Saiba como foi a participação da CBA na preparação do circuito Cacá Bueno
Comum em países como Canadá e EUA, no Brasil será a primeira vez que uma categoria corre em aeroportoNeste domingo, 10, a Stock Car disputará uma prova inédita no Circuito Cacá Bueno, no Aeroporto Internacional Tom Jobim Galeão, no Rio de Janeiro. Para que esse ousado empreendimento da Vicar pudesse ser coroado de êxito, a CBA contribuiu tecnicamente com Comissão Nacional de Circuitos, presidida pelo engenheiro Luís Ernesto Morales.
O traçado foi desenvolvido por Morales, que também é membro da Comissão de Circuitos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Por meio de seu escritório de engenharia, priorizou traçado veloz e com características semelhantes à do anel externo de Goiânia.
'A velocidade final vai ser maior do que a de Goiânia por causa das semirretas de 1.550 metros. A velocidade final pode chegar aos 260 km/h com o acionamento do push-to-pass”, previu o engenheiro, destacando ainda que a maior parte da volta terá alta aceleração.
Apesar de intensa atuação no automobilismo nacional e Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, foram pistas dos Estados Unidos em aeroportos que serviram de inspiração. 'As características do circuito de Cleveland foram as bases do projeto', revelou, acrescentando que a montagem exigiu zebras metálicas, 200 blocos de concreto, 8.200 pneus para barreiras de proteção, entre outros elementos. A volta completa tem 3.225 metros, comportando sete curvas e três retas. O piso é todo de concreto.
Foto: Layout do Circuito Cacá Bueno, palco do GP Galeão da Stock Car
Texto: Fran Oliveira com informações da Stock Car
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