Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 19
  • NOVEMBRO / 2017
    Brasileiro de Rally de Velocidade
    Morretes
  • 26
  • NOVEMBRO / 2017
    Fórmula 1
    Abu Dhabi
  • 26
  • NOVEMBRO / 2017
    Mitsubishi Motorsports Sudeste
    Mogi Guaçu
  • 26
  • NOVEMBRO / 2017
    Copa Troller Brasil - Regularidade
    A definir
  • 26
  • NOVEMBRO / 2017
    Stock Car
    Viamão
  • 26
  • NOVEMBRO / 2017
    Mercedes-Benz Challenge
    Viamão
  • 26
  • NOVEMBRO / 2017
    Brasileiro de Marcas
    Viamão

Noticias

15/10/2017
Copa Brasil de Kart: Finais revelaram os 15 campeões da 19ª edição

Kartódromo Paladino recebeu provas emocionantes em dia de muito calor

Depois de uma semana repleta de atividades chegou ao fim a 19ª edição da Copa Brasil de Kart. Pilotos e equipes de todo o país participaram das disputas no Kartódromo Internacional Paladino, na Grande João Pessoa, que acolheu quase 150 pilotos de 15 categorias.

Depois de uma sexta-feira completamente dedicada aas corridas classificatórias, neste sábado a programação teve início com as solenidades. Após a apresentação dos pilotos o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, Waldner Bernardo (Dadai), anunciou que em 2018 as duas fases do Campeonato Brasileiro de Kart serão disputadas no Kartódromo Granja Viana, em Cotia - SP e, a Copa Brasil de Kart, terá vez no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano – MG. Após isso o que se viu foram corridas extremamente acirradas que revelaram os novos campeões da competição.

As disputas começaram com a categoria Júnior. Em uma prova cheia de possibilidades as disputas pela primeira posição foram muito intensas. A liderança foi revezada por diferentes karts e, ao final, quem levou a melhor foi Diego Ramos (SP) que comemorou o título à frente de Felipe Baptista (SP) e José Luiz Mugiatti Neto (PR).

Segunda categoria a entrar na pista a Graduado reuniu experientes pilotos na busca pela vitória. Sérgio Crispim Filho (PB), após partir da primeira posição, teve sua participação comprometida em virtude de um toque ainda na primeira curva onde perdeu o bico do kart. Melhor para André Nicastro (RJ) que assumiu a liderança. Vindo em corrida de recuperação o piloto Lucas Nogueira partiu de 10º e não demorou a chegar no líder. Com pneus mais novos o seu ritmo era bem mais veloz que o dos demais. Porém, a sua frente, estava o octacampeão da Copa Brasil. André soube se posicionar na pista e, com isso, os demais adversários chegaram até os dois primeiros e, com eles brigando, André conseguiu abrir até a vitória. Gabriel Paturle (MG) ficou com a segunda colocação e Edgard Bueno Neto (PR) foi o terceiro.

Pela categoria Sênior “B” Eduardo Mourão (PB) ficou com o título caracterizando-se como a primeira surpresa do Campeonato. Roberto Saraiva (PA), que dominara praticamente todas as atividades, não suportou o forte ritmo de Eduardo nas últimas voltas e foi superado ficando com o vice-campeonato. Pedro Carvalho (PB) ficou com o terceiro lugar.

Repetindo o épico duelo visto no Brasileiro de Kart a disputa pelo título da categoria Mirim ficou polarizado entre os pilotos Heitor Dall’Agnol (RS) e Gabriel Koenigkan (DF). Ambos se revezaram na primeira posição até as voltas finais e a bandeira quadriculada registrou o título para Heitor com Gabriel, colado, em segundo e Bruno Schetino (DF) em terceiro.

Com experiência em várias categorias de fórmula e turismo, seja no Brasil ou exterior, o brasiliense Felipe Guimarães conquistou nada menos que o seu sétimo título da Copa Brasil de Kart. Em uma disputa acirrada nas primeiras voltas com Sérgio Crispim Filho (PB) o piloto, após assumir a liderança, construiu uma pequena vantagem e a administrou até a bandeirada final. Crispim confirmou o vice-campeonato e Pedro Fernandes (MT) ficou com o terceiro lugar.

16 pilotos formaram o último grid das categorias da manhã. As divisões F4 Sênior, F4 Super Sênior e F4 Super Sênior Master tiveram uma corrida muito movimentada. Pela Sênior o título ficou com Rodrigo Pacetta (PR), seguido por Gumercindo Neto (PB) e Nelson de Pinho (PE). Na Super Sênior o primeiro foi Valdemiro Oliveira (BA) com Júlio Cesar de Jesus (BA) e Luiz Carlos Martins (MA). Pela Super Sênior Master o título ficou com Roberto Cló (MG). Luiz Pinheiro (MG) ficou com o vice-campeonato e Carlos Marcelino (SP) o terceiro lugar.

