quatro classes terá os treinos classificatórios e corridas disputadas nesta sexta-feiraO campeonato da Porsche Império Carrera Cup na categoria sprint volta neste fim de semana, e será uma ocasião especial para a categoria: a quarta etapa da temporada 2019 será disputada no Autódromo do Estoril, em Portugal. Será a primeira vez na história em que as categorias sprint e endurance correrão no mesmo fim de semana -promessa de muita emoção com os carros de competição mais produzidos no planeta.
O certame de sprint tem em seu formato duas corridas de curta duração, de 25 minutos mais uma volta. A pontuação da primeira prova prevê 22 pontos para o vencedor, depois 20, 18, 16, 14, 12, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3 e 2 até o 15º colocado. Já a segunda dá 20 pontos ao ganhador, depois 18, 16, 14, 12, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1, também até o 15º classificado.
Todos os competidores pontuam nos campeonatos da Carrera Cup, com parte dos grids disputando também a classe GT3 Cup. Todos os carros são os Porsche 911 GT3 Cup, alguns da geração 991/1 e outros da geração 991/2. Os carros da geração mais recente têm motor de 4.0 litros, e, os anteriores, 3.8 litros.
Com três rodadas duplas disputadas até agora, o campeão da Carrera Cup 3.8 de 2018, Vitor Baptista, lidera a classe Carrera Cup 4.0, com 108 pontos contra 92 de Marçal Müller e 80 de Ricardo Baptista. Na Carrera Cup 3.8, Enzo Elias comanda a tabela com 12 pontos de vantagem sobre Felipe Baptista e 22 sobre Matheus Iorio.
Os irmãos Vitor e Felipe e Matheus Iorio -além de Marcel Coletta- competem nesta temporada com subsídios do Porsche Junior Program, pioneiro programa de desenvolvimento de jovens talentos que premia pilotos de 15 a 24 anos de idade com bolsas para disputar a Porsche Império Carrera Cup e indica, durante o segundo semestre, um participante para o “shootout” na Europa. É uma seletiva internacional que franqueia ao vencedor um vínculo com a montadora de Stuttgart possibilitando o desenvolvimento da carreira como piloto de fábrica.
Já na classe GT3 Cup 4.0, Rodrigo Mello ponteia a classificação com 42 pontos contra 34 de Adalberto Baptista. Por fim, Fran Lara é o líder da tabela na GT3 Cup 3.8 com um pontinho de frente sobre Urubatan Júnior.
Palco da etapa deste fim de semana, o autódromo português recebeu três edições da Porsche Império Carrera Cup, em 2011, 2012 e 2014. Porém, esta será a primeira vez que a categoria correrá no verão europeu. A corrida entrou com força no calendário de eventos oficiais da municipalidade de Cascais, e nos últimos dias os carros de corrida mais produzidos no planeta estiveram expostos em diversos pontos icônicos da região.
Zeca Feffer, 0
Fonte: Assessoria de Imprensa / Autor: Assessoria de Imprensa

