Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 17
  • DEZEMBRO / 2017
    Brasileiro de Drift
    Rio de Janeiro

Noticias

24/07/2017
Kiko Porto vence no Mundial Academy Trophy

Piloto consegue a melhor posição de um brasileiro no CIK FIA Academy Trophy, categoria escola criada pela Federação Internacional de Automobilismo

Um domingo histórico para o kartismo brasileiro. Depois de uma longa viagem de mais 9.000 quilômetros, do Recife até Alahärmä, a Finlândia, o piloto pernambucano Kiko Porto (Petromega / BF / Racing DNA / Élder Racing / Victória Racing / D2 Motorsport) garantiu o lugar mais alto do pódio, na 3ª e última etapa de 2017 do CIK FIA Academy Trophy, categoria escola criada pela Federação Internacional de Automobilismo. Além de ouvir o hino nacional hino nacional após vencer no Circuito Powerpark, Kiko deu show no traçado finlandês vencendo duas as três provas classificatórias da etapa.

O piloto de Pernambuco entrou na pista no sábado (22/7) para o treino classificatório e garantiu a pole position para as três baterias que definiriam o grid de largada da final. Na bateria 1, Kiko venceu até com certa tranquilidade, com quase 3 segundos de vantagem para o marroquino Suleiman Zanfarim, o 2º colocado. Na bateria 2, o piloto do kart 525 também saiu na frente, mas muito pressionado caiu pra 5ª colocação, conseguiu se recuperar, fez duas ultrapassagens e cruzou a linha de chegada em 3º, atrás apenas do sul-africano Jordan North e do espanhol Ruben Moya Lopez.

No domingo (23/7) a alegria foi completa para o piloto brasileiro. Logo pela manhã, na bateria 3, ele mais um a vez largou na frente e não teve maiores problemas para vencer com 1seg160 de vantagem para o sul-africano Jordan North. Na grande final, 34 pilotos alinharam na tentativa de tirar de Kiko Porto a chance de vencer na pista Mika Salo. Largando na pole position, ele chegou a sofrer pressão na curva 1, mas depois abriu um pequena vantagem, manteve o ritmo e não foi mais incomodado pelo adversários. O belga Xavier Handsaeme, que foi o campeão da temporada do Academy Trophy, chegou em 2º, seguido pelo holandês Tijmen van der Helm que terminou em 3º.

"Estou muito feliz por essa vitória. Deu tudo certo pra nós neste fim de semana, graças a Deus. Quero agradecer muito a todos que me apoiaram para estar aqui, minha equipe e meu pai, que sempre está comigo. Obrigado a todos", disse Kiko Porto ainda no pódio do Circuito Powerpark.

Pela primeira vez, desde a criação do CIK FIA Academy Trophy em 2010, um piloto coloca o Brasil na 3ª posição, a melhor do nosso país, em uma temporada desta competição. Antes dele, Murilo Della Coletta terminou no 4º lugar em 2015 e em 2013, Pedro Piquet ficou na 7ª colocação.

Fonte: Assessoria de imprensa