Passado um pequeno intervalo as atividades da tarde foram iniciadas com a Júnior Menor. Guilherme Figueiredo (SE), pole-position, largou bem, mas, após um erro na parte mista do circuito perdeu algumas posições. Com isso, o paranaense Pedro Aizza pulou na ponta e, apesar da pressão, conseguiu se manter na liderança até a bandeirada final. Pedro Dória (PE) chegou em segundo e Figueiredo, após se recuperar, ainda conseguiu chegar em terceiro.

Como tradicionalmente acontece a Final da categoria Cadete deixou todo o público de pé e mostrou uma bela disputa na pista. Mais de cinco pilotos passaram pelo primeiro lugar e, mais do que isso, abriram a última volta colados. Mostrando grande percepção e muita garra o piloto José Augusto Siqueira (RJ) assumiu a liderança e venceu seguido por Fabrício Filho (PE) e Henrique Magioni (MG).

A Super Sênior e a Super Sênior Master, desta vez com motores 125cc, teve a vitória do Júlio César Pires (RS). Mostrando personalidade e grande controle do equipamento o piloto não demorou para se assegurar no primeiro posto e, a exemplo do que fez nas classificatórias, construiu uma vantagem que não permitiu a aproximação dos concorrentes. Assim, com mais de três segundos de vantagem, ele comemorou o título da Super Sênior. Renato Russo (SP) chegou na segunda posição e Manoel Pinto Júnior, em terceiro. Carlos Henrique Soares ficou com o título da Super Sênior Master e Valdemiro Oliveira com o vice.

Os 13 pilotos que compuseram o grid da categoria F4 Graduado tiveram também uma bela corrida e viram, ao final, uma apertada vitória de Marcus Borges (CE). O piloto, que já acumula vários títulos nesta divisão, foi muito pressionado, mas, conseguiu suportar os ataques e venceu. Felipe Nóbrega (PE) chegou em segundo e Gabriel Oliveira (BA) completou o Top3.

Dentre os pilotos novatos que competiram nesta 19ª Copa Brasil de Kart quem subiu ao degrau mais alto do pódio foi o pernambucano Vinícius Kwong. Com personalidade ele soube atacar os adversários no momento exato e, após chegar à liderança, foi tranquilo para abrir vantagem e cruzar a linha de chegada com quase três segundos para os demais. Luiz Otávio Floss (RS) chegou em segundo e João Renato Corbellini (RJ) em terceiro.

Encerrando as disputas do dia a categoria Sênior “A” foi para a pista. Danilo Ramalho (SP) havia saído da pole, mas, não demorou para ser superado por Rodrigo Piquet (DF) e Manuel Pinto Júnior (MA). Piquet e Júnior seguiram juntos até as voltas finais quando, então, numa manobra arrojada, Piquet caiu para a segunda posição e Júnior seguiu na ponta para comemorar o título. Piquet ficou com o vice e Leonardo Soares (CE) foi o terceiro colocado.

“Foi uma competição extremamente gratificante para nós. Sabíamos que a estrutura do Paladino iria nos proporcionar uma evento grandioso e, baseados em uma equipe séria e muito profissional conseguimos finalizar um evento sem problemas. Agradeço aos participantes e toda a nossa equipe de trabalho que foi incansável durante toda a semana”, analisou Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart.

PRÊMIOS

Além dos tradicionais troféus aos pole-positions e aos cinco primeiros colocados de cada categoria a Copa Brasil de Kart distribuiu alguns valiosos prêmios entre os pilotos. Na categoria Cadete José Augusto Siqueira ganhou um chassis Rookie Bravar da fábrica paulista Birel Sudam. Na Júnior Menor o prêmio foi um chassis Techspeed equipado com motor IAME My-2013 entregue ao piloto Pedro Aizza. Na categoria F4 Graduado Marcus Borges, campeão, recebeu como prêmio um chassis Thunder “0” km, assim como um motor Honda GX-390.

Para finalizar, André Nicastro e Júlio César Pires, respectivamente campeões na Graduado e Super Sênior, ganharam como prêmio o direito de participarem, gratuitamente, de uma corrida na categoria Sprint Race.

A 19ª Copa Brasil de Kart foi uma realização da Confederação Brasileira de Automobilismo com Patrocínio da MG Tires, IAME Brasil, Thunder e Tony Kart. Apoio: RBC Motorsport, Birel Sudam e Paralego.

Fotos: Bruno Gorski - CBA