Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 22
  • OUTUBRO / 2017
    Fórmula 1
    Estados Unidos
  • 22
  • OUTUBRO / 2017
    Stock Car
    Curitiba
  • 22
  • OUTUBRO / 2017
    Brasileiro de Turismo
    Curitiba
  • 22
  • OUTUBRO / 2017
    Mercedes-Benz Challenge
    Curitiba
  • 22
  • OUTUBRO / 2017
    Brasileiro de Marcas
    Curitiba
  • 22
  • OUTUBRO / 2017
    Mitsubishi Motorsports Sudeste
    Campos do Jordão

Noticias

18/09/2017
Campeonato Brasileiro de Kart Rotax entra para a história e define Time Brasil para as Olimpíadas

Competição realizada na Granja Viana teve disputas eletrizantes nas sete categorias

Foi um show. Com essas palavras é possível definir o Campeonato Brasileiro de Kart Rotax, que foi realizado no último final de semana, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). Quase 100 pilotos, vindos de vários Estados e até do Exterior, protagonizaram disputas intensas nas sete categorias. No final, além do título, o público conheceu todos os nomes que integrarão o Time Brasil nas Olimpíadas do Kart.
 
Foram três dias de treinos, corridas classificatórias, pré-finais e finais. Com muita movimentação dentro e fora da pista, os pilotos das categorias Micro Max, Mini Max, Junior Max, Max, Max Masters, DD2 e DD2 Masters deram aula do mais puro kartismo. Pela primeira vez realizado sob supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo, o Campeonato Brasileiro de Kart Rotax ganhou novos patamares e a disputa pelos títulos extremamente intensas.
 
A categoria Micro Max foi a primeira a revelar seu campeão, com um cartão de visita de tirar o fôlego. Desde o início da prova, as disputas foram intensas, com dezenas de trocas de posição. Restando pouco mais de oito voltas para o fim, quatro pilotos pareciam ser apontados como favoritos. Enrico Martins, Antonella Bassani, Luigi Di Lazzaro e Fabrício Filho levantaram o público com diversas ultrapassagens. Aos poucos, mais pilotos foram chegando para a disputa, até que Martins e Lazzaro se distanciaram e, logo depois, se enroscaram. Com isso, a briga pelo título ficou aberta e quem se deu melhor foi o paraguaio Alejandro Samaniego.
 
Depois do show da Micro Max, foi a vez dos pilotos da Junior Max ganharem a pista. De novo, mais disputas de tirar o fôlego, com diversas trocas de posição e pilotos assumindo a liderança e, na volta seguinte, caindo para a quinta colocação. O pernambucano Rafael Câmara cruzou a linha de chegada na primeira posição, seguido do paulista Felipe Bartz. Porém, após a prova, os comissários desportivos anunciaram uma punição de 5 segundos à Câmara. Com isso, Bartz foi declarado campeão.
 
Na Mini Max, Theo Manna e Vinícius Tessaro davam indícios de que eram os grandes favorítos ao título. E foram. Até os últimos metros, os dois pilotos protagonizaram um duelo intenso, com Tessaro pressionando Manna. No final, Manna cruzou a linha de chegada na primeira colocação e comemorou o título, seguido de Tessaro e Gabriel Gomez.
 
Sempre muito aguardada, a final da DD2 e DD2 Masters teve o domínio de dois pilotos. Ruan Belizário, na DD2, e Michel Aboissa, na DD2 Masters. Os dois pilotos impuseram um bom ritmo desde o início da prova, consolidando seus respectivos títulos. Aboissa também foi o campeão da Max Masters, sendo o maior vencedor do campeonato. Na Max, o jovem Guilherme Peixoto superou seus adversários e garantiu o título nacional. Belizário e Peixoto ganharam um prêmio especial: os dois dividirão um carro da Sprint Race em uma etapa da categoria, ainda nesta temporada.
 
“Mais uma vez, as corridas mostraram o motivo da Rotax ser a marca de motores mais bem sucedida no kartismo mundial. Disputas intensas, com vários concorrentes ao título mostram que o formato desenvolvido pela Rotax leva igualdade de competição aos pilotos e equipes, com o melhor custo-benefício disponível no mercado. Neste ano, o Campeonato Brasileiro de Kart Rotax foi supervisionado pela CBA e isso trouxe ainda mais brilhantismo para a competição”, disse Wilton Santos Junior, diretor da Mach5 Karting, detentora dos direitos da Rotax no Brasil. “Estamos buscando novidades a cada momento. Muitas coisas boas serão anunciadas para a próxima temporada”, completou o diretor.
 
Time Brasil definido para as Olimpíadas do Kart
Com o encerramento do Campeonato Brasileiro de Kart Rotax, os nomes dos integrantes do Time Brasil no Rotax Max Challenge Grand Finals, conhecido como as Olimpíadas do Kart, foram conhecidos. “Quase todas as vagas dependiam da soma da Copa Rotax, com o Campeonato Brasileiro. Isso deu um tempero extra para as disputas. O Time Brasil está mesclado com jovens talentos e pilotos com grande experiência. Além disso, teremos a primeira mulher na história da delegação brasileira”, explicou Wilton.
 
Com isso, o Time Brasil será representado no RMC Grand Finals, entre os dias 4 e 11 de novembro, em Portugal, pelos pilotos:
 
Antonella Bassani – Micro Max (Copa Rotax + Campeonato Brasileiro)
Vinícius Tessaro – Mini Max ( Copa Rotax + Campeonato Brasileiro)
Rafael Câmara – Junior Max (Copa Rotax + Campeonato Brasileiro)
Guilherme Peixoto – Max (Copa Rotax + Campeonato Brasileiro)
Alexandre Trita – Max Masters (Copa Rotax + Campeonato Brasileiro)
Ruan Belizário – DD2 (Copa Rotax + Campeonato Brasileiro)
Alberto Cattucci – DD2 (Copa Rotax + Campeonato Brasileiro)
Fernando Guzzi – DD2 Masters (Copa Rotax + Campeonato Brasileiro)
Roberto Azana – DD2 Masters (Copa Rotax + Campeonato Brasileiro)
Michel Aboissa – DD2 Masters (Campeão Copa Rotax)
Wilton Santos Junior – Max Masters (Campeão Sul-Americano)
 
O Campeonato Brasileiro de Kart Rotax foi promovido e realizado por Mach5 Karting, sob supervisão da Federação Paulista de Automobilismo e Confederação Brasileira de Automobilismo.