Campeonato NacionalRally Dos Sertões

Notícias

18 Abril 2018

Veículos do Rally dos Sertões são vistoriados antes da largada

A quinta-feira (17), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, foi de ajuste

“Na vistoria é necessário verificar motor, suspensão, bandeiras de segurança”, listou Tomaz Correia, 28 anos, mecânico da equipe paulista, X Rally Team, enquanto fixava os adesivos de identificação do protótipo T1, do piloto Mauro Guedes e do navegador Neury Calado. Este é o último procedimento que cabe à equipe antes de levarem os veículos para serem avaliados.

O ritual se repetia em todos os boxes. Na Moto Brasil Tour, que tem nove pilotos, quatro deles novatos no Rally dos Sertões, os mecânicos fixavam o suporte para o novo equipamento de navegação, que será usado na competição, o Stella. Na HND, que teve problemas no trajeto entre Belo Horizonte e Goiânia e perdeu 24h na estrada, os veículos ainda precisavam de revisão.

O comissário esportivo da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) Fernando Leal explicou que nos carros, inicialmente é verificado se o veículo se enquadra na categoria em que foi inscrito. Eles têm de ter um peso mínimo (tanque vazio), que é averiguado após a competição. O não cumprimento da norma resulta em desclassificação.

Na sequência, são conferidos itens de segurança: bancos, cintos, capacete, macacão e botas. Entre os critérios está o prazo de validade. O motor recebe um lacre. “É a garantia que temos que o motor não será trocado ou mexido sem a supervisão da CBA”, explicou Fernando.  Motos, quadriciclos e UTVs ganham ainda um lacre no chassi.

“Acidentes, infelizmente, acontecem. A gente quer que eles participem das provas e ninguém saia machucado”, Luiz Faria, comissário da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). “Nossa função primordial é garantir a segurança.” As vistorias ocorreram ao longo desta quinta-feira (17) e prosseguem na sexta-feira (18), pela manhã.  Quem não se adequar às normas da competição neste período, tem de passar por uma nova avaliação na sexta, à tarde.

Imprensa
Nesta sexta-feira (18), às 11h, no Autódromo de Goiânia será realizada entrevista coletiva oficial do Rally dos Sertões, com o diretor-geral da Dunas Race, Marcos Morais. Também participam os atuais campeões, patrocinadores e autoridades de Goiás.  No sábado (19), às 10h30 ocorre a tomada de tempo na Cidade Alpha Goiás, em Senador Canedo (GO), a 6 quilômetros da base do evento.

Autor: Diretoria CBA