Galeria de Imagem

17 Junho 2022

Comissários recebem treinamento da CBA para atuar na Velocidade na Terra

Oficinas objetivam padronizar procedimentos, considerando o Código Desportivo de Automobilismo

Em ação conjunta com as federações, promotores e clubes, a Comissão Nacional de Velocidade na Terra (CNTV) está promovendo oficinas para que comissários e outros interessados atuem em competições de Velocidade na Terra. As atividades ocorrem em eventos do Campeonato Brasileiro, cuja promoção é do Grupo SR e supervisão técnico/desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

A inovação teve início em 2021, na etapa única do Brasileiro de Velocidade na Terra, em Cuiabá (MT), e prosseguiu em Luiz Eduardo Magalhães, cidade baiana que abril a temporada 2022 da modalidade. A intenção é realizar oficinas nas cidades que recebem o Brasileiro e que, no futuro, as federações possam dar continuidade ao treinamento de forma independente.

A ação foi organizada pelo presidente da CNVT, Alexandre Martins, e o comissário desportivo da CNVT, Gustavo Novi. Ambos têm larga experiência na Velocidade na Terra. Martins soma 16 anos na modalidade exercendo atividades como piloto, comissário desportivo, diretor de provas, promotor e dirigente. Novi é comissário desportivo desde 2009 e passou a integrar o corpo de oficiais de competição da CBA em 2019.

Os encontros permitem trocas de experiências destes com os comissários das federações e buscam alinhar procedimentos, interpretações, redação e atendimento a pilotos e equipes, sempre embasado no Código Desportivo de Automobilismo (CDA).

O sucesso da empreitada já pôde ser comprovado. Em Cuiabá, dos 15 participantes da Federação de Automobilismo do Estado de Mato Grosso (FAEMT), algum já puderam atuar no mesmo final de semana. Em Luiz Eduardo Magalhães, a oficina recebeu mais de 30 oficiais indicados pela Federação de Automobilismo da Bahia (FAB).

Vídeos de ocorrências já julgadas pelos comissários da CBA e FIA permitem que a assistência possa ver a aplicação prática do treinamento teórico que acabou de receber. Sempre na véspera das atividades de pista, o treinamento permite que os profissionais coloquem em prática tudo o que foi apresentado já nos dias seguintes.

Para Alexandre Martins 'a CNVT quer deixar um legado por onde passa e principalmente difundir o conhecimento na Velocidade na Terra para as pessoas que querem fazer parte da modalidade. Já comprovamos o resultado, tanto na etapa de Mato Grosso, em 2021, como na Bahia, agora', comenta.

O Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra terá suas próximas etapas em São Paulo (Cordeirópolis, de 21 a 23 julho), Paraná (Telêmaco Borga, 23 e 24 setembro) e encerrará a temporada 2022 em Cuiabá, Mato Grosso, nos dias 24, 25 e 25 de novembro.

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

19 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

 

Autor: Assessoria de Imprensa